Problemas de conexão desconhecido

Vou tentar explicar de forma clara, pois nem eu estou entendendo mais. E já peço as devidas desculpas se o texto ficar muito extenso.

O problema: Incialmente a loja e comunidade da Steam não carregavam as imagens, vez ou outra nem a página chegava carregar, hora os dois sem funcionar, hora apenas um deles. Depois de diversas modificações na rede e até equipamentos estou com a Steam funcionando totalmente no aplicativo, mas não no navegador, vou explicar isso melhor mais abaixo. Um detalhe é algo semelhante ocorreu com Twitter e Reddit, mas só lembro de ter ocorrido umas 2 vezes.

O problema começou faz mais ou menos 1 mês, depois de persistir por mais de 1 semana entrei em contato com o suporte da internet. Incialmente pensei ser DNS, mas esse só fui trocar hoje. Não fiz a troca por nunca ter problema com o DNS deles e deixei para o suporte resolver a bomba.

5 chamados no suporte e nenhuma resolução, toda vez que eles modificavam alguma coisa na rede aqui funcionava por alguns minutos, algumas vezes horas, mas o problema voltava da mesma maneira. Nesse meio trocaram minha ONU e meu roteador, que já é bem idoso. Para minha sorte a primeira ONU que tinha WIFI integrado quebrou acusando problema na fibra depois de 1 hora instalada (fibra tá ok), nesse tempo enquanto funcionava minha conexão com a Steam estava ok. Outro técnico apareceu trocou a ONU por outra e colocou um TP-LINK C20.

Com o C20 a conexão funcionou normalmente por algum tempo e apresentou os mesmo problemas. Então ontem entrei em contato com o suporte novamente, essa foi a quarta tentativa, informei que o problema continuava, ela fez algumas modificações na rede, funcionou por 1 min e parou, modificou novamente e minha conexão durou horas.

Agora começa a parte que minha cabeça deixou de compreender, inicialmente funcionou tudo perfeitamente, mas depois parou de funcionar somente no aplicativo da Steam, a comunidade carregava todas a imagens no Edge, mas nada no app da Steam. Rodei o Sandbox do Windows e instalei a Steam, o problema continuou da mesma maneira. Estava testando no meu notebook que também tinha o mesmo comportamento.

Hoje resolvi apagar o cache do app no celular, pois desconfiava que tinha algo errado e de fato, tudo carregava, mas somente as imagens de avatar no chat não eram carregadas, ativar VPN ou o DNS do Cloudflare resolvia. Então fui no desktop e setei a DNS do Cloudflare, mágica, tudo funcionando e mais rápido. Entrei em contato com o suporte informando do problema e pedi a troca da minha DNS para 1.1.1.1 e 8.8.8.8.

Algumas horas depois estou ainda com problema, mas agora o comportamento é mais bizarro. A Steam funciona normalmente no aplicativo de Windows e Android, mas não funciona nos navegadores. Na verdade funciona quando quer, e no navegador que quer.

Edge passa a maior parte do tempo sem funcionar, Chrome funciona em alguns momentos e outros não e Internet Explorer funciona a maior parte do tempo, mas apresentou problemas também. Pra piorar, há momentos em que para de funcionar no Edge do meu computador e funciona no Edge do notebook. tenho 99,9% de certeza que meus computadores estão limpos de vírus, o notebook formatei recentemente para abrir espaço e atualizar o Windows que não fez sozinho. Rodei o Linux Mint no pendrive e o problema apareceu rapidamente utilizando o Firefox, durou 1min e voltou a carregar tudo.

Agora tá com esse comportamento estranho e não sei o que fazer, principalmente explicar para o o técnico que vai aparecer novamente aqui em casa. Pois parece até problema no meu computador, mas não acredito que seja. Segundo eles funciona normal quando eles testam, um amigo meu que usa o mesmo provedor relatou para mim problemas semelhantes.

Extras: Rodar o Sandobox e instalar o Novo Edge funciona normalmente, mas depois de algum tempo para de funcionar do mesmo jeito. Reinicar o roteador faz com que volte funcionar no navegador, mas para depois de um tempo. VPN resolve o problema sempre, inclusive hoje tive um comportamento igual no site da Microsoft, não carregou as imagens no meu desktop, somente no notebook, VPN resolveu.

TL;DR: Comunidade Steam não funciona direito, depois de diversas modificações parou de funcionar em alguns navegadores e só funciona no app. Comportamento igual em dois computadores, o problema é resolvido se ativar uma VPN.

Isso ai pelo jeito é problema de rota no seu provedor, pois se fosse no seu PC nem VPN resolveria
Além do fato de tambem ocorrer num Live Linux

tenta tracert nos sites/ips que tu tá com problema.

Eu quase achei que era o Windows agora a pouco, passei mais de 15min para o problema aparecer no Linux.

Os 2 primeiros foram para servidores diferentes, depois ele só ficou indo para o terceiro servidor.

Resumo


Agora é certo que o problema é da rota da sua operadora mesmo

Edit: Angola Cables? espero que não seja uma operadora da africa como sugere o nome desse salto kkkk

Wtf, nem me liguei nisso, e pior que o .ao é Angola mesmo. :grin:

tem algo muito errado com sua operadora, se eu fosse vc trocava de operadora ou usava o tempo todo uma VPN, pois eu não me sentiria seguro ao saber que minha conexão, ta fazendo essa volta toda que a sua ta dando

1 curtida

Olhando o ping achei baixo pra ser na Angola, pesquisando essa empresa tem servidores no Brasil, então acredito que não tá fazendo essa volta toda. Agora todos os endereços que estou tentando está perdendo pacote e a Microsoft foi o pior de todos. Subi o limite para 50 saltos e não concluiu, ficou só perdendo pacote depois de passar por alguns servidores da MS com latência na casa dos 400ms.

Essa empresa “Angola Cables” opera alguns cabos submarinos no litoral do Brasil.

Um deles conecta Santos, Fortaleza e Miami.

Aqui tem o meu teste, mostrando um tempo de resposta normal/levemente alto, mas ainda claramente com o servidor no brasil.

O teu problema eu diria com 90% de certeza que é rota, só faria alguns testes baixando o MTU no roteador para ter certeza que não é ele o culpado, normalmente se usa 1450 ou 1500, eu colocaria 1300 pra eliminar essa suspeita.

1 curtida

Testei e não fez diferença. Agora estou esperando o suporte entrar em contato comigo, meio que meu problema subiu de nível e só outro pessoal pode ver essa questão de rota.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.