Pelo visto, vai demorar dezenas ou até centenas de anos para a viabilidade de um processador de 128 bits.
Sempre quis saber porque 32 bits só endereçava até 4 GB de RAM, agora sei que é porque 2³² dá mais ou menos esse número
Mais ou menos não, dá exatamente.
E dizer que já tem 64-bit há mais de 20 anos no mercado e muita coisa ainda funciona em 32-bit. A desculpa dos desenvolvedores é que desenvolver 64-bit puro é bem mais complexo (compiladores, principalmente). E algumas linguagens ainda carecem de suporte à algumas instruções 64-bit mais recentes.
O Linux mesmo dificilmente você vai ter 64-bit puro. Já o Windows até o 7 (salvo engano) ainda suportava instruções 16-bit, que só foi abolido no Windows 8. 32-bit ainda sem chance de ser abolido em versões futuras.
O PS2 era 128 bits.
Na verdade não era bem um 128 bits, o processador era 64 bits, mas tinha algo lá que dava pra chamar de 128 bits e o marketing usou isso pra promover o console, pois na época existia muito uma briga das gerações de bits.
As edições de 64 bits do Windows não suportam aplicativos compilados para 16 bits, mas as edições de 32 bits (incluindo o Windows 10) suportam. Só mataram de vez o NTVDM (mecanismo responsável por esse suporte) no Windows 11, que não tem edição de 32 bits, somente 64 bits…
Por essa lógica, as CPUs intel com AVX-são 512 bit.
Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.