Quais marcas e modelos de HDs que tenha durabiidade mesmo sendo mais lentos e menos moderno?

percebi que tem hd que é fino, leve e frágil, e antes tinha uns hds mais pesados, lentos, mas não era descartavel.
vi que tem a hitachi e Western digital que produzem hds bons, e o resto duram menos numa pesquisa. percebi que os hds da marca seagate duram só 1 ano, pois tinha um hd que comprei em 2017 e ele deu problema em 2019 ou 2020 aproximado, nem sei, só sei que comprei em 2017 e o hd deixou a desejar e me deixou na mão.
e o hd de 500 gb da western digital está durando até hoje e comprei lá nos anos 2000 e ainda funciona.

queria saber um modelo de hd da Western digital ou hitachi que sejam bom, sei que tem varias cores e modelos desses hds e queria saber mais informação de algo que é importante, mas passa despercebido, pois compramos pelo preço.

e tem marca de hd que não tem durabilidade, e mesmo marca como a WD e hitachi tem que ver o modelo especifico, pois são diferentes, e queria saber um mesmo que seja mais lento, mas que tenha durabilidade de tempo de vida util longo, mesmo sendo de 5400 rpm.

WD
WD Green: Melhor para computação leve diária.
WD Blue: Armazenamento com foco em capacidade para criadores.
WD_BLACK: Unidades de alto desempenho criadas especialmente para jogos.
WD Red: HDDs e SSDs confiáveis para aumentar o desempenho e a capacidade de sistemas NAS.
WD Purple: Armazenamento de alta capacidade para gravação de vídeo inteligente para uso 24/7.
WD Gold: Unidades de disco rígido, confiáveis, de alto desempemho para armazenamentos empresariais.

e o hitachi
tem o Deskstar hitachi para pc.

Hitachi não tá mais no ramo de HDs, venderam a divisão pra WD tem mais de 10 anos (e continuou por alguns anos como HGST).

Só sobraram 3 fabricantes de HDs: WD, Toshiba e Seagate.

5 curtidas

obrigado pela atualização, mas qual melhor hd da WD? tem varias cores e a gold é a preço de ouro, literalmente, acho que vale mais apena ter backup clonado, do que usar um hd que custa 5 vezes mais caro do que o hd barato de entrada.

queria um hd que tenha durabilidade e não velocidade e modernidade. pois antigamente os hds duravam anos e só estragavam se usasse muito, hoje em dia, você não usa e o hd já estraga em 1 ano de uso apenas.

to cansado de hd de marca famosa durando miseros 1 ano e meio. e olha que uso fonte de marca, filtro clamper, aterramento e etc para dar mais segurança e os hds não duram.

HD com durabilidade é o da linha corporativa, mas um HD dura no mínimo uns 5 anos tranquilamente com preocupação zero. O risco maior é o usuário que não sabe guardar, transportar ou usar e tinha a questão da energia, quando caía podia danificar, por isso que um filtro de linha é importante e que têm inúmeros HDs tem que ter um nobreak também.

Pelo seu relato, um ano e meio, se for HD novo, vc está usando de forma muita intensa ou sem cuidado para danificar assim

2 curtidas

a linha corporativa é a gold, tem uma opção mais barata? outra cor? como red, purple ou black? parece serem especiais também, pois tem modelo que fica ligada 24/7 e o hd aguenta o tranco.
no ML esta caro, quero um barato. BoaDica

até quanto vc quer pagar? e tem que ser WD?

Eu costumo pegar a linha barracuda mesmo e nunca tive problemas com baixa durabilidade

EDIT: o ultimo que comprei foi um HD WD Blue de 4TB em 11/20 e até agora 0 problemas peguei numa promoção na época por R$682

1 curtida

Sinceramente, qualquer um de marca conhecida e que tenha de 3 a 5 anos serve.
Hoje em dia, HDD tem uma grau de confiabilidade grande. Dito isso, qualquer HDD de qualquer marca e qualquer linha tem chance de dar problema, isso é inevitável devido a natureza do produto.

Agora, se fizer questão de ter dados concretos de um agente desinteressado em uma marca específica, tem o relatório anual do Backblaze. O de 2023 ainda não saiu (deve sair no fim desse mês), mas aqui está o link do de 2022.

Tem várias marcas e modelos e quantos discos deram problema. E o que você pode ver é que a taxa de falha é bem baixa para a maioria dos modelos. Por isso que eu acho desnecessário ficar se preocupando muito com isso.

1 curtida

Tu tá olhando HD de notebook, eles já são frágeis e se tu derruba ou sacode é RIP. AINDA existem HDs 3.5" e alguns são tão rápidos quanto SSDs SATA… hahaha (só que esses são bem mais caros)

Hitachi Deathstar certamente é o melhor HD do mercado… ganhou esse nome por algum motivo. hahaha

Olha, falando sério, TODO HD vai apresentar falha mais cedo ou mais tarde… independente de marca e modelo. Se tua fonte for bomba, bem mais cedo.

Os que eu sempre usei e quase nunca deram problema… Seagate (só morreram uns IDE), Western Digital, Samsung (barulheeeeeento…) e só pelo que lembro.

Agora, depende de quanto tu tem para investir num HD e o tamanho que tu pretende adiquirir. Não adianta querer um Western Digital Gold se tu não pretender investir uns 1500 reais ou mais. (Se bem que 1500 reais por um de 10TB é uma pechincha, Kabum)

hd 1 R$ 2.464,74
https://www.kabum.com.br/produto/420374/hd-western-digital-gold-6tb-256mb-sata-iii-classe-empresarial-wd6003fryz
hd 2 848,99

olhando a mesma capacidade, o valor do gold é mais caro que o do red, achei um absurdo o preço, vale mais apena ter backup clone, pois a velocidade é equivalente e a capacidade é a mesma, e os dois devem durar 5 anos e vai dar defeito um dia. só o gold dizem que vai durar mais, mas não sei quanto a mais vai durar, pois nunca provei do gold. só o purple, blue e green da WD.

se é um 6 TB que tu quer, eu pegaria um na casa de 600 a 800 reais, e se vc quer gastar mais de 1k, eu gastaria o resto com energia: um filtro bom, uma fonte boa, e se tiver muitas oscilações e quedas na energia, olharia um nobreak

se a questão de não perder dados é o que vc quer e quer gastar 2,6k, compra dois ou três e faz Raid de 1 pra cima.

1 curtida

Cara… não compensa comprar HD tão grande nesse valor…

Não era tu que tinha um Phenom X4 955 com conflito de memória RAM? Não seria melhor investir esses 2.4k num Ryzen 5 5600G 2x8GB 1TB de SSD?

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.