Problema driver de áudio

Olá pessoal, boa tarde
Formatei meu computador instalando o Windows 11. Entrei no site da placa-mãe (Asus Prime B450 Gaming/BR) e baixei os drivers mais atualizados (chipset, lan e audio).

Tudo numa boa. Até que:

Notei que o App que veio instalado com o driver de audio tem um bug (ou algo que está em conflito que não consegui identificar) muito chato.

Na print abaixo eu mostro que deixo habilitado a equalização de intensidade (loudness) (o áudio fica mais forte e alto). Porém, quando eu inicio o CSGO, Spotify ou em momentos aleatórios, eu noto que a opção é automaticamente desabilitada.

Agora por exemplo: tirei print da tela e o sistema tocou o som de notificação, quando voltei pra janela do app, a opção desativou sozinha.

Está muito chato ter que entrar o tempo todo para ativar novamente a opção.

Procurei em foruns gringos e não achei nada parecido.

Podem me ajudar com esse problema?

Muito obrigado

2 curtidas

Descobre qual é o chipset realtek e instala o driver mais recente dele. Tu não precisa da skin da ASUS. hahaha

Eu pensei em baixar o mais recente da realtek, mas é tanto driver diferente hahahaha
Como eu descubro o chipset realtek para eu baixar corretamente? por gentileza

Pior que a Realtek é tão desorganizada que não dá para achar no site deles. Tenta esse do Microsoft Store.

Mas os drivers padrão do WIndows já deveriam funcionar corretamente sem esse painel.

Nada a ver com sua dúvida, mas uma dica.
É ruim para o dispositivo deixar o equalizador desta maneira, pois você estará forçando o fone além do que ele consegue entregar. Se, por exemplo, quer esses +2 ou +3 nos 2K, o ideal era deixar esse no zero e descer todos os outros. Desta maneira você equaliza da forma desejada sem forçar o dispositivo.
E se está adicionando esses dbs para aumentar o volume, pode ser que a entrada esteja selecionada errada em Configurações Avançadas.

Se quiser ter certeza que o Windows Update buscou a versão mais recente, clique com o botão direito no ícone de iniciar > Gerenciador de Dispositivos, encontre o Realtek e coloque pra atualizar:
image

Esse aplicativo não faz nada se não tiver um driver compatível instalado…

Sim, mas o Windows já consegue instalar o driver correto no driver via Windows Update.
O modelo da Realtek em questão é o ALC887 e posso afirmar sem sombra de dúvidas que o WIndows instala ele sem dificuldades. (Tanto minha AB350M-DS3H V1 quanto minha B450M-DS3H V2 rev1 tem esse chipset de audio)

Ah, nem sempre o driver mais recente é o melhor.

Talvez esse foi o caso. Achei que haveria alguma mudança ou melhoria. Mas pelo jeito não foi o que aconteceu.

Instalei o driver mais recente, direto do site da Asus, e estou com esse problema.

Tem uma porrada de IDs de subsistema diferentes para o mesmo chip, se tiver tempo abre o INF para consultar. O Windows Update só vai te fornecer o driver se houver uma correspondência exata da ID de hardware completa (incluindo a ID de subsistema).

Se quem submeteu o driver no Windows Update foi a Asus, por exemplo, ele só vai conter as IDs de subsistema usadas nos produtos da Asus e não vai ser sequer oferecido em placas-mãe de outra marca, por mais que ela tenha o mesmo chip e possa utilizar o mesmo driver…

Pois é… O driver do AC887 do site da ASUS até instala na minha Gigabyte… Esse tipo de coisa que tu menciona costuma ser mais realidade em notebook e all-in-one, não em desktop.

Edit: Estranho que o instalador atual não instala. Porém quando eu instalei o Windows no SSD (2019, acho), eu peguei os drivers do site da ASUS porque o da Gigabyte não tava abrindo. Então sei lá.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.