Qual melhor internet: dados móveis ou banda larga fixa?

Talvez seja indagação interessante. Às vezes, dados móveis alcançam velocidades superiores que a internet fixa (Wi-Fi e/ou cabo), e vice-versa. Quem leva vantagem? Pontos positivos? Pontos negativos? Melhor optar por um deles ou ambos?

Melhor é a aplicação ser inteligente o suficiente para priorizar a melhor velocidade e logicamente isso esbarra em um pequeno detalhe: os planos de dados vendidos no Brasil. Nem estou falando de 5G ainda, porque esse vai ser a piada pronta quando saírem os valores oficiais.

No iOS 15 por exemplo os aplicativos poderão alternar entre as conexões móveis e Wi-Fi, dependendo de uma série de fatores, tais como: segurança da rede Wi-Fi, locais públicos, velocidade e priorizar o 5G nestes casos ou em momentos onde o 5G tem melhor velocidade.

Porém esse recurso não leva em conta os planos fracos que temos aqui. Quem nunca sentiu aquela dor no peito, quando lembrou que deixou os dados móveis ligado e já tinha visto mais de uma centena de vídeos em 4K. Em um mundo de franquias ilimitadas, essa é a melhor abordagem.

1 curtida

Na medida do possível opto sempre pela banda larga. A fibra tem tornado a experiência de navegação bem estável. Nos últimos 5 meses não tive 1 problema sequer. Para uso em streaming, com conteúdos em alta definição ,sempre tenho melhor experiência na rede wi-fi. Mas não abro mão do 4G. Tanto pq no meu trabalho a rede é sofrível como por questão de segurança-evito ao máximo usar redes wi-fi públicas. Resumindo: o ideal é saber mesclar as 2 formas. À meu ver,não dá pra abrir mão totalmente ou do 4G ou da banda larga. Uma hora ou outra vc necessitará de um deles.

1 curtida

Com o Bixby Routines do meu aparelho, já não tenho mais problemas com isso. Automaticamente ele desliga os dados quando me conecto a uma rede Wi-Fi que mais frequento.

1 curtida

Apesar de servirem para a mesma coisa, são produtos completamente diferentes.

A banda larga é ilimitada (ou deveria ser), e você não precisa se preocupar com uso de dados e se regrar. Por ter uma conexão fixa também garante maior estabilidade, especialmente nos horários de pico quando as redes móveis (que tem espectro compartilhado entre todos os assinantes) tendem a ser mais lentas.

Já a internet móvel é útil em situações de mobilidade, que você não tem uma banda larga fixa por perto e não pode ficar conectando em redes Wi-Fi a cada cinco minutos. As velocidades estão cada vez melhores, mas ainda há um limite de dados que não permite uso pleno como numa conexão doméstica.

7 curtidas

Só completando uma coisa. A internet movel é uma M se o celular tiver uma antena/modem ruim. Se for dentro de casa com parede “antiga” (grossa, tijolo sem planejamento para Wi-Fi/Celular), fica ainda pior. Isso também vale para internet fixa 4G tipo TIM.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.