Professores se preparam para o impacto do ChatGPT no ensino

1 curtida

Tava vendo com meu guri…
Ele tem que ler uns 10 livros por ano…

Fizemos alguns testes no ChatGPT, simplesmente ele responde tudo que tu precisa saber sobre qualquer livro. Como foi o final, qual a lição de moral do final de um livro, qual o enredo, o motivo de tal coisa acontecer, resenhas, pontos de vistas, resumos, tudo…

A gurizada simplesmente não vai ler mais nada…

É uma pena, o professor de literatura deve se sentir um inútil. Ninguém dá bola, ninguém se engaja, ninguém faz porrr@ nenhuma, só pegam pronto da Internet… Já era quase assim, com o ChatGPT só vai ser a gota final.

7 curtidas

Fiz um teste acadêmico: a explicação ficou uma m**da e fez citação errada.

E assim vai se criando gerações mais e mais alienadas e ignorantes…

1 curtida

Eu não vejo o ChatGPT ideal para Matemática e Física. A ferramenta de inteligência artificial erra bastante em perguntas que exigem um nível de proficiência avançado.
Um exemplo: Perguntei uma vez ao ChatGPT se a constante de Euler-Mascheroni era um número irracional e/ou transcendental. A resposta do ChatGPT é afirmativa, sendo que ainda não se tem uma resposta para essa pergunta.
O ChatGPT pode ser uma introdução para a área de programação e desenvolvimento de aplicativos. Mas pode escrever código errado.

Tava perguntando sobre formatos de campeonatos e ele sempre erra o número de jogos totais.

O ChatGPT errou até na pergunta sobre a unidade imaginária. O ChatGPT disse que i é um número transcendental, quando não o é.

1 curtida

ChatGPT está em beta ainda, tem umas IAs bilhões de vezes mais avançadas em produção. Vc tá vendo tipo o alpha do alpha praticamente, e elas avançam décadas em poucos anos.

Tem alguma IA de chat mais avançada que o ChatGPT atualmente disponível?

Em produção só, tipo a LaMDA.

Na real, professor de literatura deve ficar puto desde a popularização da internet, né? Lembro que na faculdade, nas aulas de psicologia, que basicamente era leitura de livros, a gente já dava umas caçadas nos resumos (não era pra menos, com um monte de aspirante a publicitário bobalhão lendo livros de Focault e Freud kkkkk).

2 curtidas

Para mim é um ótimo companheiro de estudo, só não pode confiar nele 100%, considere como alguém que está estudando junto com você, quando preciso de algo em vez de ir no material base posso pedir ao chat, e se tiver algum erro noto por tá com acesso a material confiável. Mão na roda para agilizar teu trabalho de pesquisar, e também ótimo para organizar algumas ideias e leituras.

Que nada, as pessoas possuem interesses, eu poderia pular muita leitura na vida principalmente com tanto conteúdo no YouTube, mas não faço por querer conhecer mais, e simplesmente gostar de ler. O ChatGPT é apenas uma ferramenta, e as instituições de ensino devem se adaptar para o uso dela.

Assim, eu sou o tipo de pessoa que perde total interesse em aprender algo quando sei que há uma ferramenta que vai fazer todo aquele trabalho de corno, e sou obrigado a fazer esse trabalho. Pelo menos eu aprendo muito mais quando vou utilizar as ferramentas, pois gera interesse e tenho que entender como funciona.

4 curtidas

Altman diz que professores que conversaram com ele apontam a IA como um ótimo tutor pessoal para cada criança.

Tenho certeza que os professores com quem ele falou disseram isso mesmo.

Mano, estava querendo voltar para o ensino por medo que a automatização acabe com meu trabalho como revisor. E agora, essa.

A Jane Stephanie Sterling nailed it: se exige que a gente trabalhe para ter como viver. Em seguida, encontram-se meios de tornar o humano cada vez menos necessário para o trabalho.

Vou propor para o ChatGPT essa conta pra ver se ela fecha.

e assim uma nova geração de burros e ignorantes será criada, ChatGPT é bom, é legal, mas não vejo como uma ferramenta que te ajude nos estudos, por simplismente ele te dar tudo pronto e mtas vezes erradas, já perguntei quem descobriu o Brasil e ele respondeu Cristóvão Colombo :man_shrugging:

agora que o chatgpt vai evoluir, isso vai, mas quanto mais evoluiu, menos interessante se torna para o uso em escolas, ele não vai ensinar ninguém, só dar respostas prontas.

1 curtida

Eu já acho q ChatGPT e afins vão funcionar como uma espécie de “Darwin 2.0” pois serão aplicadas em várias áreas, entendo q mta gente virá aqui vai dizer “ohh mais um q ta falando besteira q vai tirar emprego dos outros” mas é sério! Acredito q essas tecnologias vão impactar no ciclo de vida das profissões de forma q o ser humano não irá conseguir acompanhá-lo.

Não dá pra confiar 100% nele, ele responde com convicção, mas existe uma boa chance dele responder errado e te convencer que tá certo.
Também fiz alguns testes, mas não de literatura. Nos meus casos, envolveu história brasileira do século XX e cinema. No primeiro caso, levantei questões sobre o milagre econômico na ditadura militar, ele até respondeu “meio” certo, mas com contradições pois falou que empresas estrangeiras injetaram dinheiro no país, ao mesmo tempo que houve a tal lei de reserva de mercado, que impedia investimento de capital estrangeiro. Assim como questionei sobre o confisco das cadernetas de poupança, cuja resposta foi beeem errada, dizendo que aconteceu com a chegada do plano Real em 1994, sendo que isso foi lá no começo dos anos 90.
E sobre cinema, perguntei sobre o filme O Senhor das Armas, ele me deu respostas totalmente erradas, sobre uma história que nunca existiu, errou quem estrelou o filme como protagonista e sequer mencionou sobre o Nicolas Cage (esse sim a estrela do filme, junto com o Jared Leto).

Mas na boa… Parte da culpa é do próprio professor também. Sem querer ser advogado do diabo, mas se o professor não tiver uma boa didática, vai ser só mais um fracassado tentando enfiar o conteúdo goela abaixo numa turma totalmente desinteressada.
Foi assim comigo em Filosofia. Não que odiasse a matéria, mas era tão chato ver isso na escola, que só fazia a prova só pra não ficar no vermelho, mas não fazia questão nenhuma de prestar atenção. Foi só na faculdade que tive um professor de filosofia excelente, excepcional, fantástico (abraços, Fábio Lustosa, se caso vc cair de paraquedas aqui hahahahha), ele tinha uma lábia tão boa que conseguia prender minha atenção do início ao fim da aula, e até passávamos do horário dela e a conversa ainda continuava.
Isso mostra que mesmo aquela matéria super chata pode ser ótima, depende muito de quem estiver ministrando a aula.

Li isso ouvindo a turma do Chaves respondendo isso na escolinha do professor Girafales hahahahahaha

Isso sempre aconteceu, desde a revolução industrial. O que acontecerá é da IA capar uns trampos, mas fazer outros surgirem no lugar. Ou atuar pra auxiliar os existentes. É o mesmo que aconteceu nos teares, nas máquinas datilográficas, nos computadores, no Uber…

3 curtidas

Você perguntou e ele te deu a resposta definitiva que humanos ainda não encontraram ué kkkk.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.