QR Codes em Todo Lugar

A tecnologia de QRCode permite formas inusitadas de interação com outras pessoas (que podem ser consumidores, amigos, seguidores de sua rede social ou leitores do seu blog).

É muito interessante como, mesmo após décadas de sua criação (1994) muitas pessoas ainda não conhecem todas as possibilidades e tem dúvidas sobre como criar o seu.

O QRCode, assim como o Datamatrix e vários outros tipos de códigos de barras bidimensionais, difere dos códigos de barras tradicionais por permitir dados alfanuméricos, podendo ser textos, números, endereços de internet (URL), códigos criptográficos e muito mais.

Um código GTIN (antigo EAN - padrão GS1), utiliza o padrão Code-128 e somente permite números em seu conteúdo.

Atualmente, além dos caracteres alfanuméricos, é possível agregar caracteres de criptografia gráfica ao seu QRCode, aumentando sua segurança.

As aplicações são inúmeras:

  • Códigos QRCode para pagamento PIX
  • Códigos QRCode para redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros)
  • Códigos QRCode para páginas da internet (seu website, por exemplo)
  • Códigos QRCode para ingressos
  • Códigos QRCode para crachás ou credenciais de eventos

Há vários aplicativos e sites onde é possível criar um QRCode de forma totalmente gratuita. Em muitos você nem precisa se cadastrar ou informar seu email.

Mas não fica somente nisso não. Atualmente, já existem códigos QRCode multilayer (multi-camada) com diferentes níveis de segurança que permitem controlar o tipo de conteúdo e acesso conforme o perfil do usuário.

As possibilidades são quase infinitas e abrem todo um leque de possibilidades para aplicações de segurança, entretenimento, mídia e relacionamento interpessoal.

2 Likes

Vejo muitas pessoas reclamando do cardápio QR code e passando a odiar a tecnologia QR code por causa disso :man_shrugging:

Eu não vejo problema nenhum em usar cardápio QR code, desde que seja um cardápio bem feito e não apenas um pdf do cardápio. Quando se trata de acessar um site, ele pode ser interativo e mostrar imagens de todos os pratos, além de informações mais completas dos pratos, algo que um cardápio de papel não seria capaz de fazer.
Meu namorado tem dificuldade de enxergar o cardápio quando o papel é amarelado e pra ele o cardápio QR code ajuda muito. Também poderia ajudar quem é cego e usa leitor de tela.

3 Likes

É isso mesmo, André.

A ferramenta é ótima, desde que implementada com qualidade.

O mesmo vale para soluções de segurança (como o PIX). Sem os devidos cuidados e tecnologias, abre-se uma porta para as fraudes.

Mas, com a devida implementação, é uma solução que pode ser muito segura (como no caso da CNH com QRCode criptografado).

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.