Problemas com apps e serviços Google com o Wi-Fi

Boa tarde!

Estou enfrentado problemas com a minha rede doméstica (provedora Claro) e serviços dos Google nos meus aparelhos Android e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido;

Minha rede é composta pelo modem da Claro e dois tp-link Deco M4 para distribuir a internet pela residência e simplesmente os aplicativos e os serviços (YouTube, Gmail, Play Store) do Google não funcionam corretamente quando estou conectado ao Wi-Fi, no caso do YouTube os vídeos demoram a iniciar/travam, no Gmail não recebo nenhum e-mail e na Play Store eu não consigo atualizar os apps já instalados ou instalar um novo aplicativo. Pensei que poderia ser algum problema com o Google Play Services em meu aparelho, então eu limpei o cache e os dados dele e da Play Store; porém tenho mais dois aparelhos Android além do meu telefone e eles tbm apresentam esses mesmos problemas; curiosamente os serviços voltam a funcionar normalmente quando estou na rede da operadora (TIM) ou quando estou utilizando VPN (Norton).

Já realizei os procedimentos solicitados pela Claro que após não sanar o problema marcaram uma visita técnica que não encontrou problemas na rede, além disso já deletei a rede do Deco e criei uma nova, após isso fiz o reset do próprio modem da Claro e dos dois aparelhos Deco, alterei os níveis de segurança do modem e do Deco e mudei a faixa de IP, porém o problema ainda persiste.

Desde já peço desculpas se este não for o tópico correto ou se engoli alguma letra/palavra pois TDHA; espero que alguém possa me ajudar ou me orientar sobre algo que eu possa fazer, obrigado!

Troca o DNS da Claro… essa desgraça é muito ruim… alias, não é muito ruim, é pior. Acho que 99% das vezes que a internet da Claro está ruim, é culpa do DNS deles.
Alternativas: OpenDNS. Cloudflare, Google DNS, Quad9, Comodo Secure DNS, AdGuard DNS, etc.

Pelo texto, você conhece do assunto.

Mas não custa perguntar: desabilitou o wi-fi do modem da claro e deixou só como encargo dos M4?

E troque o dns deles, mesmo, conforme já dito anteriormente.

Fiz a troca do DNS pelo da Cloudflare e reiniciei o modem e a rede do M4, testei tentando baixar aplicativos na Play Store e consegui baixar apenas um aplicativo da Microsoft, enquanto os outros ainda apresenta mensagem de erro, então meio q o problema continua

Nos equipamentos cabeados você tem algum problema?

Já experimentou travar a conexão wi-fi em 2.4 ghz?

Por vezes a alternância desse gerenciamento, que normalmente é feita pelo mesmo processador nos modens, pode gerar problemas.

  • Wi-fi no modem da Claro desativado;

  • Coloque uma senha tkip simples nos M4 e sem caracter especial;

  • Trave os dois M4 em 2.4 ghz.

Surgindo alguma melhora, ou mudança na transmissão, evolua por partes:

  • 5 ghz em um M4; depois no outro; senha mais elaboradas fora do TKIP.

Espero que ajude.

Verifique também qual é o protocolo de segurança de senhas que o modem da claro aceita.

Já passei apertos, por causa disso.

Por vezes a especificação do aparelho é um sonho. Mas na prática, algum componente xingling trava tudo.

Modens de operadoras, via de regra, são ruins.

Há exceções.

Há, ia esquecendo: sua conexão é fibra dentro de casa?

Mais uma coisa: O M4 (tenho uma torre) recebeu atualização recente, no sistema.

Por acaso já atualizou e mandou o software otimizar o wi-fi?

Faço isso frequentemente no meu e ele muda bastante os canais de comunicação, por intereferências.

Quanto a pergunta anterior, eu desabilitei sim o Wi-Fi do modem da Claro e utilizo os M4 pra distribuição e sempre mantenho eles atualizados

Ok!

No limite do meu conhecimento e das experiências que tive.

Uso um M4 para gerenciar o meu xingling da operadora do bairro, com 200mb de fibra no modem.

Só resolvi os problemas do wi-fi com o M4.

Com o wi-fi da operadora, a vontade era cancelar a conta.

Boa sorte, por aí!

Tem de dividir a situação em partes, pq o problema pode ser tanto a internet da claro como os roteadores m4.

Reativa o wifi da claro, deixa ele com um nome de rede diferente do que tu usa nos m4 e depois desliga os m4 da tomada.

Se seguir sem funcionar, o teu problema é com a Claro, se funcionar, o teu problema é com os m4.

Volta aqui com o resultado do teste e vamos pensar em como resolver o problema.

2 curtidas

Tem como trocar o cabo de rede que sai da Lan da Claro para o M4?

Teste, caso não tenha feito ainda, as 4 portas de saída da LAN no M4.

É um trabalho chato, mas que precisa ser testado caso a caso.

Atualização: Depois de muito quebrar a cabeça tentando solucionar o problema, solicitei uma nova visita técnica da Claro e solicitei a troca do modem, o técnico realizou a troca e realizou todas as configurações, conectei o meu telefone a rede do modem e testei a Play Store q funcionou normalmente e até atualizou os apps do telefone. Porém quando eu me conectei a rede do Deco o problema ainda persistiu, direcionando meu foco pra ele após o técnico sair, eu exclui a rede, resetei e reconfigurei os dois M4, testei novamente com Play Store e problema continuou me fazendo decidir trocar o modo de operação do Deco de roteador/Wi-Fi para Ponto de acesso e para minha surpresa solucionou o problema. Tornei a rede Wi-Fi do modem da Claro oculta e deixei todos os dispositivos continuem se conectando ao Deco.

Agradeço a todos que tentaram me ajudar, vou continuar tentando encontrar uma solução pro problema, mas como por enquanto voltou ao normal eu vou deixar do jeito que esta, porque passei por muito estresse e dores de cabeça nesses últimos dias kkkk

1 curtida

Tem cara de MTU configurado errado no roteador deco, quando passou para ponto de acesso essa configuração fica desabilitada.

O meu Deco está habilitado como roteador wi-fi.

Mas eu desativei (não é ocultar) o wi-fi no router do provedor.

Está funcionando OK.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.