Sou de SP/capital.
Tive problemas com duas das grandes e únicas prestadoras de internet fibra óptica (FTTH) = oligopólio cujas atitudes são/foram inaceitáveis e a primeira alternativa a oferecer fibra (mas FTTC e não FTTH) oferece uploads máximos de 25Mbps.
Poderia aceitar essa taxa de upload, pois não uso tanto quanto download, mas quando uso, preciso de velocidade (backups de GBs e GBs na nuvem).
No entanto, essa alternativa oferece algo inferior às já descartadas (que ofertam taxas de upload de 50% das taxas de download) e, mesmo assim, cobra preços muito similares (ou até mais caros, após período de preços promocionais). Talvez, por ser uma prestadora também grande, os contratos e regulamentos já estão feitos e, assim, não há nenhuma margem para negociação de preços. Quando tentamos, os (péssimos) atendentes/vendedores apenas nos orientam a consultar os planos disponíveis. Orientação dos gerentes? Não sei. Só sei que é péssimo (queria eu, receber salário e poder atender como atendem).
Enfim, excluídas as grandes - apenas 3 com fibra óptica (de novo, isso caracteriza oligopólio) -, resolvi pesquisar as pequenas prestadoras.
Até me surpreendi com uma primeira pesquisa, chegando a listar umas 10 prestadoras. Porém, metade não têm cobertura em minha região.
A outra metade, só pelo atendimento (algumas só oferecem WhatsApp como forma de atendimento/solicitação), já é possível perceber que se trata de furada (se demoram ou ignoram para sanar dúvidas de interesse de compra, imagino como deve ser o atendimento para solucionar possíveis problemas que possam ocorrer ou mesmo para cancelar o serviço).
Estou praticamente zerado em alternativas de fibra óptica (estou apenas aguardando respostas de 3 prestadoras pequenas, mas, pelo DDD dos contatos, já deduzo que não deverão atender à minha área).
Resumindo, 2 das 3 principais possuem políticas de atendimento inaceitáveis, do meu ponto de vista, e nem cogito mais assinar qualquer serviço com elas.
A terceira, cobra tão caro quanto essas duas para oferecer um produto inferior.
Alguém de SP/Capital, regiões da ZL, Centro ou do ABC (São Caetano do Sul e Santo André), que conheça alguma prestadora de internet fixa FTTH poderia, por favor, me dar uma luz?
Vai fazer 2 meses e meio que estou sem internet fixa e pretendo continuar assim até encontrar algo que preste.
Boa semana e agradeço.