Quais as vantagens do Python sobre o PHP?

Tenho grande vontade de aprender mais sobre o Python, fico muito usando PHP devido a maioria dos servidores (compartilhados) do momento. Ultimamente, estou usando uma VPS (estou gostando muito), mas é para projetos particulares.

Usar Python para desenvolver na web é sadismo… hahaha

Olha, não sou a melhor pessoa a responder porque a minha experiência com PHP se resume a alguns vídeos no YoutTube.

Existem hoje duas frameworks que são as mais utilizadas para front end web em Python: Flask e Django. Ambas são muito completas e poderosas, e também contam com desenvolvimento ativo e muita informação mesmo disponível para quem quiser aprender.

Em termos gerais, diz-se que o Django é o “gigante” no sentido de ter solução pronta para quase tudo (forms, database, blueprints, web auth e muito mais). E isso traz todas as vantagens e desvantagens de um sistema monolítico como esse. Mesmo assim, hoje tem grandes empresas que utilizam a tecnologia com sucesso.

Já o Flask, tem fama de ser uma framework mínima. Com litealmente uma dúzia de linhas de código você tem um serviço rodando com rotas e tudo mais. É muito utilizado para fazer sites estáticos ou rest APIs. Mas não se engane, embora o Flask não tenha tanta coisa pronta como o Django, ele também é muito poderoso e pode fazer sites dinâmicos também. São apenas filosofias diferentes.

Ambas as frameworks trabalham com sistemas de templates e blueprints que são bastante similares e utilizam Jinja para inserir valores dinâmicos no HTML.

Eu já usei Flask para fazer alguns microserviços, e curti bastante. Como era coisa simples e que precisava ser rápida, deu super certo. Django eu já estudei até que bastante, mas não trabalho como dev, então ainda não tive a chance de usar pra valer.

Como você já programa em PHP, eu imagino que seja mais uma questão de “escolher o seu veneno” e utilizar um ou outro dependendo do projeto em mente. Mas na dúvida, realmente tem muito material disponível de graça na internet e que pode te dar mais detalhes do que eu.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.