Primeiras impressões do iOS de um usuário Galaxy

Olá, pessoal. Gostaria de compartilhar a minha primeira experiência com o iOS. Como vcs sabem, comprei um iPhone 15 para minha esposa, e decidi ficar com o iPhone 12 dela por um tempo para ter as minhas impressões com o sistema na prática.

Eu gostaria de esperar mais um tempo antes de escrever esse relatório, mas uma semana já foi suficiente para eu elaborar algumas considerações. E já adianto: o sistema é mais limitado e escasso de recursos do que eu pensava. Bom, talvez seja o fato de que eu seja um heavy user do Android, e obviamente o iOS não supriria metade das minhas necessidades. Mas enfim, vamos a elas. Como é um tempo pequeno que estou com ele, pode ser que tenha passado batido ainda algumas coisas que eu estou relatando aqui, se for o caso, me atualizem…

1. Começando pelo teclado. Logo de cara, eu já fui instalando o Swiftkey, pq aquele padrão do iOS é só a misericórdia, nem sei como conseguem digitar naquilo. O problema é que a versão do app para iOS falta algumas coisas, como o number pad, e a opção de colocar a vírgula no lado esquerdo da barra de espaço. Eu tive que me virar neh (ainda bem que eu estou só testando, se eu tivesse substituído, tava lascado). Bem sei que pode ser questão de costume, mas, me perdoem, costume ou não, é objetivamente mais prático, por exemplo, deslizar, por uma fração de segundo, a tecla do ponto final, para fazer o ponto de interrogação. No teclado do iOS, você tem que tocar no ponto e depois tocar na interrogação. E isso é só um exemplo.

2. Animações. Aqui é tanto um elogio quanto uma crítica. As animações são fluidas e a navegação é bem intuitiva, mas tem momentos que eu já acho de mais. Um simples toque/segura de um app na home screen leva quase 1 segundo de animação. Se eu pudesse desabilitar, ou pelo menos reduzir o tempo, eu faria. O sistema é encharcado de animações, tanto que o que mais vejo por aí são os usuários citando-as, como uma das maiores vantagens do iOS. Eu não vejo assim.

3. Navegação. Apesar da navegação por gestos ser intuitiva, não há como personalizar, e o botão do Assistive Touch não é tão prático assim. Como você precisa movê-lo de lugar de vez em quando, é um tanto chato ficar “catando” ele pra executar uma ação como bloquear a tela ou acessar a central de ações.

4. Lock orientation. Uma função simples mas bastante útil, porém ausente no iOS. Para virar a orientação de um único app, é necessário destravar a orientação do sistema na central de ações. No Galaxy, se a orientação estiver travada em retrato e vc estiver num aplicativo que assim o permite, quando vc vira o celular, aparece um pequeno ícone no canto inferior direito, onde vc pode colocar aquele app, naquele momento, em paisagem, sem interferir no restante do sistema. No aplicativo Apple TV, eu só consegui deixar o vídeo em paisagem, ao destravar a orientação do sistema. Nem uma opção no próprio app, como se costuma ter em apps de vídeo, para colocá-lo em paisagem tinha. Plmds.

5. Keep Screen On. Uma função que, no Android dá pra ter com um aplicativo, no iOS, nem isso. Pra ter mais tempo de tela, quando necessário, é preciso ir nas configurações e aumentar pra 30 minutos, quando poderia deixar ininterrupto com um toque na central de ações, e desabilitar quando terminar, voltando para o tempo curto padrão (aqui eu deixo em 1 minuto).

6. Separate App sound. Duas funções ausentes no iOS: controle de volume por app, e saída de áudio separada (música de um app na caixa de som, e os demais áudios no celular). Eu bem sei que nem todo mundo usa isso direto, mas é bom ter quando se quer/precisa…

7. Alarme rotineiro. Esse eu fiquei besta que não tem no iOS. Há algumas vezes em que eu só quero desabilitar o alarme rotineiro do dia seguinte. No Android, quando eu desativo, ele me oferece a opção de reativa-lo automaticamente no segundo dia. No iOS, se eu desabilitar um alarme rotineiro, eu preciso reativá-lo manualmente depois (se eu me esquecer, tchau e benção!).

8. Edge Panel. Uso bastante no Galaxy. No iOS, pra acessar apps rápidos, como o tradutor, calculadora, OneNote, só indo na Home Screen. É um trabalho a mais.

9. Calculadora. A do iOS é o básico do básico. Se errou um número do começo, tem que apagar tudo, não dá pra alterar alguma coisa no meio da equação. Não tem parênteses, só na científica. E não mostra o resultado parcial do cálculo.

10. Notification badges. É um negócio que não curto, mas vem habilitado por padrão no iOS. O problema é que só dá pra desabilitar um app de cada vez.

11. App info. Para acessar as configurações e informações de um app no iOS, só indo nos Ajustes > App > procurar pelo app específico. No Galaxy, na Home Screen você segura no app e toca no ícone de info. Nem se compara a praticidade.

Esse tipo de coisa me faz pensar o que leva um usuário de iOS a achar que esse sistema é fácil de usar. Po, nem a câmera nativa tem um atalho pra acessar as configurações dela. Eu poderia citar mais coisas (como abrir app em pop-up ou tela dividida), mas o tópico já ficou grande o suficiente e eu já coloquei os pontos que considero principais até aqui. Lembrando que é um teste não tão real assim, já que eu nem coloquei chip nele, e não instalei uma pá de apps (pois este aparelho só tem 64GB), mas vou continuar testando…

Mas é isso. Pela minha curta experiência com o iOS até aqui, apesar de eu achar o sistema fluido e bem intuitivo, a falta de funções e recursos simples me fazem concluir que nem de longe dá pra eu ter um iPhone como celular principal.

8 curtidas

Achei bem sensato o seu relato.
Eu também não gosto do IOS como sistema, mesmo usando tanto IOS quanto Android no meu dia a dia.

E no meu caso nem é por ser heavy user ou ficar mexendo em personalização.

Acho o Android (na verdade a OneUi) mais bem resolvida pra uma série de coisas.

De fato o IOS é fluido e simplesmente funciona. Mas me sinto melhor no ambiente da OneUi.

4 curtidas

Cara, o iOS em si nunca foi grande coisa, pelo menos eu nunca achei. Só o teclado nativo horrível já diz muito…

O grande destaque do iOS ao meu ver, é a qualidade dos apps de terceiros. Algo q infelizmente ainda ñ acontece no Android, muitos apps são melhores no iOS, e digo de forma literal. Falo de mim msm q uso:
Pequeno exemplo é q o TIDAL(meu streaming pra áudio) no iOS tem mais recursos que a versão Android. Não tem explicação nenhuma pra ser assim, mas é. Eu brinco com amgs dizendo q no iOS temos a “experiência Premium de apps”, já no Android é a “experiência padrão”.
E ainda tem outros apps famosos como o antigo caso do Instagram e tal.

4 curtidas

O forte do iOS é criação de conteúdo. Desde o início as primeiras demonstrações dos iPhones/iPads focavam muito nisso, e até hoje ainda focam.

Quem precisa de versatilidade não vai de iPhone.

3 curtidas

Com certeza. É tanto que a Google implementou, durante os anos, muitas funções que vieram primeiro da TouchWiz/One UI. E bem depois a Apple implementou no iOS.

Isso realmente não dá pra negar. Ainda não testei a fundo alguns aplicativos, como os de banco, streaming e edição de foto/vídeo, mas é notável a qualidade. Não sei se tem a ver com a variedade de iPhones ser bem menor que Androids, ou se desenvolver em Swift é melhor, ou pelas imposições da Apple, ou tudo isso junto Mas enfim…

Sim, de fato. E se pegar o ecossistema inteiro, fica uma maravilha. Agora o iPhone, sozinho, e ainda por cima você tendo outras plataformas, como MS365, Google e Amazon, fica difícil…