Precisamos temer a franquia na banda larga fixa?

3 curtidas

Não e nunca! Franquia de dados numa fixa é contra o desenvolvimento tecnológico. Downloads cada vez são maiores, cada vez mais streaming e cada vez mais conteúdo pra baixar.

21 curtidas

Infelizmente esse tipo de coisa ja esta chegando nos provedores regionais tb, o da minha regiao mudou recentemente o contrato para 1TB como uso excessivo. Cancelei e mudei pra outro, mas os outros tb tao mudando pra algo parecido pra ter o direito de cancelar por uso excessivo ou apos ultrapassar xTB.
1tb

2 curtidas

Estou só vendo a hora que vai dar merda nisso ainda, as operadoras mais ou ou menos horas vão conseguirem derrubar essa decisão da Anatel.

Ao meu ver o que precisávamos hoje era justamente normatizar o que é uso aceitável da internet residencial e o que não é, ter uma lei que nos de respaldo, e tem de ser franquias proporcionais, se dobrar a velocidade do plano a franquia/limite de uso residencial tem de no mínimo ser o dobro.

4TB para velocidade até 150 Mbps eu acho um valor realista, mas num plano de 240 Mbps como o da Claro já é pouco, teria de ser de 6TB pra cima, e nos planos de 400 Mbps ou mais teria de ser algo a partir de 10 TB.

@Dev se teu contrato quando assinado não previa franquia nem nenhum limite, a operadora não te pode passar para o novo contrato prevendo o limite. Uma curiosidade, esse 1TB era no plano com qual velocidade?

Precisamos sim temer franquia em conexões fixas.

Como o @Joao_Almeida mencionou, temos downloads cada vez maiores e streaming cada vez mais presentes. É mais do que claro que as operadoras vão querer limitar as conexões, com certeza tentando vender pacotes adicionais.

Provavelmente quem fornece a eles tbm impõe um limite, então é de se esperar q eles vão repassar ao cliente.

Tenho na minha cabeça que é quesão de QUANDO e não SE vão conseguir.

Me parecem limites razoáveis pra essas velocidades, mas me preocupa o q seria uma franquia “mínima”. Capaz de limitarem a 1TB conexões abaixo de 100mbps, o q é bem baixo.

8 curtidas

Só pra nível de comparação.
Se eu fiz as contas certas, uma conexão de 100mpbs baixando a 12MB/s (que está próximo do limite máximo da conexão) consumiria 1,0368TB em 24 horas.

E isso é só download. Eu não sei se nessas franquias eles também consideram o upload.

Mesmo num cenário de consumo comum isso é extremamente baixo. E eu ainda to sendo otimista com esse limite, capaz de ser menor se decidirem implementar.

Era 100 Mbps, porem esse contrato se aplica aos planos de 150 e 200 deles tb.

1 Tera não faz o menor sentido, em casa por exemplo 100% do que se assiste é Streaming (Directv Go, Youtube, Netflix, Prime Video e Disney Plus), eu alcançaria esse limite em poucos dias.

4 curtidas

A Claro/Net nunca foi uma empresa amistosa ou boazinha com seu consumidor.
A Net nos idos 2012, já praticava “traffic shapping” selvagem quando eu usava torrent.
Após muita reclamação, passei para Vivo Fibra, um serviço menos intruso e mais honesto!
Me tornei um homem mais feliz (apesar do servidor da NET ser ligeiramente mais rápido).
Adoro quando a Claro me liga tentando vender seus pacotes “melhores e mais baratos”.
Pela minha experiência, recomendo qualquer outra empresa!

5 curtidas

Ou seja, só piora a situação, não adianta nada ter mais velocidade e fica preso ao mesmo limite de 1tb.

@centauro acho que contam o upload também, pelo menos a Claro contava.

Devemos temer obviamente, mas não acho que vire realidade, não oficialmente, basta uma hashtag no Twitter bater em primeiro e deputado sai do esgoto pra mostrar serviço e barra isso, não falha. Em 2016, foi exatamente isso que ocorreu, apareceu no twitter, fizeram assinaturas e voilá, franquia barrada.
E gente de tempos em tempos uma operada aparece de vilã, a NET era a rainha do ‘traffic shapping’ aí todo mundo foi pra Vivo, no mobile a TIM era o rei do pedaço com o Infinity e o BETA, agora pergunta se alguem quer, resta saber qual delas vai ser a mocinha da franquia na banda larga fixa

Infelizmente, se a mídia especializada e os usuários não prestarem atenção, as franquias vão voltar com tudo.

E se engana quem pensa que provedor pequeno vai se salvar, garanto que tem muito provedor cujo dono pensa “só estamos esperando as outras começarem com franquia para nós entrarmos no bonde”.

5 curtidas

A questão não é temer franquia, a questão é temer franquia baixas.
Uma coisa é vc ter 240mb com 2tb ou 4tb de limite e outra coisa é ter 240mb com tipo 1tb de limite e as vezes até menos.
Se não me engano meu contrato com a NET diz 600gb de limite. Essa franquia absurdamente baixa eu temo.

Meu consigo em média é entre 600 a 800gb, e é uso normal, Netflix, YouTube, jogos e TB trabalho de home office. Sendo assim qualquer coisa menos q 2tb é muito baixo.

2 curtidas

Por mais q eu concorde com uma franquia alta (pq realmente tem uns poucos q abusam e estes poucos fazem todos pagarem a conta), temos um problema… Pq voltando as franquias, abre precedentes pra prestadora colocar o limite q quiser.

E Invariavelmente ela vai colocar franquia baixa pra, além do plano, vender franquia tb.

4 curtidas

Quando eu tinha uma conexão de 15Mbps até cerca de 2 anos atrás, a franquia era de 80Gb. Mesmo para essa velocidade baixíssima e sem pandemia, eu gastava de 200 a 300Gb só com streaming, uma única pessoa.

As operadoras estão completamente fora da realidade, a media de brasileiros por residencia são 3 pessoas, sem muita dificuldade se encontra casas com 5 pessoas.
Simplesmente não tem a menor condição de monitorar tudo o que estão fazendo na rede da sua casa, com 1 console e 2 PCs, 4TB pode acabar bem antes de terminar o mês.

Ter algum limite é algo lógico, a infra é projetada levando em consideração que nem todos irão usar 100% da internet a todo tempo.
Exemplo, uma proporção de 1:10 a 1:20. Se um equipamento tem capacidade de 2,5 Gbps a empresa coloca o equivalente a 25 Gbps de clientes.

Já acho bizarro limite de franquia em redes móveis, imagina em banda larga fixa. As operadoras vão forçar o quanto puderem até conseguirem o que querem, vamos ver se a Anatel vai ficar de 4 e obedecer ou meter o “foda-se”

5 curtidas