comprei um placa-mãe da gigabyte durou anos, já os da china ASRock durou meses apenas, muito pouco. já deu um probleminhas no audio e etc.
antigamente tinha uma marca que pensava em tudo e fazia dual BIOS, era uma loucura. agora esta tudo de mal a pior. e entregam o minimo e põe o mesmo preço, senão que não vale isso tudo, pois antes faziam placas mães maiores, mais robustas, mais componentes pelo mesmo preço.
parece que até há escacez de matéria prima ou preguiça dos desenvolvedores e fabricantes.
qual placa-mãe estavel? que não queima fácil.
que dure longos anos
com muitos recursos e não apenas para preencher espaço, com 4 satas, 4 usb, uma pci e uma pci-e, tubo básico do básico.
com facilidades que tinha setas e letras e até plastico colorido na painel para ligar o power led e reset led.
etc
antes qualquer placa-mãe era boa, mas agora está cheio de lixo o mercado brasileiro. vi no boadica varias marcas chinesas duvidosas da qualidade e não marcas iniciantes e sim copias mal feitas das de marca de qualidade.
As que EU confio e uso: Biostar (não todas), MSI, Duex, AsRock e Gigabyte… tanto pra intel quanto pra AMD… Eu não gosto de placa mãe ASUS porque a ASUS costuma fazer presepadas feias no RMA… mesma coisa as fontes da Gigabyte.
Essas placa mãe que tu chama de cópia parecem ser tudo fabricadas pela mesma OEM, são white label e não fabricadas de fato pelas empresas… mas é claro que tu vai pegar bomba se tu pegar lixo com A320… não compensa pegar esses wannabe de ewaste… A320 é o lowend do lowend… B350/B450 usado tá valendo 20-30 reais a mais… nem isso.
PcChips, ECS, Foxconn (pouquissimas prestam, tanto que sairam do mercado faz anos… a ultima que eu lembro é da época do AM3 e nem era highend), PcWare, Philtronics, VsCompany, Duex são lixo de quinta categoria… (Sim, eu escrevi duex de zuera lá em cima)
Ps.: Gigabyte, MSI, AsRock todas tem placas boas e ruins, não dá pra pegar os lixos de entrada de nenhuma empresa… acho que as de entrada que dão menos problema são as Biostar…
Tenho um PC de mesa em casa com uma AsRock Z97M OC Formula faz quase 10 anos e nunca deu problema, inclusive a firmware dela é bem completinha, com várias funções que eu só vi aparecer nas concorrentes alguns anos depois.
Também já passei por uma PCChips P17G (clone da ECS 945GCT-M2) na época do Core 2 Duo e (felizmente) também não tive problemas, só fui conhecer a má fama da marca depois da compra. Esse PC com a placa da PCChips ficou em operação por 6 anos, quando foi substituído pelo PC com a Z97M OC Formula…
PCChips é segunda linha da ECS, cuja qualidade já é de quinta. hahaha algumas placas funcionam bem até, se for pro básico. Só tu forçar um pouco a mais que vai ladeira abaixo. hahaha
Ter marcas melhores claro que tem, mas a real é que toda placa é boa até dar problema, já cansei de pegar placa Asus offboard topzera com pouco uso e com defeito, enquanto isso tenho um “servidor” ligado a uns 10 anos com uma PCChips.
Uma marca que eu achava fodastica muitos anos atrás era Soyo, a Bios era quase um OS, mas tem muitos anos que a marca sumiu dos olofotes e apesar de ainda achar placas da marca não da pra saber se ainda tem a qualidade que tinham antigamente.
Tive poucos problemas de hardware pra poder ter uma opinião formada.
Mas teve uma empresa que me fidelizou justamente por causa de um problema que tive com um de seus produtos: Corsair. Comprei um SSD Force MP510 que deu pau depois de uns 2 anos de uso. Eles oferecem garatia de 5 anos no produto. Entrei em contato e fui prontamente atendido, sem perguntas. Sensacional. Em pouquíssimo tempo eu estava com um SSD novinho chegando em casa.
falando de bios, uma marca que atualizei recentemente e a bios virou quase um SO como vc falou foi a Biostar, mudou muita coisa e drasticamente, interface e tudo.