Procon-SP notifica bancos, fintechs e três associações bancárias

A algum tempo eu comentei aqui no grupo do Banco Inter do Facebook que acho inseguro do Banco Inter não ter uma senha específica para ser usada após o login do aplicativo para tarefas como transferência de dinheiro, pagamento de contas, etc, como ocorre no Banco do Brasil.

Ao meu ver a melhor opção de segurança é uma senha para entrar no banco (que poderia ser trocada pela digital por exemplo) e outra para executar atividades financeiras no mesmo e está aqui o motivo.

Estou até pensando em remover alguns apps de bancos do meu celular e comprar um celular bem barato só pra manter os aplicativos e manter no celular apenas um “picpay” da vida com uma grana baixa, no máximo uns 100,00, para poder usar e em caso de roubo não morrer na mão dos bandidos.

7 curtidas

Ou usar o internet banking no caso se teu banco possuir. Deixar o app do cartão de crédito e um pra fazer um pix ou saque caso precise.

O problema é que hoje em alguns bancos o internet banking pelo PC só funciona se tiver uma espécie de token no celular: itoken para itaú, que funciona parecido com o do Banco Inter, bbCode para Banco do Brasil.

A Caixa ao que me parece funciona independente celular e PC.

O Itaú, ao instalar o aplicativo no computador também dá pra usar, mas se precisar de algo diferente que peça o token, aí só pelo celular mesmo.

Sinto falta das chaves eletrônicas e dispositivos físicos independentes (mesmo aquele cartãozinho com uma tabelinha de números). Considerando que andamos com o celular pra cima e pra baixo, no fim depender dele fica complicado. É quase como andar com todo seu dinheiro em um cofre junto de você. A partir do momento que conseguem quebrar o cofre, já era.

1 curtida

Exatamente por isso que eu abomino a ideia de centralizar tudo o que for possível em um único dispositivo. E nem é só por questão de roubo.

Estamos falando de um aparelho passível de dar problema a qualquer momento. Alguém esbarra em você e você derruba, o negócio quebra a tela e você não consegue usar, você esquece ele no sol em casa e o negócio deixa de funcionar, você dá azar e compra uma unidade com algum vício oculto e é só dor de cabeça pra trocar.

Particularmente acho excessivo deixar carteria, banco, documentos e meio de comunicação tudo em um único aparelho.

1 curtida

Imagina quando liberaram a transferência de documentação do carro no aplicativo dos Detrans…

Recentemente meu esposo perdeu o telefone e imediatamente tentamos contato telefônico com o Nubank pra bloquear o cartão. Simplesmente nenhuma chamada completava no 0800 deles. Foi frustrante e passamos o dia tentando. Veja: fo básico, uma central de atendimento, não funcionou quando mais foi preciso.

Mas pelo site da pra bloquear o cartão

Agora preocupado é com minhas senhas de outros bancos que digitei no Itaú na última tela de pedir o cartão da magazine Luiza, na última teta virou pra um site chamado quanto.app que disse pertencer ao Itaú, onde pediu pra eu digitar agencia, conta e senha de outros bancos, coloquei minhas senhas do santander, banco do Brasil, nubank, caixa, Bradesco, banco inter …enfim… coloquei a senha de quase todos meus bancos nessa tela, para o itau consultar minha vida nos outros bancos e me aprovar no cartão da magazine Luiza, sendo que por fim o itau me negou o cartao da magazine Luiza, inclusive ainda hoje quando abro o app da conta corrente do itau e vou na sessao de cartões também aparece la dentro estw cartão da magazine Luiza que eu pedi, e diz que fui analisado e negado, também ativei o OpenBank dentro do app da conta corrente Itaú, e tambem não adiantou nada, tentei comprar o iPhone do programa “iPhone pra sempre” do Itaú, e na última tela diz que nao posso Porque nao temho nenhum itaucard, ja pedi o cartão Itaú click (visa e Mastercard) e me negaram ambos… porém, tenho sim alguns cartões do itau, tenho Credicard Zero com mil reals de limite, cartão iti de crédito com 800 de limite, cartão extra com 500 de limite, e cartão Samsung itaucard, com 2 mil de limite … enfim…tenho sim cartões itaucard, só que dentro do aplicativo da conta corrente do itau esses cartões não aparecem, tem sido uma merda pra eu pagar as faturas pois não geram automaticamente, eu é que tenho de abrir os aplicativos e clicar no botao de gerar a fatura, que também nao aparece no DDA de outros bancos nem no DDA do proprio Itaú, não existe a opção de pagar com o saldo da conta pra nenhum dessses cartões de crédito que tenho do Itaú, e não tem como ativar o débito automático nem pra pagar com o saldo da conta nem em outros bancos adicionando na lista debito automático manualmente procurando a empresa na lista, nem na conta corrente do próprio itau também nao tem como adicionar esses cartões pra débito automático, enfim… diferente do banco do Brasil, onde a pessoa pega varios cartões de crédito e o limite é o mesmo e todos aparecem no mesmo aplicativo, no Itaú o que se tem são literalmente aplicativos diferentes, tentando se passar por empresas diferentes, cada um com limite separado, e a avaliação de clientes parece ser separada também, e isso é péssimo, alem disso a transportadora de entregar o cartão Itaúcard não entregou meu cartao mas colocaram que o cartão foi entregue, obviamente contrataram uma transportadora de Iguaba grande RJ, sem a certeza da idoneidade dos funcionários terceirizados, que estao roubando os cartões dos clientes, pedi no chat pra saber onde é a tal transportadora (que colocaram que o cartao havia sido entregue mas não foi), e no chat não puderam me informar sobre aonde é a transportadora, ou seja, deixando o cliente sem poder correr atrás … enfim … comparando os cartões de crédito dos bancos, da pra ver que o banco do brasil e o Santander estao anos luz à frente de itau e Bradesco… o itau esta perdido , e o Bradesco também, ambos estão sendo engolidos pelas fintech, enquanto isso o Banco do Brasil e o Santander só crescem, ppis souberam criar um ecossistema simples e facil para o cliente, exatamente o que o cliente quer…

No caso teu cartão precisa ter o limite do aparelho, e não o da parcela. E ainda assim é sujeito a análise de crédito.

O BB Code não é obrigatório pra usar internet banking no PC. Você tem que liberar o computador informando código recebido via SMS e depois liberar o dispositivo no caixa automático para remover o limite de movimentações financeiras.

Eu fiz quase isso, deixei os apps financeiros no tablet em casa e só deixo o mercado pago no celular com R$100 para uso.

Já venho lendo sobre tal pratica fora do país nos Reddit da vida.
Recomendo

Para tentar me proteger tomei as seguintes ações:

  • Coloquei todos os apps de bancos na parte oculta (que pede senha adicional)
  • Habilitei senha por digital em todos apps de bancos (pasmem, o Nubank não vem com isso por padrão)
  • Fiz um pente fino no celular e limpei toda e qualquer senha salva tanto no google quanto em notas ou mensagens
  • Deixei um nota com o nome “Senhas” onde criei várias senhas falsas tanto de sites quanto de bancos
  • Junto com meus cartões de crédito físicos deixei um papel colado com senhas falsas, assim o ladrão bloqueia pra mim.

Sei que isso não impede nada, mas vou dificultar a vida desses vagabundos. :joy:

3 curtidas

Muito boas essas dicas, nada como atrapalhar a vida do ladrão e fazer ele bloquear o cartão.
Ainda nessa questão de cartão, acho um absurdo que somente alguns bancos tenham a opção de bloquear as compras online nos cartões físicos sem bloquear todo o cartão.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.