Precisa mesmo guardar todos os comprovantes de compras feitas nos cartões de débito e crédito?

Sempre tive essa dúvida. Qual a finalidade (ou finalidades) de guardar esses comprovantes? E por quanto tempo precisa guardar?

Esses comprovantes ajudavam a manter uma organização financeira na época em que não existiam os aplicativos de bancos e afins. Hoje, podendo consultar qualquer transação direto pelo celular, os comprovantes só servem como desperdício de papel. Não precisa nem pegar.

2 curtidas

não vejo como desperdício, mas sim que aquela operação é essa mesma, ainda mais que golpe com maquina sempre existe

tirando isso, se a pessoa precisa do comprovante, é só entrar em contato com o cartão e pedir

Não é porque a operação ou o processo é assim que deixa de ser desperdício. Uma hora as coisas precisam ser otimizadas e evoluir. Tem loja que nem pergunta e já entrega esse papel que vai direto para o lixo na maioria das vezes.

2 curtidas

tb de forma contrária, nem pergunta mais se quer ou não, já nem entrega

o desperdício, vejo mais como conscientização, se a pessoa compra no mesmo local sempre e não dar problema, falta consciência de querer o comprovante toda hora. Agora, se a pessoa compra em locais “suspeitos” penso que tem que pedir mesmo, ainda mais se não tem como ver pelo celular naquele exato momento.

É, eu tenho me preocupado com o desperdício também e isso vale pra sacola plástica. Agora eu tô sempre pedindo comprovante em estabelecimentos que não conheço, mas vou passar a não pedir mais nos quais eu passo regularmente.

O ruim do app do banco é que ele não manda notificação de compra de débito. Agora a emissora do cartão crédito cobra uma taxa por mês para receber aviso por SMS de compras, e o cartão não é elegível para recebimento de notificações push… O Iti avisa por notificação push sobre compras feitas no crédito e débito e isso é muito bom, mas infelizmente não posso migrar totalmente pra esse banco. Além disso, eu acho meio arriscado ficar abrindo o app de banco em toda compra eu que faço na rua.

hoje em dia com app não compensa guardar mais , apenas quando vc está viajando e ou o local tem acesso horrível a internet (para vc tem lugar onde não compartilham wifi ) ou vc desconfiar da maquina do cartão (chupa cabra) salvo isso eu não vejo necessidade

Eu não guardo, até porque tem o comprovante da transação no aplicativo do banco. Sem contar que faço mais compras online do que presencial, então de certa forma eu nem tenho o papelzinho do cartão de crédito para a maioria das minhas compras.

O que guardo em pastas é a NF do produto, por questão de facilidade de achar em caso de precisar acionar a garantia/seguro ou precisar apresentar na alfândega em alguma viagem.

lembrandoque NF-e vc pode consultar pela chave de acesso pelo sefaz

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.