Problemas de energia gerado por fonte de computador em rede UTP

Tenho um problema na instalação elétrica de minha casa que acredito que seja fuga de energia. Tenho os computadores e notebooks ligados em uma rede interna estrela com switch giga que conecta ao modem vivo fibra. Os computadores ligados não causam interferência na rede, pois estão consumindo a energia, quando hibernados ou desligados, mas ainda conectados no cabo de rede ou filtro de linha ligado, geram interferência na rede, tanto nos decodificadores das TVs, quadriculando a imagem Vivo, quanto na velocidade de internet que é degradada, em todos os pontos de rede. Acredito que esta interferência de rede é propagada ao Switch que replica em todos os pontos, causando a interferência. O quadro principal da casa foi aterrado, já comprei protetores de energia para as tomadas, tanto do switch como dos computadores, mas o problema não é solucionado. Quando um dos computadores é desligado, qdo começa a interferência, basta desligar o filtro de linha ou retirar o cabo de rede, para que a interferência cesse. Já pensei em comprar placas de rede PCI para não usar a on board, mas não sei se resolveria. O problema parece uma fuga de energia que é propagada pelo ponto de rede do PC ou notebook desligado, que passa pelo switch e se propaga nos demais pontos. Os sintomas são, perda de sinal das TVs, deixando as imagens quadriculadas, e queda na velocidade de Internet de Vivo Fibra 300Mb (contratado) para até 5Mb. Internet Vivo Fibra, Switch D-Link Giga, Canos UTB cat. 5E, 2 PCs, 2 Notebooks, 4 decodificadores Vivo e Modem / Roteador WiFi Vivo. Alguém tem ideia de como resolver?

Uma palavra: Aterramento.

O quadro de energia geral está aterrado, fiz o aterramento com barra de 3m ao reformar a casa.

Estranho. Tu tem certeza que o aterramento foi feito de forma correta? Foi aterrado corretamente em TODAS tomadas? Se sim, qual a fonte dos computadores? Porque elas não deveriam, nem poderiam estar causando interferencia…
Se tu não usar marca-passos ou outra coisa do genero, coloca a mão na fonte do computador com o computador ligado, principalmente nos parafusos para ver se tá dando choque… se tiver dando, tem algum problema com o aterramento… (se tu tiver aqueles detectores de corrente, acho que também pode servir, mas como é perto da fonte… pode gerar falso positivo)

Se tu acha que é a ethernet que está causando isso, simplesmente tira o cabo de rede para ver se para. Ai tu pode isolar se é a fonte ou a rede. Se for pela ethernet, uma forma de resolver isso seria usando Wi-Fi.

Ps.: quando tu for escrever um texto enorme desses, separa em paragrafos. É um inferno de ler dessa forma.

Sim, com o cabo ethernet desconectado o problema de propagação da fuga de energia não acontece para o switch.
Ou seja a fuga de energia está sendo propagada pelo cabo ethernet, porém o computador, tocando nos parafusos e na grade da fonte não dá choque.
O que é estranho é que todos os PCs ou Notebooks, quando desligados, geram interferência no switch causando propagação e queda do sinal nos demais equipamentos, inclusive decodificadores das TVs.
Preciso verificar se o switch está dando choque, mas teoricamente o quadro de energia central aterrado não deveria propagar fuga de energia.

Seria bom tentar isolar QUAL computador tá fazendo isso, acho pouco provavel que sejam todos.

Faz o seguinte: vai no switch e liga só ele e a internet… deixa a TV ou o que estiver recebendo interferência ligado… ai adiciona o cabo e verifica se tá acontecendo. E faz com apenas um de cada vez.

As tomadas estão aterradas ou só o quadro de energia central?

Só o quadro de energia principal

Então… Se os pinos terra das tomadas não estiverem ligados nesse aterramento, não serve pra nada… O problema continua sendo aterramento…

Como não estão aterrados, parece mais estática acumulada em todos esses computadores ligados

Vc vai ter que aterra essa tomada aí

Então você não tem aterramento nenhum nos computadores.

Uma ideia louca, computadores desligados e hibernados costumam manter a placa de rede ativa, confere se não é esse o teu caso, nos desktop é bem facil de ver, fica um led ligado, nos notebooks tem de olhar no switch ver se ele tem led em cada porta de rede.

Se não me engano, nessa situação a rede fica em 10 mbps, se a vivo usa broadcast na iptv dela, isso pode gerar problemas.

Recomendo conectar o cabo do decodificador da vivo direto no roteador em vez do switch.

Felipe, boa dica, porém tenho 4 decodificadores e o roteador / modem Vivo não tem portas suficientes para atender os decodificadores e computadores, somando um total de 8, já verifiquei no Win10 como desabilitar a energização da placa de rede qdo se desliga o computador, no gerenciamento de dispositivos, mas não resolveu, acredito que a sugestão de aterrar as tomadas pode resolver o problema.

Para testes, coloca 3 decodificadores no roteador, deixa 1 desligado e os computadores no switch, se funcionar normalmente, compra um segundo switch para deixar os decodificadores separados dos computadores.

Os desktop até podem tá gerando problema, mas os notebook acho bem difícil de serem os culpados por falta de aterramento.

1 curtida

Rafael, vou verificar e fazer aterramento em todas as tomadas, dos computadores, decodificadores e switch, pode ser que isto resolva.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.