Project Volterra: mini-PC da Microsoft tem Arm e foco em desenvolvedores

1 curtida

Eu tinha visto esse Mac Mini da Microsoft… mas é legal que dá para empilhar eles. Eu sei lá, eu realmente queria um desses para substituir meu velho FX-6300 e seu case atx da Silverstone… pena que esse negócio deve ser todo soldado.

1 curtida

Esses Mini-PC tipo NUC não atende?

Atender, até atende pra quando eu for fazer o básico. Mas ai não dá pra jogar (não que uma GTX 750 1GB de pra jogar muita coisa, mas… hahaha)

A AMD vai incluir GPU com arquitetura RDNA2 em todos os processadores novos, acho que será uma boa oportunidade para ter um upgrade interessante sem precisar de uma GPU externa

2 curtidas

Sim, mas não quero nem ver o custo das mini ITX AM5… menos ainda dos processadores como o 5 7500… a memória RAM já dá pra ver… 3500 por 2x16GB.

Ainda sai mais barato que montar uma máquina do zero com GPU dedicada. Um desktop com placa dedicada mediana não sai por menos de 6.000 se o foco for jogos e/ou produção de vídeo/foto.

Tu tem idéia do preço das placas mini-ITX? Sério… as medianas AM4 tão quase dois mil reais… hahaha
Agora Ryzen 5 7500 deve sair por uns 200 dólares, aka 2500 reais.
2x16GB DDR5 na Kabum tá 1350 em promoção…
Case miniITX e fonte SFX… dá para jogar mais 1200 e 1000 respectivamente.

Pra jogo, edição e 3D, não tem solução, precisa de placa de vídeo.

O foco desse mini PC é ser um kit de desenvolvimento, não uma máquina para jogos…

O que deveria me impedir de usar um kit de desenvolvimento para desenvolver jogos? Mas de qualquer jeito, o NUC não é bem kit de desenvolvimento… é miniPC.

2 curtidas

Permita-me me corrigir, é um kit de desenvolvimento focado para portar apps para a arquitetura ARM, não focado em portar games.

Eu pensei naqueles mini-PCs com AMD, que vendem no Aliexpress. Montar SFFPC é muito mais caro, além de simplesmente impossível achar muitas peças no Brasil.

1 curtida

Detalhe: Tu respondeu uma resposta sem olhar o que a resposta estava respondendo…

Sim, esses sim até são bomzinhos… mas são aquelas atrocidades soldadas… ao menos alguns desses tem slots M.2 e sata… mas se for tudo soldado… no thanks.

Depende. Se for pra gastar 100x mais energia atende sim. rs

é trocar 6 por meia dúzia em termos de potencia de processador com o teu fx-6300, mas tem uns novo com celeron n5105 que tem entrada m.2 nvme, serve bem como computador de escritório.

Ele usa um FX-6300 com uma fonte ATX, que é muito pior que qualquer NUC ou similar. Além disso, gasto de energia tem relevância muito menor em desktops, a dissipação de calor é mais simples e o custos de energia raramente justificam a peda de performance/compatibilidade.

A maioria dos que eu vejo é parecido com notebook: memória SO-DIMM, baia extra pada HD de 2,5 polegadas e slot M2. Nesse caso, dá até para trocar a placa Wi-Fi.

Ai é menos pior. Até queria um desses no passado, mas… sei lá. hahaha

Ah, meu PC consome 65W (quando eu tô só ouvindo música ou estudando).
Se tu achar um que consuma 0.65W me avisa. hahaha

Seis por meia dúzia mas um visual mais limpo e sem o problema que me fez
querer marretar o SSD… (cabo defeituoso ficava se soltando e o pc congelando)

Sim, tem um desempenho bem parecido ao do FX-6300, mas bem mais eficiente… mas eu sinceramente nunca compraria uma desgraça dessas… (o valor não se pagaria tão rápido com a diferença na energia… além do video onboard ser triste pra CAD, CAM, Solidworks, Genshin e etc…)

É mais LERDO que um NUC (depende de qual)? Sim, é. Mas eu não diria que é PIOR…
Esses trecos chineses são uma pura dor de cabeça quando tu precisa resolver algum problema… Precisa de assistência técnica? Boa sorte procurando! Eles são um porre de desmontar, um porre de fazer upgrade, um porre de acionar a garantia… Falando em garantia, praticamente ou tu não tem garantia porque o cara do AliExpress não vai ligar, ou tu vai ter de devolver e esperar meses pra resolver os problemas… sem contar que o envio pra lá pode sair 400 reais… (e se o cara agir de má fé, tu fica chupando dedo… como processar alguém de fora no Brasil?)
Além disso, não é economicamente viável trocar esse PC só pelo consumo de energia (que tá tudo em modo de economia, fonte , eu uso só pro “básico” (estudos, CAM/CAD, Genshin)… e se precisar de mais poder de processamento, vou pro Ryzen 5 1600 AF/GTX 1650 no outro quarto. ¯\_(ツ)_/¯

o proposito deles é word, excel, e-mail e umas redes sociais. Eu nem pensei em o valor se pagar com a diferença de gasto de energia, só em ser um computador secundário que é fácil de carregar por ai se quiser. Como tu já tem outro computador realmente não faz sentido.