Pra que serve um cabo USB AM-AM?

Comprei um Cabo USB 2.0 AM AM, da Elgin, achando que iria poder transferir coisas entre dois PCs em alta velocidade (kk), mas aparentemente não dá… conectei e os PCs não se reconhecem.

Pelo que eu pesquisei, precisaria usar um software específico fornecido pela fabricante do cabo e, além disso, o cabo precisaria ter uma ponte no meio (bridge chip). Então, fica a pergunta: pra que serve esse cabo afinal, já que Elgin não fornece nenhum software/driver? A Elgin é uma marca confiável, não é scam… eu realmente não entendi.

é cabos de dados normais que liga dois dispositivos, um case para HDD/SD é um bom exemplo, liga o PC com armazenamento externo

3 curtidas

Serve pra causar um curto-circuito.

Mas falando sério, algumas coisas usam cabos assim por…motivos, mas viola a especificação USB completamente e pode causar um baita estrago.

2 curtidas

@evefavretto Eu li algo assim também! Eu deixei conectado dois notebooks por menos de 1 minuto. Será que pode ter danificado algo?

Pode sim. As portas USB tão funcionando direito depois disso?

Aparentemente sim. Existe algum app que testa porta USB pra ter 100% de certeza?

pendrive, celular
só conectar

Sim, eu fiz isso e funciona normal. O problema é que agora eu tô encucado, achando que qualquer hora vai acontecer algum erro, como corromper algum arquivo importante. D:

esse AM no nome simplesmente indica o conector, que no caso é o A Macho

1 curtida

Entendi, mas então se esse cabo não serve pra transferência de dados, por que a Elgin diz que sim? Isso que eu quero entender.

Sem mostrar a propaganda ou o link onde vc comprou ou mesmo uma foto da embalagem do cabo fica difícil saber, mas que eu saiba não é possível conectar 2 PCs com um cabo USB e transferir arquivos entre eles.
Você consegue fazer isso com um cabo ethernet, desde que configure as placas de rede de ambos os computadores para funcionar dessa forma.

1 curtida

Infelizmente não consigo postar link, minha conta é nova, por isso mencionei apenas o modelo do cabo. Procurando no Google por “Cabo USB 2.0 AM AM de 1,8m - Elgin” já aparece como o primeiro resultado.

se for esse aqui Cabo USB 2.0 AM AM de 1,8m Elgin, em nenhum lugar diz que serve para conectar 2 PCs, apenas diz que esse cabo é ideal para transferência de dados, ou seja, conectar um celular ou impressora num PC seria justamente para transferir dados.

Que tipo de impressora ou celular fora do padrão usa essa desgraça de USB A? hahaha

Acho que o único uso pra USB AM-AM é usar de cinta na pessoa que criou o produto…
Tipo isso aqui…

.

1 curtida

É aquele negócio, cada um no seu quadrado…

Os cabos par traçado com conectores RJ45 e as interfaces de rede no PC são feitas para esse propósito, pegam os dados, transformam em pacote, tem protocolo pra controlar colisão CSMA/CD, controle erros, perdas de pacotes, gerencia a conexão… é a forma planejada e dedicada para conexão lógica e troca de dados entre PCs.

Porém… apesar de um HUB USB e as portas USB serem genéricas, e não terem nada dedicado para gerenciar conexão/transmissão de pacotes de dados entre PCs, não seria nenhum absurdo nos tempos atuais, terem evoluído para suportar esse tipo de coisa. Nada que atualizações de drivers do hardware e mesmo softwares instalados no Windows/Linux, não pudessem fazer esse tipo de coisa.

Daria pra fazer o que tu quer… coerência tem. Mas na prática é incomum e não ocorre. O fato é que as interfaces de redes que são dedicadas pra isso.

Só para responder a dúvida de qual o uso desse cabo, tem várias cases de HD externo que usam essa mer**

Ouço gritos vindo do USB-IF

Nossa, que doido.

Agora eu tô preocupado real de ter danificado a porta USB e só aparecer o problema mais à frente. :((((((((((((((

Valeu pela resposta! E pra todo mundo que respondeu também!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.