Quais as condições para obrigar uma provedora de internet a trocar o roteador?

Então, pessoal, estou passando por uma situação um tanto quanto inconveniente.

Ja fazem mais de 5 anos que estou com a mesma provedora de Internet. Na verdade contratei primeiramente com a Tecnet, que era da Ideia Telecom. Que foi adquirida pela Multiplay, e agora se denomina Alares. Uma confusão só nos nomes. Algum deles vocês devem conhecer.

Mas a questão é: desde o começo eu estou com o mesmo modem e roteador. Nunca foi trocado. É atualmente já estou notando que não está entregando a velocidade que deveria. Até mesmo já fiz testes. Cabeado e wireless.

Pedi a troca do equipamento. E a atendente marcou a data para hoje (09/12). E ele não apareceu. Aí entrei em contato para saber o que houve e me disseram que só iria ser trocado, caso houvesse uma análise de uma equipe técnica pra saber se precisava realmente trocar. Eu insisti, mas a moça não quis agendar a visita para a troca. Primeiro ela queria fazer uma solicitação para uma análise técnica.

Eu não permiti. Não vou esperar mais horrores de tempo pra uma situação ser resolvida em duas instâncias, e sabe lá se fosse.

Quero acionar a Anatel e registrar uma reclamação no Consumidor.org. Mas antes gostaria de saber: tenho base para reclamar? Eles são obrigado a trocar com algum intervalo de tempo?

Detalhe: durante esse período eu já troquei de plano algumas vezes, aumentando a banda. Vou compartilhar aqui, com vocês, as fotos dos equipamentos, pra vcs me dizer o que acham:

Aqui em casa, a gente tem NET (agora Claro) faz bastante tempo. Até o último modem era só Wi-Fi 2G, mas a gente ficou sabendo (eles mandaram comunicado) falando que a gente tinha direito (sem pagar nada) pela troca do modem/roteador por um com 2G e 5G. Aí marcou um dia, eles vierem e trocaram, normal. Isso pelo menos uns 2, 3 anos atrás, se não me engano. Ficaria impressionado se sua provedora de internet já tinha 5G 5 anos atrás ou hoje ainda não começaram a troca por roteadores com 5G. Isso poderia ser um motivo para você “justificar” para eles a troca, sem ter a necessidade de buscar outros meios.

1 curtida

Se o roteador atual não funciona, eles têm que resolver e pronto. Já falou com a ouvidoria? Só não falo para ir direto na Anatel porque precisa de um protocolo de ouvidoria. Em paralelo, já abre reclamação em todos os lugares que for possível.

1 curtida

Deve ter alguma clausula no contrato explicando as condições de troca, varia muito de provedor para provedor. Eu leria minuciosamente o contrato antes de tentar a ANATEL ou o Consumidor.gov

1 curtida

Tens a opção de outro provedor?

Se sim, liga pedindo o cancelamento da assinatura que irão trocar rapidinho.

Costuma funcionar, mas não é uma garantia de que funcione.

Se não trocarem, mude de operadora.

1 curtida

Faz que nem uns malucos que eu conhecia: quando queriam que trocassem o modem, enfiavam um adaptador com tensão maior, queimavam o aparelho e ligavam falando que o modem tinha parado de funcionar. hahaha meio r/unethicallifehacks, mas…

2 curtidas

Faltou informação no teu texto, qual a velocidade atual e está conseguindo alcançar quanto de velocidade no cabo e no wifi?

Se no cabo não está entregando o teu plano atual, o provedor nem tem o que questionar, tem de trocar o equipamento, agora se está recebendo no cabo e o equipamento é um empréstimo sem garantia de upgrade ao longo do tempo, não vejo base legal para reclamar.

Eu para não ter esse tipo de atrito com o provedor optei por só usar o ONU deles e o roteador wifi aqui é meu, troco a hora que quiser pelo modelo que melhor me atender, isso eles não podem se negar a ajustar as configurações já que não querem te dar um novo.

Uma opção é pedir um upgrade de plano e condicionar esse upgrade a um equipamento novo e melhor, já fiz isso mais de uma vez quando era cliente da Net.

2 curtidas

Mais por aí, mesmo.

Eliminei o wi-fi deles e gerencio com uma torre Deco M4. Para velocidades atuais essa M4 já está até defasada, mas me atende bem.

Na época precisei da senha do roteador e não queriam me passar, de jeito nenhum. Aí pedi o cancelamento do serviço e a área técnica entendeu que sem a senha, para gerir o wi-fi pela Deco, eu teria mais complicações que solução
Então me passaram e vivo feliz já vai para uns três anos, ou mais.

Aperta o provedor, que ele vai resolver.

1 curtida

Não se o roteador que a empresa deu não funcionar direito.

1 curtida

Eu sempre usei Vivo Fibra, desde quando cabearam aqui a região.
Inicialmente, instalaram um modem com 3 portas Ethernet.
Fiquei bons anos com esse modem.
Senti a necessidade de mais uma porta e sabia que eles ja usavam um modem mais moderno. Liguei lá e falei “quero o modem novo, que tem 4 portas”. No dia seguinte veio o técnico e eu falei que queria o de 4 portas. Ele falou: “Blz, voce que manda”.

E pronto :slight_smile:

Nesse caso, eu teria comprado um switch gigabit de 8 portas por 50 reais… hahaha

1 curtida

Exato. Aqui os provedores locais só garantem a velocidade contratada com o aparelho conectado ao modem. Caso esteja abaixo do contratado, eles tem por obrigação a troca. O roteador é oferecido como “cortesia”.

Esse foi de graça e atendeu ao que precisava :wink:

Então, galera, após analisar algumas opções, finalmente tomei uma decisão acertada.

Até cheguei a entrar em contato com outro provedor (que o atendimento era horrível, ficava passando de um WhatsApp pra outro, fora os 30 min numa musiquinha pra falar com a central de vendas da região).

Mas aí solicitei o cancelamento junto ao provedor atual, e com a real intenção de cancelar, pois tinha outros dois em mente. Aí o rapaz disse que havia um erro no último chamado e que, se possível, enviaria um técnico com urgência na minha casa, no mesmo dia, para trocar.

Felizmente moro perto do meu trabalho, então deu pra chegar pra recebê-lo e fazer a troca. Agora tá entregando direitinho o plano contratado.

Futuramente vou adquirir outro só pra repetir o sinal, pois a casa aqui é comprida.

Agradeço a todos que ajudaram.

2 curtidas

Pô, meu modem deixou de funcionar adequadamente lá pelo meio dia e a Claro trocou quase 16h45… eu queria ir pra Ligga telecom, mas a Claro ganhou alguns pontinhos. (além disso trocaram meu plano por um com fidelidade sem consentimento e eu estarei ligando pra lá perguntando sobre a fidelidade…)

Quando for dar o up no seu sistema, considere uma ou duas torres MESHs (não sei o tamanho do ambiente e interferências do wi-fi na sua área de uso). Aí desabilite o wi-fi do xingling e deixe a gestão do wi-fi pela(s) torre(s) MESH.

Aqui em casa fiz isso e é só felicidade. Uns 20 aparelhos pendurados no wi-fi, sem problemas.

A minha casa tem por volta de 130 m2, 4 quartos e ainda atendo o 1o e 3o andares no wi-fi (cunhada e sogra).

Fica a sugestão!

2 curtidas

Melhor coisa que fiz foi investir em um kit Mesh.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.