Provedores de banda larga (FTTH) alternativos aos grandes em SP/capital. Existem?

Sou de SP/capital.

Tive problemas com duas das grandes e únicas prestadoras de internet fibra óptica (FTTH) = oligopólio cujas atitudes são/foram inaceitáveis e a primeira alternativa a oferecer fibra (mas FTTC e não FTTH) oferece uploads máximos de 25Mbps.

Poderia aceitar essa taxa de upload, pois não uso tanto quanto download, mas quando uso, preciso de velocidade (backups de GBs e GBs na nuvem).

No entanto, essa alternativa oferece algo inferior às já descartadas (que ofertam taxas de upload de 50% das taxas de download) e, mesmo assim, cobra preços muito similares (ou até mais caros, após período de preços promocionais). Talvez, por ser uma prestadora também grande, os contratos e regulamentos já estão feitos e, assim, não há nenhuma margem para negociação de preços. Quando tentamos, os (péssimos) atendentes/vendedores apenas nos orientam a consultar os planos disponíveis. Orientação dos gerentes? Não sei. Só sei que é péssimo (queria eu, receber salário e poder atender como atendem).

Enfim, excluídas as grandes - apenas 3 com fibra óptica (de novo, isso caracteriza oligopólio) -, resolvi pesquisar as pequenas prestadoras.

Até me surpreendi com uma primeira pesquisa, chegando a listar umas 10 prestadoras. Porém, metade não têm cobertura em minha região.
A outra metade, só pelo atendimento (algumas só oferecem WhatsApp como forma de atendimento/solicitação), já é possível perceber que se trata de furada (se demoram ou ignoram para sanar dúvidas de interesse de compra, imagino como deve ser o atendimento para solucionar possíveis problemas que possam ocorrer ou mesmo para cancelar o serviço).

Estou praticamente zerado em alternativas de fibra óptica (estou apenas aguardando respostas de 3 prestadoras pequenas, mas, pelo DDD dos contatos, já deduzo que não deverão atender à minha área).

Resumindo, 2 das 3 principais possuem políticas de atendimento inaceitáveis, do meu ponto de vista, e nem cogito mais assinar qualquer serviço com elas.
A terceira, cobra tão caro quanto essas duas para oferecer um produto inferior.

Alguém de SP/Capital, regiões da ZL, Centro ou do ABC (São Caetano do Sul e Santo André), que conheça alguma prestadora de internet fixa FTTH poderia, por favor, me dar uma luz?

Vai fazer 2 meses e meio que estou sem internet fixa e pretendo continuar assim até encontrar algo que preste.

Boa semana e agradeço.

já pensou em ligar para as empresariais? esse teu perfil de exigência só elas vão ter algo a oferecer, mas claro, cobrando o preço de acordo com a disponibilidade desejada.

De algumas empresariais que lembro tem a Algar, a Vogel, a Embratel, mas devem ter outras tambem.

Bom, nos lugares que eu morei (Interlagos / Butantã / Bela Vista) não haviam provedores alternativos.

1 curtida

O nível de exigência por um serviço adequado/decente para o uso de uma família grande (7 adultos e 2 crianças) só poderia ser satisfeito assinando um contrato PJ e não PF?

Não vou detalhar os problemas com as 2 grandes, mas tenho certeza de que se acontecesse com qualquer cliente (há relatos de que acontesse e muitos deixam para lá), este também criaria tanta repulsa quanto eu.

Mas agradeço sua sugestão👍

Exigência de atendimento telefônico, e em especial exigência de upload alto são características de PJ.
Whatsapp é uma questão de corte de custos das empresas, automatizam muita coisa por ali, pois sempre tem o cliente que não paga em dia e fica pergunta o que aconteceu com a sua internet que não tá funcionando, quando ela foi cortada por falta de pagamento. Não tem como competir com as grandes sem abrir mão de alguma coisa, ou o preço acabaria sendo o dobro e quase ninguém ia assinar.

Que bairro você mora? Isso é uma pergunta extremamente regional e não dá pra ajudar muito sem ter um pouco de precisão.

Presumo que as três que você se refere são Claro, Vivo e TIM. Se sim, alguns bairros em São Paulo só tem elas mesmo.

2 curtidas

@Athosbr99

Vila Prudente. Expandi para Centro, ZL e uma parte do ABC no post inicial pela proximidade. Mas também estou chegando à conclusão de que só tenho essas três opções. Obrigado

@Felipe_Silva

Ok. A menção do upload foi um exemplo (se 25Mbps, aprox. 3MB/s for muito, em época de FTTH de 300/150Mbps ou até mais, para planos residenciais, PF, então vou ficar quieto agora).

Amanhã é dia do cliente, mas já que sou exigente demais, concluo que o brasileiro merece exatamente a qualidade de serviço que lhe é oferecida.

E o nível de exigência alto demais também vale para todo o resto (para além dos serviços de telecomunicações): o brasileiro merece todo o nível de “excelência” a que ele é sujeitado mesmo, em todas as esferas, pois excelência de verdade deve ser restrita aos “PJ” da vida e não para a geral.

Vida que segue.
Valeu

Cara da uma olhada neste mapa, clique onde vc mora e veja os nomes dos provedores: Qualidade da Internet

Somente as grandes conseguem te atender, pq é muito caro para um provedor regional operar em São Paulo. Com isso os provedores estão concentrados nas cidades pequenas e médias.

Moro numa cidade do litoral com 100k habitantes e tenho 8 opções de provedores regionais e grandes (Vivo e Claro), todos FTTH com pelo menos 50% de upload (alguns regionais são simétricos). Aqui é barato para os provedores se instalarem.

1 curtida

Obrigado :+1:

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.