Produtividade: Quais apps / serviços / métodos vocês usam?

Só por curiosidade, quais apps, serviços ou métodos de produtividade vocês usam e recomendam e quais vocês passam longe?

Pode ser qualquer ferramenta, física ou digital, de qualquer plataforma, como clientes de email, calendários, lembretes, organizadores, gerenciadores, anotações, tarefas, rastreadores de hábitos, enfim, qualquer coisa, mesmo que seja bem específico (mas desde que esteja disponível para qualquer um testar), mas que te ajude a ser mais produtivo em seu ramo de atuação ou no seu dia a dia.

Sei que teve um tópico similar criado semana passada, mas ele ficou muito concentrado em organização de listas e tarefas, e justamente por causa dele me despertou essa curiosidade.

Já tentei usar Pomodoro, mas sempre tive outras coisas que desviavam minha atenção, acho que ele é válido apenas pra quem desempenha uma única tarefa.

Já tentei usar o Runrun.it pra fazer o rastreamento de como eu estava usando o tempo, mas não consegui também, pois eu passava de uma coisa a outra e não mudava nele. Acabou que eu perdia mais tempo pra ajustar ele do que me ajudando.

Pro meu estilo de trabalho, o único que me atendeu foi o Trello. Tenho uma visão geral do que está vencendo no dia e, quando necessário, detalhamento da tarefa, listas e tudo mais.

4 curtidas

Eu gostei do Pomodoro, mas tenho de criar o hábito de usar. Sempre esqueço de ativar.

Atualmente eu uso mais o método do levantar e ir esfriar a cabeça… hahaha (chegou num problema sem solução, levanta e vai caminhar um pouco… hahaha)

1 curtida

Eu uso o pomodoro para as atividades que exigem concentração e Trello pra gerenciar mestrado/vida. É ótimo.

2 curtidas

Acho o Notion muito bom para organização e gosto muito da possibilidade de compartilhar templates através dele.

6 curtidas

Time Notion aqui também. Descobri recentemente e não me vejo mais sem ele.
Pra mim, o principal diferencial é que ele permite modos de organização praticamente ilimitados. Funciona como uma “Penseira” (alô Potterheads)

4 curtidas

Time notion também!
Estou tentando implementar o método GTD, como tem muita coisa estou indo aos poucos(antes usava o Trello/Google agenda e to transferindo), mas tem sido bem satisfatório até agora.

4 curtidas

Eu literalmente tenho uma sessão no Notion chamada penseira.

3 curtidas

Poxa, eu fiquei com vergonha de dizer, mas também tenho.

Inclusive, existe uma alternativa (não tão poderosa mas com o mesmo estilo) open source e self hosted, chamada Focalboard. Pretendo usá-la no futuro em projetos pessoais.

1 curtida

Eu uso apenas o MS To-Do pra anotar algumas tarefas-chave.
Reuniões e eventos desse tipo ficam na agenda.

Não faço micro-gerenciamento, pois não faz sentido para o meu tipo de trabalho.
Como meu trabalho hoje é gerenciar o trabalho de outras pessoas, eu planejo apenas o macro, alinhado com meus coordenadores. E eles tocam o dia-a-dia.
Eu só acompanho os milestones e sou acionado em alguma emergência ou caso específico.

Agora, planejamento de projetos eu faço no MS Project mesmo.

Alguma dica de como se adaptar ao Notion? Sempre que tentei usar tive um trabalhão da porra e acabei largando poucos dias depois. Se puderem mostrar também a forma como vocês organizam eu agradeço.

2 curtidas

Pra mim, foi ter a disposição de realmente usar o negócio. O resto fluiu kkkkk

1 curtida

Meu relacionamento com o Notion também sempre foi assim, mas da última vez que tentei usar percebi que eu podia acessar os templates de outras pessoas e minha visão sobre o aplicativo mudou, achei esse “poder social” dele muito interessante.

Ele tem me ajudado a pensar a organização de algumas coisas as quais eu tinha dificuldade em elaborar um modelo mais definitivo de organização em minha cabeça.

Alguns interações que tenho com o aplicativo a título de exemplo:

  • Adaptei o template Cornell Notes System de maneira horizontal para fazer anotações da faculdade;

  • Adaptei um template de organização de matérias de faculdade para organizar os imbróglios de cada matéria;

  • Cheguei a usar um template para organizar os pensamentos em um processo de tomada de decisões!

Quando vi ele como uma aplicativo não muito simples, porém poderoso para formar tipos diferentes de organização e bom para compartilhar conhecimento sobre o tema, passei a enxergar mais valor nele. Engraçado, antes o via meramente como um aplicativo “bom em muita coisa, mas sem ser o melhor em nada”.

Vejo pontos negativos também. Por exemplo, quando usava mais aplicativo de calendário para organizar eventos regulares, o sistema operacional me mandava lembretes e eu gostava disso. Além disso era mais fácil organizar eventos recorrentes. Isso dito, não estou com muito saco para aprender a lidar com lembretes e aprender um uso mais complexo do calendário do Notion no momento, o que é uma pena, pois usando o Notion de diferentes formas, atualmente preciso menos desses aplicativos de calendário, mais ainda reflito que eles tinham seus pontos positivos.

Também as vezes imagino fazer algo de uma forma específica, mas como não sei ou não acho um template daquela forma, acabo adotando uma solução diferente. Bom relato é que as vezes essa solução diferente é até melhor.

Enfim, não sei se vou permanecer nele, ou se vou recorrer à OneNote + Aplicativo de Calendário + Aplicativo de To-do lists e etc., mas no final das contas hoje respeito mais o Notion e tenho o usado nessas últimas semanas.

2 curtidas

Meu toolkit de produtividade basicamente é:

  • Todoist para tarefas e anotações.
  • 1Password para gerenciar senhas.
  • Leitor de feeds RSS para acompanhar meus blog preferidos.

Métodos de produtividade já tentei alguns como o Pomodoro mas não funcionou. Trabalho como Programador e muitas vezes o Pomodoro me interrompia no meio de um raciocínio onde não valia a pena parar para a pausa. Tentei o Time Blocking mas também não fluiu. Novamente, ao estar focado em determinada tarefa sempre surgia um problema que precisava desviar a atenção.

Hoje uso algo próximo da metodologia GTD no Todoist e tem dado certo. Basicamente consiste em tirar as informações da sua cabeça. Assim que a demanda aparecer, anote no app e depois você revisa se faz sentido manter ou apagar, mas registre as ideias e tire da sua cabeça.

Mesmo caso não queira usar o Todoist, eles tem uma ferramenta onde você responde um Quiz e ele te sugere uma metodologia que pode se encaixar para você com base no que você quer alcançar, na posição que você ocupa no seu trabalho e nos problemas que você tem ao tentar gerenciar suas tarefas:

1 curtida

Isso! Uma vez fiquei quase uma tarde inteira organizando o Notion pra largar no dia seguinte. @RLFontan teria como compartilhar o template que você está usando?

Também não consegui usar o Pomodoro justamente por esse motivo, pois tem certas tarefas que não dá para interromper no meio e recomeçar depois. Ultimamente tenho tentado seguir o GTD, mas estou mais próximo do método citado pelo @Keaton :sweat_smile:.

1 curtida

No profissional: a empresa tem um serviço de tarefas pré-definidos pra cada usuário, e quando preciso fazer alguma que não está nele ou peço pro meu supervisor introduzir no sistema (quando é recorrente) ou eu mesmo adiciono no tarefas do google, pois como o email corporativo é do google, já uso ali mesmo.

no pessoal/acadêmico: feedly para acompanhar os sites que gosto, e se não tem, nem o acompanho; “kill the newsletter” que me dá um link de rss, então as newsletter que sigo encaminho tudo automaticamente para esse serviço, é uma mão na roda para deixar o email limpo; e Standard Notes para diário, lista de tarefas e anotações.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.