Preço alto das operadoras no Brasil

Se as operadoras cobrasse barato talvez não existisse a pirataria mas a Anatel não faz as operadoras a cobrar um preço justo por isso preferem ir a favor das operadoras do que do consumidor as operadoras pagam para a Anatel só pode porque ela não resolve nada

2 curtidas

Olha aí aonde a mão invisível do mercado tá sendo enfiada… Confia que o mercado se auto-regula sim rs
/ironia

4 curtidas

Já brincou de metadinha na escola?
Não defendedo grandes corporações, mas pega a nota fiscal de qualquer produto ou serviço e da uma lida no rodapé da nota que consta a parte do sócio Estado.

1 curtida

Pode tirar todos os impostos, que os piratas ainda encontram uma desculpa.

“Preço justo” para pirata é “de graça”, porque tem gente que pirateia jogo de 5 reais.

4 curtidas

O custo por GB aqui é bem menor do que a média mundial.

“ah, mas ganhamos em real”… e elas gastam em dólar pra operar. Não tem milagre.

4 curtidas

TV por assinatura pagava menos ICMS que telefonia, só dizendo https://www.telesintese.com.br/estados-aumentam-icms-da-tv-paga/

7 curtidas

A impressão que tenho é que o Brasil está indo na contramão do mundo todo.

Enquanto os países estão aumentando as franquias de redes móveis, reduzindo os valores de internet para móvel e fixo, entre outras coisas, o Brasil vai na contramão disso e está tirando benefícios e aumentando os preços.

Aqui mesmo onde no Canadá os preços tanto da rede móvel quanto da fixa vem caindo, e a franquia da rede móvel aumentando, bem como a fibra fixa vem aumentando a velocidade.

1 curtida

Fala isso para os acionistas e investidores das operadoras e verá eles retirando seus investimentos e aplicando em outro negócio. Só basta um rumor de má aplicação de recursos ou fechamento de contrato que não traz um retorno atrativo que eles já correm.

Agora pergunta para um CEO quem é mais importante: usuário da rede ou seus investidores, e fique surpreso.

1 curtida

Existe uma série de fatores para que isso aconteça. Área de cobertura (pense que o Brasil tem a dimensão de um continente, então comparações com países menores como Japão, Portugal, Inglaterra é desigual), dependência de tecnologia estrangeira, poder de compra da moeda local, volume necessário de investimento para expansão da rede, dentre outros.

É uma armadilha tentar equiparar nossa realidade com a de outros países, principalmente com os Estados Unidos, do conglomerado da Europa, Japão, Coreia do Sul, etc. pois as variáveis sociais/econômicas/produtivas são muito distantes. Seria mais justo (ainda sim pode induzir a erros) colocar na balança os países da América do Sul, pois temos uma linha histórica parecida em alguns pontos (países colonizados por séculos, dependente da exportação agropecuária em contramão de pouco fomento do desenvolvimento tecnológico local).

2 curtidas

hmm não sei se é bem assim não, quando uma empresa faz IPO na bolsa ela oferta tantas ações no mercado e pronto.
Vamos supor que ela lançou 1mi de ações a 10 reais cada, vendeu todas e colocou os R$10mi em caixa, a partir daí tanto faz pra empresa se as ações estão sendo negociadas a 100 reais ou a 10 centavos pois essa transação é entre o vendedor e comprador da ação, não muda nada pra empresa.

1 curtida

Então por que gostam tanto de pagar dividendo e, pior, fazer recompra de ações em vez de gastar o dinheiro na operação?

4 curtidas

Acionista gosta de dinheiro no bolso, né?

3 curtidas

E de onde vem o dinheiro que as empresas pagam em dividendos?

Dos clientes, meu caro.

1 curtida

Exato, investidor é importante na hora de iniciar a empresa, pois provavelmente a pessoa que teve a ideia não vai ter dinheiro suficiente para operar, mas sem clientes pagando pelo produto e um processo bem feito para reduzir os custos, a empresa fecha as portas de tanto prejuízo.
Fora que investidor não faz caridade, a meta dele é em médio ou longo prazo ter lucros nessa empresa, seja pelos dividendos(lucro) ou com a venda das ações que ele recebeu pelo investimento quando as mesma se valorizarem o suficiente.

Não quis dizer que cliente não tem sua importância, mas que eles estão mais preocupados de ser uma empresa rentável do que trazer planos com lucro mínimo.

Outro ponto que tenho que discordar é que investidor só é importante para iniciar a empresa, porque se fosse assim, era só a empresa faturar o que captou e pagar os investidores, vivendo somente com o seu faturamento. Isso não acontece. Além disso, investimentos não são feitos somente no nascimento da empresa, e no ramo de telecomunicações, a cada novo avanço da tecnologia e a cada nova geração precisa ser aplicado mais dinheiro, vindo tanto do que o cliente paga como o que já foi investido pelos acionistas.

2 curtidas

Pessoal esquece dessas coisas, né? Se fosse simples assim, qualquer empresa abria capital.

1 curtida

Fora a parte burocrática da transparência, já que a Comissão de Valores Imobiliários exigem que seus relatórios contábeis sejam divulgados abertamente para que os investidores e stakeholders possam consultá-los, além das auditorias externas para averiguação dos dados. Afinal, ninguém quer investir numa empresa que possa falir.

3 curtidas