Precisa mesmo ficar guardando comprovante de pagamento de custos fixos?

Agora que o Itaú não permite mais solicitar comprovante de débito automático pelo app, fazendo o usuário ser obrigado a usar o pavoroso Internet Banking, salvar comprovantes ficou ainda mais irritante e tedioso. Pelo que pesquisei é recomendado guardar comprovantes de pagamento de custos fixos por cinco anos. Isso ainda vale nos dias de hoje? 2023 sabe…

1 curtida

Desde quando? Ontem eu salvei 2 pelo app, de débitos que ocorreram na última semana.

Acho que ainda dá. Parece que eles trocaram o caminho — por um caminho muito mais difícil, diga-se de passagem — para achar os comprovantes.

Tenta ir em Produtos e, rolando a página até o final, sob outras praticidades, toque em meus comprovantes e altere o filtro para o período desejado (aqui o padrão é últimos 7 dias).

1 curtida

Eu deixei um atalho para os comprovantes na tela inicial

2 curtidas

Bem observado. Adicionei à minha tela inicial também

1 curtida

A empresa fornecedora do serviço pode alegar a qualquer momento que tu não pagou uma conta dos últimos 5 anos e cabe a ti provar que pagou ela ou ter de pagar de novo, então é uma escolha de cada um guardar ou não guardar os comprovantes.

1 curtida

São obrigados a emitir uma declaração de quitação todo ano, geralmente vem na fatura de algum momento do começo do ano.

2 curtidas

Mas isso é só de telecom, não?

Telecom, energia, água, gás, contas de consumo.

Boletos de cartão ou outros eu nunca vi.

1 curtida

Por mais que possa acontecer, até hoje não vi nenhum caso de alguém que tenha recebido cobrança de contas muito antigas já pagas. Fora que os bancos permitem a consulta de comprovantes de décadas atrás (no Itaú consigo solicitar comprovantes datados a partir de 2005). Você precisa ter o azar duplo de receber esse tipo de cobrança e ainda perder acesso ao comprovante via banco para ter problema com cobrança indevida. Resumindo, ficar guardando esses comprovantes é um trabalho praticamente desnecessário.

2 curtidas

Ué, mas isso não fica salvo no app/servidores do banco? Não vejo a necessidade de baixar, se precisar de um comprovante específico vou lá e baixo.

Ué. Aqui apareceria uma mensagem dizendo que não era possível obter o comprovante pelo app, mas agora já dá pra pegar o comprovante de novo… Que estranho.

Só que agora fica aparecendo o erro “Não é possível reemitir o comprovante para esta ação” e tem que ficar tirando print da tela…

Das faturas que eu tenho só a Sabesp parece fazer isso, mas nem nas faturas dela eu encontro mais esse aviso…

Eu vi qu dá pra obter os comprovantes de muitos anos atrás pelo computador. Vou me informar no chat do banco sobre isso.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.