Projeto quer obrigar operadoras a cancelar TV, internet e celular por email

Originally published at: Projeto quer obrigar operadoras a cancelar TV, internet e celular por email – Telecomunicações – Tecnoblog

Deputado afirma que cancelamento por telefone demora horas; Anatel já exige rescisão de contratos pela internet

As operadoras vão filtrar os e-mails com o assunto cancelamento como SPAM. :sweat_smile:

3 curtidas

Sendo sincero, até eu que não tive tanta dor de cabeça pra cancelar a Net. Teve aquela “ligação que cai” :smirk: padrão, mas logo depois o cancelamento foi efetivado.

Eu ouvi um: Amémmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm?!?!?! :smiley:

1 curtida

É pra glorificar de pé!

Elas não obedecem essa regra de cancelamento pela internet. Das últimas três vezes que precisei cancelar um serviço (Sky, Net e Oi) nenhuma tinha a opção de cancelamento pelo site. Todas tive que ligar e passar quase uma hora ouvindo “só um momento senhor, só mais um momento, blá blá” e tendo que recusar proposta maluca. Na Net tive que abrir reclamação na Anatel porque a atendente me deixava na linha por muito tempo e depois caia. A Sky “permite” cancelar sem precisar passar por atendente, mas se você aceitar essa opção, tem que comprar (isso mesmo, comprar) os receptores que recebe por comodato. Cada um custando mais de R$1000.

A Claro (celular) foi outra que cancelei. Até tinha a opção pelo site, mas ela simplesmente cancelava minha linha inteira (com perda de número e tudo mais). Pra cancelar o plano e migrar pro pré pago, só ligando.

Se fosse tão fácil cancelar como é com Netflix, DirecTV GO e demais serviços online, é capaz de eu assinar planos com maior frequência, mas só do martírio que é pra cancelar, penso mil vezes antes de assinar qualquer plano “tradicional”.

1 curtida

No caso da Claro você teria que pedir a migração direto e não o cancelamento propriamente dito. E se for trocar de operadora você precisa pedir a portabilidade antes. No meu caso, quando fiz portabilidade, a operadora anterior cancelou automaticamente o contrato (Claro pra VIVO).

Pra operadoras que não permitem cancelamento pela internet, ANATEL neles. Já no caso da Sky eles não deixam de oferecer o cancelamento pela internet. Só que eles usam essa armadilha pra obrigar você a ter que ligar pra operadora.

No caso da Claro, o meu objetivo era cancelar o plano. Logo ela burla isso ao obrigar a cancelar a linha inteira, já que pré-pago é na prática uma linha sem plano nenhum.

E pra operadoras que não permitem cancelamento pela internet não tem nem como abrir reclamação. A Anatel exige protocolo de atendimento (pra obrigar o cliente a tentar resolver com a operadora primeiro). Não há protocolo algum se o atendimento nem foi aberto. Eu teria que ligar pra reclamar que não há opção de cancelamento pela internet. Se é pra ligar, eu cancelo logo por telefone.

No caso da Sky, não é cancelamento pela internet. Não há essa opção. O que citei é por telefone. Você pode cancelar só apertando números e conversando com a maquina, mas se não quiser passar por atendente chato querendo te forçar a manter a assinatura, tem que comprar os equipamentos.

Já passei por perrengue pra cancelar a internet de um provedor regional, seria ótimo uma lei que padronizasse isso por email.

Quando minha mãe faleceu, a operadora não aceitou de forma alguma o cancelamento da linha de telefone fixo. Queria de todas as formas que eu transferisse para o meu nome. Só resolveu quando reclamei na ANATEL e abri processo no PROCON/MG. Foi então que uma funcionária da operadora me ligou e cancelou na mesma hora sem maiores questionamentos.

1 curtida

Para cada facilidade que a operadora oferecer para você passar a ser cliente. Deveria oferecer uma para você deixar de ser. Mas há décadas as operadoras retém clientes por empecilhos na mudança de planos ou cancelamento de contratos. Eu por exemplo só tenho UM DIA no ano para cancelar meu plano de telefonia sem pagar uma multa pró-rata astronômica. E também a mesma condição para migrar para um contrato de valor menor

1 curtida

Outra coisa que deveriam obrigar as operadoras a fazerem é a opção da mudança de plano se da na virada da fatura, assim não gera um caos na conta do cliente que ninguém intende o que tá sendo cobrado.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.