Preço de internet banda larga aumenta 8,51% em agosto

Originally published at: Preço de internet banda larga aumenta 8,51% em agosto – Telecomunicações – Tecnoblog

Aumento da mensalidade de internet gera impacto no IPCA e é causado por reajustes das operadoras de banda larga

1 curtida

Tenho internet em duas cidades, fornecidas por pequenas provedoras, via fibra. Nenhuma delas subiu os preços dos planos. Pelo contrário, recentemente dobraram a velocidade mantendo os valores. Se dependesse dessas 4 grandes com certeza o boleto viria com aumento.

Assino Oi fibra desde outubro do ano passado, por 99,90, e na fatura de agosto o valor veio maior, antes de completar os 12 meses de fidelidade. Liguei para reclamar e o atendente me disse que o aumento de 7% se deve a um reajuste anual que acontece sempre no mês de julho, acréscimo que segundo ele é regulamentado pela Anacartel. Ele não me informou a resolução na Anatel que permite o reajuste, só falou que aumentou e acabou.

Não fiquei satisfeito com a resposta e reclamei no Consumidor. Na resposta repetiram o mesmo argumento, mas dessa vez alegaram uma resolução lá que só se refere a telefonia fixa, mas não à banda larga. Masi uma vez não fiquei satisfeito com a resposta no Consumidor e reclamei na Anatel. Dias depois, uma funcionária da operadora me ligou e reiterou que o reajuste era autorizado pela Anatel, novamente sem entrar em detalhes, mas me propôs manter por 99,90 por mais um ano, pra coincidir o fim da fidelidade com o reajuste anual em julho. Aceitei e esse mês a fatura veio 90,95, acredito que seja algum desconto por eu ter reclamado.

Moral da história: quem não chora não mama. Com essas operadoras não pode ficar calado se não elas abusam e vão aumentando a fatura todo mês se deixar, Vivo e Claro adoram fazer isso.

5 curtidas

Geralmente os pequenos provedores não costumam reajustar os preços como as grandes operadoras fazem todo o ano.
Meu provedor de internet não reajusta o valor da mensalidade desde que comecei a usar esse provedor, no final de 2014. Além de não reajustar o valor da mensalidade do plano, o provedor aumenta a velocidade de download sempre que há mudança no acordo comercial.
Já com a Vivo, os aumentos no plano Controle tem ocorrido a cada 8 meses. Porém, neste ano a Vivo demorou a reajustar o meu plano móvel. Só reajustou em 12 meses depois do último reajuste.
Ser refém do cartel de telecom implica em reajustes todo ano.

Operadora grande sempre toma reajuste, pago literalmente 149 desde que contratei a minha banda larga, de 20mbps contratados hoje tenho plano de 1gbps.

Agora parece que na fibra, sem o telefone, eles tão mantendo o valor por mais de 1 ano em cidades onde eles já perderam a base e tentam recuperar, tenho minhas duvidas quanto a vivo, nunca vi ela honrar valores por mais de 9 meses

Deram desconto porque sabem que no final das contas estão errados, o aumento anula a fidelidade.

Também acho, eu mandei o print no site dizendo que o valor não ia subir por 12 meses, talvez isso tenha ajudado. E são teimosos, dizem que ia aumentar e eu que engula o reajuste sem contestar. Não disseram qual o índice de inflação utilizado, tive que insistir para saber qual resolução da Anatel permitia o reajuste, e não encontrei nada no site da Anatel informando sobre o reajuste, transparência zero.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.