Qual gerenciador de senha escolher depois de momentos de tensão?

Sei que essa é uma pergunta quase que mensal aqui no Tecnoblog, e apesar do título meio dramático, a dúvida é essa mesmo, mas primeiro vamos explicar o caso (um textão, me desculpem).

Sou (ou era) um usuário satisfeito do Enpass há pelo menos uns 4 anos. Até o início do ano nunca tinha tido grandes problemas, somente vez ou outra aparecia uns bugs, mas nada muito grave. Só que desde que eles lançaram um novo plano premium na virada para 2021, os problemas começaram a aparecer. Inexplicavelmente, o autofill no app para Android começou a ficar errático. De início, o app começou a inserir apenas parcialmente os dados (ex: inseria apenas o email/user) nos browsers que testei (Edge, Chrome e Brave), mas relevei, já que era em apenas alguns sites que o problema acontecia, e somente no mobile. Só que no decorrer do ano, esse comportamento errático passou para os apps, não inserindo mais os dados em alguns apps como o do Spotify ou do PayPal. Novamente relevei, pois li em algum lugar na época que alguns apps de informações mais sensíveis bloqueavam o autofill. Mas comecei a ficar realmente incomodado quando peguei um celular novo em março (um A71) e vi que o Enpass ainda não suportava (e ainda não suporta!) o autofill no Samsung Internet, mesmo tendo quase 1 ano que a Samsung liberou a API para tal. Relevei mais uma vez por pura preguiça de transferir todas as senhas para um novo serviço e porque a versão para desktop ainda me atendia bem, mas o que aconteceu esse final de semana foi a gota d’água.

Nessa última semana, peguei um tablet novo e troquei o SSD do notebook. Já tinha me irritado com o Enpass ao configurar o tablet, já que em muitos apps o autofill não funcionou direito, mas o momento tenso foi ontem (domingo), quando fui instalar o SSD novo. Depois de formatado e o Windows instalado, o primeiro programa que instalei foi o Enpass, para já facilitar o resto, mas depois que fiz login no Google Drive e pedi para sincronizar meu Vault, o Enpass me retornou um erro na sincronização. Abri o erro e mandei corrigir, e ao sincronizar novamente, o programa não retornou nenhum erro, mas meu Vault, com mais de 300 senhas tinha sumido! De início não me preocupei muito, pois eu tinha feito backups manuais justamente para caso isso ocorresse. Mas quando coloquei para importar os backups, nada acontecia. Testei abrindo a nova pasta de backups automáticos e jogando os backups manuais lá, e nada de reconhecer os arquivos. Abri o app no celular e mandei sincronizar, mas as senhas no celular também tinham sumido! Comecei a entrar em desespero e fui testando os arquivos de backups que geralmente faço de tempos em tempos, e nenhum funcionou. Já estava em pânico procurando as informações de contato da equipe do Enpass - que aparentemente não tem uma equipe de suporte - quando decidi procurar por acaso no pen drive de backups do meu pai e, por sorte, encontrei um backup de maio/21 em CSV do Vault. Passei o arquivo para o notebook e felizmente consegui restaurar a maioria das senhas, incluindo as mais importantes. Enfim, pretendo contatar os devs do Enpass depois para apurar o que aconteceu, mas ontem mesmo transferi todos os meus dados para o BitWarden, que está “quebrando o galho”, mas acho que não vou ficar nele, pois achei meio desorganizado e truncado. Aí gostaria da opinião dos amigos qual um bom serviço do gênero.

TL; DR: Quase perdi todas as minhas senhas por causa de algum erro do Enpass que ainda não entendi completamente e, por isso, estou procurando um novo gerenciador de senhas.

Procuro algo confiável, que tenha suporte caso precise, e, se possível, que não seja muito caro.

Uso e recomendo o Bitwarden. Tudo que você reclamou que não funciona nesse Enpass funciona no Bitwarden (uso no Windows, Android e iPad). Não sei se tem integração direta com a API do Samsung Internet, mas tem o autofill global que aparece acima do teclado e também pode ser acessado na área de configurações rápidas.

4 curtidas

Sou usuário de bitwarden tbm, mas uso o premium deles que custa só 10 dollares por ano e não tenho problemas com ele.

2 curtidas

Eu uso o Bitwarden há aproximadamente 1 ano e meio e gosto muito, recomendo, pra mim funciona perfeitamente e nunca tive problemas. Funciona muito bem no Windows, MacOS, no Android e no iPhone.
Há uns meses atrás tentei arrumar um motivo pra migrar pro 1password mas não achei (no meu caso) nada que justificasse o valor da assinatura. Fora que estou evitando criar novas assinaturas.
Eu cheguei a usar o Enpass quando o app era um feto, eu era um dos beta testers, mas acabei abandonando e indo pro Lastpass e em seguida pro Bitwarden, após um vazamento grande do Lastpass.

2 curtidas

Mais um no Bitwarden, após o evento da migração em massa do Lastpass.

A turma por aqui costuma gostar do 1password, mas eu tb não achei um recurso específico dele, pra me fazer gastar com isso (uso pessoal apenas).

De qualquer forma, minha preocupação com esses serviços é o intercâmbio entre eles, qd precisar. Esse recurso de exportação pra mim é mais importante do q certos recursos.

No Bitwarden, o autofill funciona adequadamente (até hoje).

2 curtidas

O Bitwarden cresceu uns 1500% após o Lastpass zoar com o plano gratuito deles

2 curtidas

Também, uso o Bitwarden, iria até explicar o porque, mas acho que a avalanche de avalições da galera já diz o suficiente.

1 curtida

Eu queimei meu período de avaliação no 1Password no início do ano, quando notei os primeiros problemas no Enpass. Na época não me convenceu a usar a ele, mas talvez agora eu pense diferente. Verei se consigo uma nova avaliação.

Estou usando o BitWarden no momento, e provavelmente é questão de costume, mas achei a UI dele meio confusa e pobre, sem refinamento. Como a necessidade de abrir a tela de edição da credencial somente para adicionar ou remover a flag de favorito. Outro ponto que achei estranho é a disposição dos itens no app para Android, sem a opção de classificação das credenciais ou das pastas, além do app não ser otimizado para tablets. Mas nesse primeiro dia, o que mais estranhei foi a falta de um atalho para o autofill no Windows, que bugou minha cabeça nas vezes que precisei preencher dados com o programa. Mas não é de todo mal, na verdade gostei muito que ele suporta o autofill no Samsung Internet, e ele não tem o delay de 2-3 segundos entre o reconhecimento da biometria/PIN e o desbloqueio do app que o Enpass tinha, além que não tive qualquer problema na importação dos dados do Enpass, reconhecendo todos os campos, inclusive os personalizados que criei para algumas senhas.

Eu acho que se você quer uma opção que vá atender bem out-of-the-box, Bitwarden é uma boa escolha.
Apesar de algumas funções interessantes só estarem disponíveis no plano pago (como mais opções de 2FA ou anexar arquivos), o plano gratuito provavelmente é o suficiente para a maioria das pessoas.

Eu uso o KeepassXC mesmo.
Ele out-of-the-box não vai é tão completo quanto o Bitwarden, mas eu acho que ele pode ser mais completo usando plugins. E esse é o ponto tanto forte quanto fraco do Keepass (XC ou não, na real), você pode/precisa configurar ele pra atender as suas necessidades usando plugins.

1 curtida

Ctrl+Shift+L…

3 curtidas

Não funcionou aqui para mim (estou usando apenas a extensão para Edge).

Vc pode ter outra extensão ou recurso do Edge que usa o mesmo atalho.
Esse mesmo atalho é usado pra colar links na barra de endereços do Edge.

Vc pode, das duas uma: ou alterar o atalho do Bitwarden, nas configurações dele, ou alterar o atalho do recurso nativo do Edge.

Aqui vc consegue configurar

edge://extensions/shortcuts

1 curtida

Depois que eu descobri esse comando eu só uso ele!

1 curtida

O Autofill pra mim no Samsung Internet só funciona se eu ativar a configuração de Sobrepor no Bitwarden.

Nós aplicativos normalmente funciona bem, mas sempre me deparo tendo que entrar no app copiar a senha e depois colar uma vez ou outra, por conta disso ativei o atalho na barra de notificação pra preencher, já que direto no navegador não reconheço os campos de senha.

Eu usava o LastPass, mas depois da limitação de uso de dispositivos que foi imposta, migrei pro BitWarden, me atende muito bem.

1 curtida

O que acham do NordPass e do Dashlane? Fiquei curioso a respeito deles, pois tem boas reputações internet a fora, pena que as versões gratuitas são “capadas”. Alguém que usa algum deles na versão paga saberia me dizer se vale o investimento ou o BitWarden ainda é a melhor opção?

Valeu, consegui trocar o atalho aqui. Me salvou muito tempo, pena que só funciona com o cofre desbloqueado.

Já usou o suporte deles? Os recursos premium compensam a assinatura?

Nunca precisei entrar em contato com eles, por isso não posso falar sobre o suporte.
Sobre as funções premium, as que eu uso são:

  • Poder usar minha YubiKey como 2FA
  • TOTP no próprio app do bitwarden
  • Relatórios de segurança

Não precisei de nenhuma outra função, mas só essas já acho valido pagar os 10 dollares por ano.

Nesse caso a única opção seria deixar o cofre sempre desbloqueado (ou aumentar o tempo pro bloqueio), da pra fazer isso na propria extensão.

Dei uma pesquisada aqui, e bem, a única diferença que vi foi que o Dashlane tem (autonomeado) “Password Changer automático” que consegue mudar a senha de um serviço direto pelo Dashlane.

Além só o design do Dash e do Nord que são melhorzihos (Bitwarden, Lastpass e 1pass sempre foram feinhos).

Fora isso não tem diferença, então se for pagar pega o BW que custa só 10 bidens por ano, contra 24$ do Dash e Nord, 30$ do 1pass e 36$ do LastPass.

1 curtida