Previdência Caixa, descascar o abacaxi

Nessa ultima semana minha vó recebeu um telefonema no banco para ir lá, no local o gerente ofereceu a previdência da Caixa, minha vó perguntou se poderia decidir no outro dia para que eu fosse com ela, mas o gerente falou que era o último dia para fazer a aplicação com aquele rendimento, renda fixa eu estudei muito pouco e previdência privada menos ainda, mas não acho que isso foi algo verdadeiro, me parece o caso de se não fizer agora você está perdendo uma “grande” oportunidade, isso já me deixou puto.

Para ajudar, não sei qual fundo foi investido, o site da Caixa Previdência para acessar o regulamento não funciona, única informação que sei é o valor aplicado e que foi VGBL. Agora vou com ela amanhã na agencia para descobrir todos os detalhes. Mas antes queria uma ajuda para descascar esse abacaxi.

  • Minha vó diz que fez para 1 ano e pelo que vi no app da Caixa tá com termino em 2026
  • Ela vai tirar parte desse dinheiro ainda esse ano para reforma da casa. E o resto deve ficar guardado somente para grandes emergências, já que ela deixou uma quantia na conta.

No site só vi que pode fazer a retirada sem pagar taxas depois de 3 anos, mas acredito que essa taxa é só para retirada de todo o dinheiro correto? Ou seria melhor tirar o dinheiro pagar as taxas e ir para algo melhor, pq achei a taxas de administração alta e a performance desses fundos da Caixa são baixa, acredito que para finalidade que minha vó quer Tesouro Selic seria melhor.

Se é para retirar em no máximo em um ano, um CDB do Nubank, pagseguro e afins vai ser suficiente e bem menos burocrático.
Mas pelo seu relato a sua vó foi enganada por um atendente desonesto, e agora vai ter que pagar as taxas da caixa para tirar o dinheiro antes do prazo do contrato.

1 curtida

Estou torcendo que não, e que de fato ela fez algo com duração de 1 ano, pq depois posso verificar um melhor local para aplicar, Caixa eu quero distância para investimentos.

1 curtida

Tudo ok, de fato foi o que ela me disse que fez, o problema é que o app da Caixa não ajudou muito nas informações. Foram três fundos investidos, CAIXA FIC PREV 150 RF ÍNDICES DE PREÇOS, CAIXA FIC PREV 150 RF ÍNDICES DE PREÇOS, CAIXA FIC PREV 150 RF. Como ficou com IR regressivo vão tentar adiantar a redução. Como de fato não vai ter taxas para saída, dentro de 3 meses pode alocar o dinheiro em outra aplicação.

Agora é sentar e verificar se vai valer a pena frente a outras possiblidades.

1 curtida

Previdência pra uma senhora de idade q provavelmente vai falecer antes de ter um montante adequado?
Isso é conversa pra boi dormir.
Previdência privada normalmente não vale a pena, seja em q idade for, pois é um produto para “preguiçosos”. A pessoa não quer ter trabalho de investir para a aposentadoria e coloca nesses fundos q rendem muito pouco (ainda mais hoje com juros baixos).

Pra sua avó o ideal era deixar em algum investimento com liquidez fácil. Rendimentos altos significam riscos mais altos e acho desnecessário isso para a sua avó, nesse momento da vida.

2 curtidas

Previdência Privada a maioria é furada, mal mal conseguem no ano IPCA + CDI
Unica que talvez tenha lá é suas vantagens é o PGBL por conta do beneficio tributário (

2 curtidas

Foi uma das primeiras coisas que passou na minha cabeça, e também nunca vi ninguém falando bem de previdência. De qualquer maneira minha maior preocupação era ter que pagar as taxas para retirada, mas o que foi aplicado depois de 90 dias pode retirar o dinheiro sem taxas. Tempo não muito longo, depois disso possivelmente pensando em Tesouro Selic, seja pelo baixo risco e também a facilidade na liquidez.

2 curtidas

Menos mal. Prejuízo não tão grande.
Tesouro Selic é interessante para o dinheiro com essa finalidade.

1 curtida

Não é o VGBL que é mais vantajoso, por tributar “somente” o rendimento?

1 curtida

O atendente tinha meta para bater. E para bater essa meta, talvez tenha ludibriado sua avó (que aparentemente caiu, pois aceitou fazer o investimento na previdência).
O menos pior a fazer, é parar os aportes e analisar com bastante calma como retirar o dinheiro pagando o mínimo de taxa possível (retira tudo agora ? retira daqui 12 meses ? move para outro fundo ?).

1 curtida

Depende da estratégia, se a pessoa paga IRPF seja retido, o PGBL aumenta em tese a restituição permitindo postergar o tributo, (ideal investir o extra da restituição em outra coisa)

No VGBL não abate IRPF por isso tributa o rendimento.

2 curtidas

Pgbl é bom pra quem paga muito imposto de renda e pode deixar o dinheiro lá muito tempo, tipo 10 anos, pq além do tentimento tem a questão de não pagar parte do imposto naquele ano que aplicou.

1 curtida

Abre uma reclamação na ouvidoria, geralmente eles fazem o próprio gerente te ligar pra se explicar, após esse retorno vc abre uma reclamação no bacen, vão ficar pianinhos com você

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.