Qual a principal vantagem em usar o Edge em vez do Chrome no Windows 10?

Na opinião de vocês, excluindo aquela questão do consumo de RAM (do qual não sofro), qual a principal vantagem em usar o Edge ao invés do Chrome no Win 10? Já testei algumas vezes e sempre voltei pro Chrome por comodidade, mas achei o Edge mais rápido e fluido em muitos sites.

1 curtida

Você mesmo respondeu.
O Edge é mais fluído, consome menos RAM , também é compatível com as extensões do chrome.
Além disso ele vence o chrome em vários testes de velocidade, até tem uma matéria no Tecnoblog sobre velocidade.
Mas particularmente prefiro o OperaGX. A não ser que queria a sincronização Google, ai vai de Chrome. Não achei espaço pro Edge no meu uso diário ainda.

5 curtidas

Bacana o conteúdo, @bardni! Então, quando falei que retornei ao Chrome por comodidade era pela integração com os demais serviços Google, já que uso a grande maioria deles. Esse é o ponto que me impede de trocar (ou mesmo usar eventualmente), pelo menos por enquanto.

2 curtidas

Sim, eu também sofro com a integração Google, básicamente meu celular é um Samsung Pixel, e o meu notebook uso o Cloudready. Na empresa eu optei por deixar o chrome pra uso de todos aqui e instalei o OperaGX só pra mim com uma extensão que coloca senha ao abrir o navegador, ai posso deixar meu Gmail logado sem medo de alguem mexer.

1 curtida

Alguma razão específica pela qual você usa o Cloudready no notebook?

1 curtida

Sim e não.
De utilidade nao vejo nenhuma que o windows nao possa fazer. Porém como trabalho com TI, é muito mais fácil deixar o sistema no meu pendrive com tudo logado e poder dar bot de qualquer computador que eu queria mesmo sem HD ou sistema instalado.
O projeto inclusive é tão parecido com o Chromebook que a Google chegou a comprar a Neverware fim do ano passado.

1 curtida

Bem interessante esse esquema, ainda não tinha conhecido alguém que usava dessa forma.

1 curtida

Se está falando do Edge Chromium, não vi vantagem nenhuma. Uso o Chrome faz tempo, já sincroniza tudo que eu preciso e tudo o mais. Tenho o Firefox como backup pra alguns casos esporádicos em que alguns sites resolvem encrencar com o Chromium e não funcionam direito nem no Chrome nem no Edge.

Recentemente resolvi testar o Brave, que é também baseado no Chromium mas que “te espiona menos” segundo o desenvolvedor. Só que ele tem um “esquema” pra ganhar criptomoeda que é meio obscuro. E usei uns 2 ou 3 dias pra testes e ele se mostrou bastante lento frente ao Chrome mesmo tendo bloqueadores nativos de rastreamento e propagandas.

1 curtida

A integração do Edge com o Microsoft 365 é fenomenal. Para uso corporativo (dentro do M365), não vejo melhor solução.

3 curtidas

Eu uso o Edge porque ele tem desempenho igual o Chrome e uso no celular tmb por causa da sincronização.

Se o Chrome para Android tivesse suporte a extensão ou bloqueador de anúncio invasivo igual o edge, usaria o Chrome no PC.

Há navegadores Android com bloqueador, mas aí você perder a sincronização de senhas e histórico com o PC.

Resumindo, uso o edge pelas funcionalidades em todo o ecossistema

1 curtida

Não sei no Windows, mas no Linux, os dois acabam sendo redundantes, o que um faz, o outro faz com a mesma qualidade.

1 curtida

No trabalho eu uso o Edge. Coisas pessoais uso o Chrome pelos serviços do Google

Eu migrei do Chrome para Edge fazem alguns meses já, desde o lançamento do Edge baseado em Chrome. Não exatamente pelo consumo de RAM ou até mesmo melhora em velocidade, mas sim por funções que o Edge apresenta que eu acho propostas interessantes.

Essa janela de configuração de prevenção de rastreamento eu gosto muito:

O modo leitura é interessante:

O conceito de Coleções é bacana e integrado com o app móvel:

Enfim, nada que eu use constantemente (com excessão da opção de privacidade), mas gosto de ver que a Microsoft está se esforçando em trazer essas funções nativas para se diferenciar da mesmice que o Chrome é há algum tempo.

3 curtidas

Muito bom, @gabrieIz. Obrigado por compartilhar os recursos que são diferentes do Chrome. Essa é uma das ideias aqui.

1 curtida

Eu uso principalmente o Firefox, pelas opções praticamente infinitas de customizações.
Acho que, hoje, é um dos que mais demandam do hardware, mas considero o mais “privado” de se usar, com as extensões corretas.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.