Privatização dos Correios: UPS teria interesse em comprar estatal

Originally published at: Privatização dos Correios: UPS teria interesse em comprar estatal – Brasil – Tecnoblog

Plano de privatização dos Correios ainda não foi definido, mas UPS já estaria de olho

Eu prefiro a Amazon.

Ela vai ter a capacidade logística para enviar toda a infra e funcionários para Pompeia e jogar lá dentro.

Depois vai poder recomeçar do zero.

Mas se a UPS tiver a mesma capacidade, eu já fico satisfeito.

4 curtidas

Se é pra tirar um serviço lixo e botar outro, que deixe os Correios mesmo.

Já tive dor de cabeça mais de uma vez com a UPS e a burrocracia deles. Agora mesmo quase usei todo meu estoque de “fuck” e “shit” pra reclamar de uma encomenda que tá a 120 dias parada na ginga e nem sequer foi despachada pra alfândega, ainda. Isso que escolhi o armazém US da Banggood porque o prazo de entrega era de 15 a 20 dias, contra 45 da China.

Espero que a Amazon chegue passando o carro na concorrência e compre os Correios.

12 curtidas

Também prefiro que seja a Amazon que compre esse cabide de emprego estatal.

3 curtidas

Amazon tem chances de melhorar o serviço, ainda mais se utilizar o esquema de terceirizar as entregas como faz nos EUA.

Aqui na minha região tem um esquema interessante das transportadoras: Tem um galpão privado onde o dono vai buscar encomendas em uma cidade grande próxima de várias transportadoras e faz essas entregas na região, dispensando as transportadoras de ter um depósito na região.

3 curtidas

Interessante considerar o que diz a ADCAP a respeito:

O BRASIL NÃO É FEIRA LIVRE

O fato de “haver interessados em comprar” não justifica uma privatização. Antes de haver um comprador disposto, é necessário haver uma decisão de vender, tomada por quem tem competência para isso e devidamente motivada.

Certamente teríamos compradores para a Amazônia se quiséssemos vende-la. Da mesma forma, nossos rios poderiam ser um ótimo ativo para quem olha o futuro e percebe que água potável será muito valiosa em poucos anos. A cadeira da Presidência da República também seria atrativa, se pudesse ser colocada à venda. Enfim, não é a presença de comprador interessado que motiva a venda de qualquer bem público, afinal não somos uma feira livre, mas sim um país.

A presença de compradores interessados na verdade deveria motivar uma preocupação, afinal se há interessados é porque nosso bem tem valor.

A Suno Notícias publicou hoje que a UPS tem interesse em comprar os Correios. O vazamento conveniente chega num momento em que questionamos a série de mentiras que autoridades do governo tem plantado na mídia sobre os Correios, na ânsia de sustentar a intenção de privatizar a estatal.

Não sabemos se a notícia procede mesmo ou se foi oferecida por algum assessor do Ministério da Economia para tirar o foco dos questionamentos que estamos fazendo sobre as mentiras que vêm sendo apresentados à sociedade a respeito dos Correios, mas nunca tivemos dúvida de que haveria uma fila de interessados se a empresa fosse colocada à venda, pois de fato ela tem valor e, exatamente por isso e porque tem uma missão pública muito importante a cumprir, não deveria ser vendida.

Os brasileiros dispõem de um serviço postal universalizado, que alcança todo o país, com qualidade elevada (acima de 98% de qualidade geral) e com tarifas abaixo da média mundial. Por que os brasileiros deveriam, então, ser condenados a passar pelo calvário que vivem hoje os portugueses após a privatização do CTT, seguida do fechamento de agências e de uma brutal elevação de preços?

Até mesmo os concorrentes sabem da importância dos Correios, pois utilizam sua infraestrutura capilar para complementar os serviços que oferecem a seus clientes.

Os Lesa-Pátria que se apressam a tentar justificar o que não encontra respaldo técnico, econômico ou social, precisam ter suas intenções barradas pelo Congresso Nacional, que saberá evitar que aquilo que os brasileiros levaram mais de 350 anos para consolidar seja vendido como banana em feira livre.

O Brasil não pertence a um partido ou governo. Pertence aos brasileiros.

ADCAP – Associação dos Profissionais dos Correios

9 curtidas

O problema hoje é que só existe o correios e só pode ter os correios. O que eu espero de verdade desta privatização não é somente que seja privatizado, mas que isso possa abrir portas para outras empresas entrarem de vez no mercado, e não somente fazerem certos tipos de entregas.
Empresas como Fedex, UPS e outras, são extremamente caras aqui no BR, o que torna inviável.
Bom pelo menos essa é a minha opinião sobre o tema.

1 curtida

Que inocencia achar que as estatais servem ao povo e não aos politicos e apadrinhados.

Não é dever do Estado ser empresario.

4 curtidas

Legal esse tipo de informação que agrupa as unicas duas possibilidades possiveis no caso de venda…

Problema de privatizar os Correios é: ninguém garante que vá melhorar e/ou ficar mais barato.

Problema de não privatizar os Correios é: ninguém garante que vá melhorar (ontem mesmo recebi um pacote que parecia ter vindo da segunda guerra mundial, e veio do Espirito Santo pra Curitiba apenas, em apenas cinco dias na mão dos Correios)… mas que vai ficar mais caro, isso vai. Sempre vai.

6 curtidas

Eu realmente queria saber quem vai entregar as cartas. Todo país desenvolvido tem uma empresa estatal para garantir justamente a livre concorrência de encomendas.
Nos EUA tem o US Mail, no Reino Unido tem o Royal Mail, etc. Que não são tão bons mas entregam conta de luz e cartas nos extremos.
Achar que UPS ou Fedex vai entregar carta no interior dos estados sem repassar o “preju” para os outros clientes é não acreditar em capitalismo.

Prefiro um estado que abra concorrência para outros, hoje tem Fedex, UPS, Loggi, Rappi, mas muita gente usa o Sedex pq é mais barato em ALGUNS lugares. Se é para ter concorrência que venham mais empresas, e não suma com uma que segura o preço das encomendas de outras empresas.

Vou adicionar aqui que correio só deu prejuízo na época da péssima administração da Dilma, é quase regra dar lucro.

Nunca se perguntaram pq os EUA tem correio estatal e muita livre concorrência? Nem saúde pública existe, mas correio é estatal. Será que o Brasil é muito esperto e manja muito de capitalismo e os EUA são comunistas?

19 curtidas

Então, mas já parou para se perguntar se eles gostam do serviço dos “correios” deles?

No Brasil, qualquer um pode abrir uma empresa de entrega de encomendas e começar a trabalhar no outro dia. Por isso, há milhares de empresas assim, concorrendo entre si.
Por estar já instalado no Brasil todo, ter um volume grande de encomendas e não estar focado apenas em maximizar lucros, os Correios são a melhor opção para muita gente, incluindo especialmente as pequenas empresas de comércio eletrônico e os próprios concorrentes dos Correios (inclusive os grandes), que usam a estatal para chegar nos locais mais afastados.
Os Correios são mais que uma estatal comum; são uma infraestrutura, que democratiza o acesso ao serviço e barateia o frete para muitos. Além disso, não depende de recursos do Tesouro.
Para que mexer nisso? Vejam o que está acontecendo em Portugal, onde o correio foi privatizado, a população está nas ruas protestando contra o fechamento de várias agências e os preços de carta subiram quase 50%. É isso que queremos por aqui?

7 curtidas

Expresso | CTT: A volta do correio que tarda e falha - uma das várias matérias sobre o correio português

1 curtida

Senhores, a promotoria encerra.

1 curtida
2 curtidas

Único sensato aqui no meio dos raivosinhos

1 curtida

Se for vendida, que seja para uma empresa BRASILEIRA. Achar que aumentar a presença mundial da UPS e Jeff Bezos seja bom é piada.

Tem anos que eu questiono como q os Correios tem um centro de entrega de encomendas lá em curitiba pra de lá atender o brasil inteiro, quando pela lógica a gente deveria ter 1 em cada região, ou pelo menos dois centros, um para atender sul-sudeste, outro pra atender norte, nordeste e centro-oeste.

Aí pouco tempo depois q a Amazon começa a operar no brasil eles anunciam planos de colocar um armazém de distribuição de produtos no nordeste, pra gente receber os produtos com a mesma agilidade que o pessoal de são paulo goza.

sinceramente a única coisa q os correios não decepcionam de forma nenhuma é na periodicidade das greves.

2 curtidas

Exato.

Pro tamanho do país, deveria ter no mínimo 3 centros internacionais de distribuição pra dar conta do recado.

Fora que amo, AMO essa Falácia do Verdadeiro Escocês de que o Correios é a única empresa que consegue chegar em lugares remotos. Como bem lembrado pelo André no Twitter:

“eu adoro esta ideia fantasiosa que só os correios chegam em lugares afastados, quando Coca-Cola e Souza Cruz chegam em todos estes lugares e os Correios não conseguem entregar uma correspondência decente, me obrigando a preferir fatura vinda por email” :right_anger_bubble:

Eu fui no Procon reclamar com a Vivo de faturas que nunca chegavam, me obrigando a ir no site horroroso deles tirar a 2ª via. Eu descobri que a Vivo não só enviava SIM as cartas, como enviavam com mais de 10 dias de antecedência do vencimento (que é o padrão deles).

A Vivo me ajudou a reunir provas pra ir no JEC contra o Correios, e ainda me disponibilizaram um advogado. :man_shrugging:

3 curtidas