Programação e Apple M1

Pessoal bom dia,

Eu não sou da área de programação mas já comecei um curso de web developer. Eu sei que programação é vasto e que depende do que vc programa pra saber quais softwares vai se usar, mas em linhas, pra um iniciante feito eu que pode inclusive decidir mudar de área dentro de ti, um apple M1 limitaria de algum jeito?

Quando eu digo mudar de área, eu digo sei lá, sair de web development pra outra área, como talvez algo relacionado a análise de dados ou banco de dados mas não limitada a essas duas.

Alguém pode esclarecer?

Não vai ser o equipamento ideal pra desenvolver aplicações desktop windows, nem sei se tem como fazer isso nativamente sem rodar uma VM.

Se limitaria, acredito que não. Porém você continuaria dependendo de VM para rodar Windows em algumas ocasiões, o que é totalmente suportado pelo M1.

2 curtidas

Para quem esta começando como você eu não recomendo adquirir um MacBook, foca em um pc com linux ou windows por agora, maior parte do mercado utiliza estes sistemas, então saber desenvolver nesses sistemas deveria ser sua prioridade, se for pegar um Macbook, pega um usado… Conheça o sistema primeiro, como disse, hoje em dia não precisa começar investindo em um MacBook, não vale a pena.

Comprei a dois anos o meu MacBook Pro 13º com Touch Bar e hoje tudo que desenvolvo nele consigo fazer tranquilamente em outros sistemas, inclusive desenvolver mobile e testar no IOS.

2 curtidas

Eu comprei um MacBook Pro M1 para desenvolvimento Java, Web e agora estou entrando no mundo dos apps Android.

Minha experiência não podia ser melhor. Tudo que eu necessito no meu ambiente de desenvolvimento funciona sem problemas:

  • Java: Totalmente funcional. Tem até a JDK Zulu com suporte nativo ao ARM64. Ou seja, roda sem Rosetta no M1.

  • Web: Node.js também já tem nativo ARM64

  • Android: Funciona bem também com algumas observações: Como o Android Studio mais atual ainda é baseado numa versão do Intellij que ainda não suporta ARM, ele vai executar via Rosetta (com um excelente desempenho). Mas o emulador AVD já executa nativo em ARM e é absurdamente rápido. Nem parece aquela tranqueira lenta que sempre foi. E eu tive problemas quando tentei usar a JDK Zulu ARM para compilar o Android. Algumas dependências como o Driver JDBC do SQLite ainda não tem binários ARM. Ou seja, com o Android Studio use uma JDK MacOS x86 mesmo.

  • Outras ferramentas: Homebrew, Postgres, MySQL, Postman: tudo 100%. Se você depende do VirtualBox não funciona e provavelmente não funcionará mais. Compre o Parallels ou configure o QEMU. Docker ainda não funciona também.

No geral, a experiência tem sido incrível. Principalmente a velocidade com que o emulador do Android sobe usando uma imagem ARM64.

5 curtidas

Mas consigo rodar vm no Apple m1? Algum programador já faz isso?

Sim, já existe uma versão beta do Parallels pra rodar máquinas virtuais, porém só dá pra instalar sistemas operacionais em ARM (como por exemplo o Windows 10 ARM). Ainda não é possível virtualizar sistemas x86 no M1. Até tem uns métodos, mas é mais concept-proof do que qualquer coisa que vá ser funcional no dia a dia.

Ah achei que fosse o x86. Pelo que sei o Windows arm nem e comercial ainda. Digo, não é ainda voltado pro público final de eu ir lá e baixar e usar. Fica meio difícil assim msm.

Eu já tive um Mac Intel por isso que queria voltar pra Mac. Como tem esse Apple M1 pensei que seria bom. Pelo visto é melhor eu esperar o M2. Continuar com meu laptop Windows por enquanto mesmo infelizmente.

Dá pra baixar e usar o Windows 10 ARM no site da Microsoft, mas ainda é uma build do Insider Preview. Eu tenho usado aqui no meu Air M1 e tem funcionado bem, consegui rodar até jogos x86_64 emulados nele. Mas certamente não é a solução ideal pra trabalhar.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.