Preços de celular crescem até 266% e vendas no mercado cinza disparam

Originally published at: Preços de celular crescem até 266% e vendas no mercado cinza disparam – Celular – Tecnoblog

Mercado brasileiro de celulares sofreu reduções no primeiro trimestre de 2020 devido à pandemia de COVID-19 (novo coronavírus)

1 curtida

Como havia falado, lojas e fabricantes estão se aproveitando da situação para praticar preços absurdos. Tudo bem que o dólar subiu 50% e que a produção nas fábricas chinesas despencou, mas a demanda também caiu bastante devido ao desemprego e mesmo assim houve aumentos de até 266%.

E já desconfiava que o cartel de lojas, fabricantes e do governo tenta impedir a todo custo atrapalhar o mercado cinza, afinal onde já se viu querer comprar um produto melhor pagando menos, absurdo!

2 curtidas

Pior, o dólar nem subiu 50%, no ano a agora é pouco mais de 30%. E o mercado cinza disparou tudo apesar da matéria dizer que baixou. Nacionais e importados estão no mesmo trilho da roubalheira, fica complicado assim

2 curtidas

Meu telefone atual já tem 2 anos de uso. Só vou trocá-lo daqui a uns 2 anos ou mais. Não sei quando vou arrumar um emprego. Smartphone é um tipo de produto que tem que ser comprado com muita calma.

3 curtidas

Pois é, mesmo o mercado paralelo disparou o preço, vendedores do Mercado Livre que o digam. Reajustaram insanamente os preços mesmo do que já estava em estoque, comprado com dólar mais baixo.

Não sou de chamar empresário de vilão, cada um cobra o quanto quiser, mas estão avacalhando sem dúvidas. No Brasil a demanda cai e os preços aumentam, infelizmente as regras básicas da Economia não se aplicam aqui. Só mesmo um boicote em larga escala pra ver se os preços voltam a um patamar mais justo.

2 curtidas

O Brasil tem essas particularidades que nenhum outro país tem. Se não vende, aumenta os preços. O mercado automotivo foi sempre assim em épocas de crises. Algumas fabricantes de celulares que estão por aqui praticam o verdadeiro capitalismo lá na Índia, com mercado disputado a tapas e preços realmente competitivos.
Já li por aí que aqui na ‘terra brasilis’ há o fator status e ostentação que as fabricantes levam em consideração para definir os preços finais de seus produtos. E o pior, se tiver o preço competitivo na prateleira, é capaz do consumidor comprar o concorrente ao lado por deduzir que o barato tem qualidade inferior.

6 curtidas

Você tira pelos preços de smartphones no ML, dispararam no mínimo 50% a mais do valor de antes, e o mesmo smartphone na China teve aumento de preço apenas devido a cotação do dólar ou até menos.

1 curtida

Mercado automotivo acontece isso porque não é realmente livre, pois há muita interferência estatal e as fabricantes são protegidas pelo governo da concorrência externa, já que o Brasil é extremamente protecionista.

Outra coisa que me deixa fulo é que enquanto lá fora o fabricante ou lojista tenta faturar com alto volume de vendas, democratizando o acesso aos produtos, aqui no Lisarb tentam obter a maior margem de lucro possível vendendo a menor quantidade possível.

Já desisti de tentar compreender o capitalismo tupiniquim, pois ele simplesmente não funciona aqui. Não é só culpa do governo parasita, o próprio empresário brasileiro avacalha também, ser consumidor nesse país é uma tarefa hercúlea.

1 curtida

com esse corona as estradas estão mais vazias o aumento de cargar sonegadas apreendidas aumento. Todas semana tem video de cargas de Redmi e toneladas de drogas presas. Essas cargas de redmi presas vai fazer o preso aumentar.

1 curtida

Não tem como vc não repassar o valor mesmo com estoque, pq dai acaba o estoque vão repor como?

Mercado fechado explica isso, importar carro é impossivel por isso metem o preço que querem.

Eletronico vc corre o risco de perder tudo na fronteira, por isso o custo é mais alto, se quer cel por preço razoavel importa vc mesmo e espera 3 meses por causa da ■■■■■ da receita federal.

1 curtida

Tudo bem, concordo, mas o que explica aumentar em 100 ou 200% os preços? Fazem isso porque tem tonto pra pagar? Outra jabuticaba é que quando o dólar ou o preço lá fora cai, os importadores, distribuidores ou lojistas não repassam a redução ou repassam muito lentamente, ao contrário do que acontece lá fora, quando o consumidor percebe imediatamente redução nos preços. Imagino que há muitos atravessadores nessa cadeia.

Cara, me dá depressão morar no Bostil, será que estou pedindo muito ao querer que o capitalismo aqui funcionasse como lá fora? Nem me importo tanto da nossa moeda não valer mais nada, só queria que as leis da Economia valessem aqui.

2 curtidas

E o pior é que o risco dos preços nunca mais voltarem ao patamar de antes ,é grande. Aqui no Brasil é fácil ocorrer uma escalada de preços para além do aceitável. Mas normalizadas as condições que desencadearam a alta dos preços, o processo de queda não é verificado na mesma velocidade e proporção. Quase sempre é assim…

2 curtidas

Eu reparei o aumento absurdo esses dias.

Comprei o Samsung Galaxy Note 10 Plus por por R$ 3,200 em Abril. Neste momento o aparelho está custando R$ 4.500, ou seja, aumentou em R$ 1.300, 40% de aumento no valor, de uma fabricante que possui produção local, resultando em menor interferência do dólar.

Ou seja, o custo Brasil é sem precedentes.

2 curtidas

Na minha cidade (Teresina) tem várias pequenas lojas que vendem apenas produtos Xiaomi, pulseiras, fones e celulares. Enquanto na loja oficial um Note 8 custa R$ 2.200, na lojinha local custa R$ 1.500.
O preço alto não é culpa dos representantes oficiais. A pandemia, o dólar alto, o alto custo aduaneiro com burocracia e impostos, mas também a margem de lucro (eles não vão vende de graça, né) fazem o preço ficar alto mesmo. Infelizmente esse é o Brasil.

Se fosse só o preço dos celulares que disparou… hahaha

Pois é, enquanto isso o IPCA do mês de maio foi de -0,38% no país, com Belo Horizonte ficando em -0,60%.

Engraçado… em Curitiba eu vi o preço do Arroz, Feijão, Trigo, etc ter um bom aumento… Esses ultimos 6 meses deu uma piorada boa. hahaha

Descobri que até arroz e feijão são importados, pois subiram bastante de preço. E não estou nem falando de produtos como frango e carne, que subiram de preço devido à exportação para a a China. Aliás, o fato da China embargar esses produtos é muito bom, para ver se assim o preço no mercado doméstico baixa.

Enquanto o pão, feito com farinha de trigo que vem em grande parte da Argentina, e que realmente é cotada em dólar, não subiu muito. Em resumo, reajustaram absurdamente os preços de malandragem mesmo, mesmo produtos nacionais com pouca ou nenhuma matéria-prima importada.