Preciso usar a versão mais recente do Windows depois de formatar o notebook?

Formatei meu notebook à pouco tempo atrás ( baixei o Windows 10 no site da Microsoft e criei um pendrive bootavel).
minha dúvida é a seguinte, nas próximas formatações é necessário baixar a versão mais recente do windows no site da Microsoft. ( mantendo o pendrive Bootavel sempre com a versão mais recente do windows ) ?

Lembrando que sou um idoso leigo no assunto, muito obrigado a todos que puderem tirar minha dúvida !

A vantagem de fazer um pendrive bootável novo é que você vai instalar a versão mais recente do Windows, então o tempo que vai gastar pós intalação atualizando o sistema vai ser menor.

Isso, claro, também depende da janela de tempo entre as formatações.
Se você formatar pra reinstalar do zero a cada 2 meses, nem faz diferença.
Se você faz isso num intervalo de anos, daí faz diferença.

Não há uma necessidade disso, porém isso agiliza depois da instalação: aka. você não precisará atualizar o Windows via windows update e se precisar, serão updates bem menores e levara muito menos tempo.
Tem de ver também se houve alguma grande atualização desde que tu criou o pendrive.

Pra ser sincero: tanto faz.

As versões que estão no site da Microsoft são beeeeeem antigas. Pode deixar essa versão aí que está no seu pendrive.

Eu baixei a versão de maio, mais de qualquer forma obrigado por tirar minha dúvida !

Tu tá baixando a nova versão da ferramenta ou reusando uma antiga? Se estiver reusando a versão antiga do instalador, é óbvio que baixa versão antiga do Windows 10.

Eu estou reusando a versão antiga

MediaCreationTool2004.exe vai baixar a versão 2004 do Windows. A ultima versão do 10.

Depois de baixar essa ferramenta é só passar ela pro pendrive ou precisa de algum programa ?

essa ferramenta vai te perguntar se vc quer baixar uma ISO do windows ou criar um pendrive de instalação.