Qual o futuro da TV aberta no Brasil?

Qual o futuro que vocês imaginam para a TV aberta e por assinatura para quem ainda usa este tipo no Brasil?
Moro no litoral do PI onde há tv aberta e digital; sempre vou a uma casa que temos no interior e sempre passamos dias lá. Porém, lá não há Sinal de Celular e Sinal de TV aberta; muitas pessoas partiram para a Parabólica Digital (pois já usavam parabólica de toda forma). Mas também percebi muitas pessoas indo para a IPTV e Whatsapp. A realidade do interior dos estados por aqui é ter internet de fibra porém não ter tv aberta.
O que vocês acham sobre isso? Como ajudar estas localidades que não possuem tv aberta? O Governo poderia lançar um aplicativo com tvs abertas para estas localidades?

1 curtida

Mais barato as pessoas instalarem uma parabólica digital do que bancarem a mensalidade da internet para ver TV aberta, ao meu ver não faz sentido o governo bancar IPTV pra ninguém.

3 curtidas

Não tem sinal digital de TV aberta? Ou sinal analógico? Porque sinal digital já tava previsto de ser desligado há anos.

Como assim indo para o WhatsApp? Não vi relação com o uso da TV, então é só curiosidade.

Não tinha um programa do governo de distribuição de equipamento digital para pessoas de baixa renda?

Seria caríssimo assistir TV via streaming. E via sinal digital já é possível de graça, mas depende do dispositivo ter compatibilidade.

Desligamento analógico deve acontecer no fim desse ano, ainda tem cidades sem TV digital.

3 curtidas

Fico imaginando se essas cidades continuarão sem sinal digital. Pq Brasil, né.

Em teoria são elegíveis para terem a repetidora digitalizada pelo Gired/EAD/Seja Digital, com o que sobrou do dinheiro que pagaram lá no leilão de 2014 e não gastaram com conversores nem com o cabo subfluvial que inventaram pra gastar essa grana.

Eu mesmo tô aqui esperando digitalizarem a minha cidade…

2 curtidas

Ai é fogo. Mas falamos de qual cidade? Acho que por aqui (PR) até o interior parece ter. Meio que o governador surtou.

Com o avanço da cobertura de internet rápida através da fibra óptica e satélites, a popularidade da TV tradicional irá cair drasticamente.

Sem necessidade de equipamentos e instalações físicas, o futuro dos canais lineares será online, por meio de IPTV, como você mesmo já constatou.

Isso não faz sentido porque hoje temos vários serviços de IPTV com preços acessíveis, e para quem não quer gastar nada, as principais emissoras já contam com sinal grátis em seus websites, apps próprios ou até no YouTube.

4 curtidas

Whatsapp para ligação já que não tem sinal de celular e IPTV porque não tem sinal de TV Aberta.

No caso aqui nunca teve nem sinal de tv analógico. Mas a internet é de 500Mbps :sweat_smile:

Em resumo o futuro que vejo desta localidade como tantas outras que já visitei é que, o declínio da tv aberta é inevitável e o streaming é certo. O governo e as emissoras não irão fazer cobertura para tv aberta e a localidade viverá somente de fibra óptica que é boa, mas não te dá cobertura como um sinal de celular.

1 curtida

O futuro da TV aberta tradicional é transmitir notícias e eventos esportivos, levando em conta que para esses casos ela é mais rápida de ser acessada e tem menos delay.

5 curtidas

Isso é muito verdade, na copa, no barzinho onde fui assistir, colocaram um data show pela globoplay 4k e outra tv lá fora via tv aberta. Lá fora todo mundo gritando gol. Eram 24 segundos de Delay!!

A TV Aberta é o único meio de comunicação para pessoas mais pobres, que também usam o rádio para se informar e ouvir músicas.
Muitos locais que contam com TV Aberta dispõem de uma parabólica digital para ver mais canais e não ficar presos a canais de TV terrestre.
No entanto, a programação de todos os canais abertos está um lixo atualmente. As emissoras tem investido em jornalismo e em programas ao vivo, além de reprises de novelas. Devido aos serviços de streaming, filmes, desenhos e séries são poucos e estão em horários proibitivos.
O futuro da TV Aberta será o investimento em jornalismo e em programas ao vivo, como esportes por exemplo.
Mas grande parte das pessoas que moram em locais inóspitos ou sem internet ainda é dependente da TV Aberta. O melhor a fazer é comprar uma parabólica digital ou assinar um plano da Sky.

A minha cidade digitalizou no fim de 2022. Mas o sinal dos canais digitais sai do ar quando chove. E só tem a Globo e os canais públicos, como a TV Brasil, a TV Câmara, a TV Senado e só.
Se você quer ver TV Aberta apenas, o melhor é comprar uma parabólica digital.

Se sua cidade possui internet apenas, compensa ver TV Aberta pelos sites e apps das emissoras de TV.

Aqui a repetidora deve ficar numa localização com boa visada pra minha casa. Agora, se cai em dia de chuva, fizeram besteira na instalação da parabólica que recebe os feeds dos canais.

Eu não lembrava quando haveria o desligamento, mas tenho impressão que tinha passado faz tempo. Foi prorrogado e eu não lembro?

Lembrei de uma coisa agora lá por 2012-2015 sei lá haha sempre havia alguma movimentação, evento, curso etc. da afiliada local da obolg para os publicitários e tal, afinal são as agências que mais levam anunciantes. eu lembro que os come-e-bebes foram ficando menos elaborados depois de uns anos, só depois de um tempão que me dei conta que isso era a atualização para a tv digital

inclusive saudades feijoada do publicitário

Nas cidades maiores já foi, mas ainda tem cidades menores sem.

O prazo atual é 31/12 desse ano, mas quero ver se o Gired/EAD/Seja Digital vão conseguir terminar de digitalizar as cidades pequenas que aderiram ao programa à tempo.
Claro que na minha opinião deviam ter feito isso desde o começo, em vez de ter gasto com conversores digitais.

O encerramento do sinal analógico é o fim das parabólica?

O sinal digital chega tão rápido quanto o sinal analógico?