Qual a alimentação de um fone Bluetooth ligado via P2?

Tenho um Anker Soundcore Life Q30 que é um fone bluetooth bem bacana. Na maioria das vezes uso ele via bluetooth pareado com o celular ou com o notebook mas algumas vezes uso via cabo P2 no controle do Playstation ou mesmo no desktop.

Nessas ocasiões em que uso via cabo P2 sabem me dizer se a alimentação do fone vem via cabo ou ele continuar drenando a bateria?

Normalmente não tem alimentação alguma, o conector P2 é conectado diretamente nos autofalantes e microfone (se houver)…

3 curtidas

Sim, esse ponto eu entendo. Acho que não fui muito claro.

Em fones comuns (sem bluetooth), a alimentação é via cabo P2, usando a energia do dispositivo conectado.

Minha dúvida é se em fones bluetooth, que claro têm bateria, quando conectados via P2 usam a energia da própria bateria ou passam a usar a força que vem do dispositivo conectado, no meu exemplo o controle do PS ou do computador.

Não vou dizer que todo fone é assim, até porque existe uma infinidade de modelos, mas nos que eu tive contato o fone era alimentado pelo P2 quando usado com cabo. O conector costuma ser completamente isolado do circuito responsável pela parte Bluetooth do fone…

2 curtidas

Não é uma regra, mas geralmente quando é conectado pelo P2, ele passa direto para os autofalantes sem gastar energia da bateria. Funciona como um fone P2 normal.

4 curtidas

Pois é, engrosso o time dos “não tenho certeza” mas realmente quando se usa o p2 a chance de você estar usando um fone passivo é grande. Por exemplo, se houver algum tipo de cancelamento de ruído ativo, ele pode não funcionar nesse cenário

1 curtida

Adicionando um pouco mais de informações a discussão, esse meu em específico quando conecto via P2 nenhuma outra função ou botão funciona. Ele realmente se torna um fone passivo.

Lendo em outros lugares vi relatos de pessoas com outros fones que quando conecta via cabo a qualidade diminui se o fone estiver desligado e ao ligar a qualidade mesmo via cabo melhora. O meu nem ligar/desligar dá, conectou funcionou. Não notei diferença na qualidade mas realmente o cancelamento de ruído deixa de existir.

1 curtida

Tenho um Edifier W830BT e assim que você conecta ele em no P2 caso estiver ligado ele desliga e não liga mais enquanto esta conectado. No caso dele a qualidade via cabo é BEM melhor do que o bluetooth.

1 curtida

Yep, exatamente. Meus fones P3 nunca ativam o cancelamento caso estivessem sem pilha/bateria e pelo P3.

Fone P2 normal. Se não me engano, um dos que eu tinha e joguei fora porque era um lixo, tinha o controle de volume/botões no P3.

1 curtida

Isso pode ocorrer com fones ativos onde esses têm um circuito para realizar algum tratamento digital de áudio, mas os fones que conheço possuir um sistema desses a diferença do som é da água para o vinho.

1 curtida

Todo fone bluetooth tem um DAC (conversor digital-analógico) e um amplificador.

Ao ligar ele com fio com um conector TRS (P1, P2, P3 ou P10), ele geralmente se torna completamente passivo e não consome bateria. Porém isso não é uma regra e tem alguns modelos que deixam o usuário ligar para ter acesso aos recursos como cancelamento de ruído (neste caso, a bateria do fone é usada como alimentação).

Não é regra, mas quase sempre também esse tipo de fone tem qualidade sonora inferior quando conectado por cabos, já que o fabricante usa o circuito interno pra melhorar “artificialmente” o som, corrigir problemas causados pela acústica apertada.

2 curtidas

fones que conectado ao P2 continuam com funções, com o ANC, recebem energia da bateria.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.