Pra que serve a banda de 5 GHz se nunca está disponível?

Pra que serve a banda de 5Ghz em um roteador wifi de celular e como usar isso afinal??

Sim, eu eu sei que ela serve para uma conexão mais veloz mas eu absolutamente NUNCA ví um celular capaz de usar isso, toda vez que ligo meu roteador pra alguém na banda de 5Ghz o outro celular simplesmente não o localiza naa redes disponíveis!

Com pcs a mesma coisa, precisa alterar alguma configuração para habilitar isso??

Como saber se um roteador wi-fi (de provedores) transmite em 5Ghz??

Pra que isso se nunca está disponível??

Aqui funciona.

Hoje em dia, a maioria dos ONTs dos clientes ISP já têm capacidade de 802.11n/a/ac/ax operante em 5GHz, bem como praticamente todos os roteadores com access point disponíveis no mercado (TP-Link, D-Link, Mercursys, etc).

O 5GHz não serve apenas e tão somente para uma conexão mais veloz, o 5GHz (que, vale ressaltar, é diferente do 5G das operadoras, estou dizendo isso não pra ti mas para o pessoal que às vezes vejo confundindo os termos 5GHz e 5G) tem outra vantagem perante o 2.4GHz: quantidade de canais e resiliência a interferência.

Enquanto o 2.4GHz só tem uma dúzia de canais (e uma vizinhança, principalmente em um condomínio, vai ter muito mais roteadores que canais dentro de uma área de abrangência wireless), o 5GHz, se não me falha a memória, tem centenas de canais. Quando dois ou mais roteadores estão atuando em um mesmo canal, é como se dois clientes diferentes estivessem tentando usar o mesmo caixa de supermercado ao mesmo tempo: dá conflito, mercadorias vão se misturar, por assim dizer, e a usabilidade de ambos será afetada. O 5GHz mitiga esse problema, disponibilizando muito mais canais do que seria possível, hoje em dia, ter de roteadores em um local.

O 2.4GHz, particularmente, é entupido de outros dispositivos e protocolos que usam da mesma frequência, como Bluetooth, aparelhos de microondas, telefones sem fio, babá eletrônica, etc. Isso porque a faixa dos 2.4GHz é uma faixa que requer pouca burocracia entre fabricantes e órgãos reguladores de telecomunicações, pois é conhecida como a faixa ISM (Industrial, Scientific and Medical), assim, a licença para operar nessa faixa é muito mais acessível. Só que isso gera interferência entre os diversos tipos de operações nessa faixa. Ainda que o 5GHz também seja a mesma faixa para drones, telefones sem fio e dispositivos wi-fi, há mais “espaço” para diversos tipos de equipamentos, porque a banda é maior.

Só que tem essa questão que você traz: a incompatibilidade dos dispositivos finais (smartphones, laptops) com 802.11n/a/ac/ax em 5GHz. Isso é um problema mais aqui do Brasil. O mercado de informática brasileiro direciona produtos “baratos” devido ao problema da nossa falta de poder de compra. Um adaptador dual-band (que suporta tanto 2.4GHz quanto 5GHz) é mais caro que um adaptador 2.4GHz, que em vários países já nem se usa mais. A obsolescência de outros países e o baixo poder de compra, ao meu ver, faz escoar tudo isso, que seria lixo eletrônico, pra cá.

O 2.4GHz não é de todo ruim, e o 5GHz não é tão perfeito. O 2.4GHz é mais adequado para maior cobertura em áreas mais amplas como chácaras, shoppings e praças, porque o 5GHz não consegue propagar muito longe. Ele é muito rápido e sofre de menos interferência, mas ele não vai longe como o 2.4GHz.

Pra você conseguir acessar o Wi-Fi de 5GHz em um computador, precisará de um adaptador (seja USB ou PCI-e) de Wi-Fi Dual-Band ou específico pra 5GHz.

Já no caso do smartphone, não tem o que fazer se o aparelho não vir com suporte Dual-Band de fábrica.

2 Likes

E como saber se tal possui isso ou não?

Como saber se precisa habilitar nas configurações… enfim

E no caso de roteador de provedor, como fazer?

No caso do dispositivo final (consumidor), um dispositivo que seja dual-band já naturalmente vai ter habilitado o Wi-fi em 2.4GHz e em 5GHz. Se não me engano, só no computador, nas configurações avançadas de driver, é que pode ser que tenha alguma opção pra “2.4GHz only” ou “5GHz only”, mas não tenho equipamento com suporte a 5GHz aqui pra confirmar isso. Mas isso responde a próxima:

Do que eu já vi de dispositivos com suporte ao 5GHz, quando você buscar por redes Wi-Fi, elas naturalmente vão aparecer juntas, as de 2.4GHz e as de 5GHz, na mesma lista. Geralmente são distinguíveis pelos nomes (SSIDs) que, por padrão de fábrica e/ou por convenção, têm um sufixo “-5G” no nome. Exemplo: suponha que você não modificou as configurações do roteador do provedor de internet, então os técnicos configuraram seu ONT com duas redes wireless, uma 2.4GHz no nome que você solicitou (por exemplo: “TresDeltaOito”) e outra em 5GHZ com o sufixo (“TresDeltaOito-5G”). Isso não é regra, redes 5GHz não precisam necessariamente ter esse sufixo, mas é mais uma convenção para discernir entre duas redes.
Em resumo, elas vão aparecer na lista de pontos wi-fi próximos, natural e simplesmente.

Os ONTs (“roteador de provedor”) geralmente já vêm configurados pelos técnicos. Quando habilitam assinaturas de internet e instalam o equipamento, geralmente já habilitam ambos pro cliente.

Voltando à pergunta:

Você pode pesquisar pela marca e modelo em tabelas técnicas (como GSMArena) e verificar se praquele modelo consta Dual-band ou 802.11ac/ax. Se constar, o dispositivo suporta.
Se for um laptop, mesma coisa, pesquise pela marca e modelo (exemplo: ES1-572) e vai encontrar uma página da fabricante listando os detalhes técnicos, que incluem as capacidades wireless do computador.

Uso os 5Ghz e Wifi6 há mais de 2 anos, na maioria dos dispositivos.
Pra vc usar, tanto roteador quanto dispositivos tem de suportar.

2 Likes

:thinking: :thinking: :no_mouth: :face_with_raised_eyebrow: :thinking: com que controle ou interface??? Tem nem botão nos roteadores que vejo…

você quer dizer entrar naquela interface que exige senha de administrador? Como obter tal senha?

Off: ouvi rumores que todo roteador tem uma senha padrão, quer dizer que qualquer pessoa com acesso à rede wi-fi de alguém que tenha disponilizado a senha de acesso à rede (senha pra poder usar o wi-fi e não a senha de administrador) pode acessar as configurações do roteador bastando saber tal senha??

Ouvi rumores de pessoas de minha região que o provedor local não a disponibiliza, eu fico me perguntando como que ficam as atualizações de firmware do roteador visto que quando precisar como o usuário fará a instalação do update sem poder ter acesso às configurações do roteador e outra, com a senha de administrador você mesmo pode alterar a senha, acho totalmente antipraticidade ter que ficar ligando pro provedoe apenas para pedir pra eles alterarem a senha…

E outra, se o roteador do provedor não é tão potente quanto outro que ví em N⁰ lojas posso trocá-lo? Enfim…

Então a conexão por 5Ghz depende unicamente do roteador realizar e a placa de rede ter suporte a tal?

Se não está vendo ou o roteador não faz ou a placa de rede não recebe?

Vamos supor que a falta esteja no roteador, como trocar caso o provedor não deixe ou procure dificultar…

Obs:

Não tenho nenhuma declaração oficial nem mesmo ainda ví nenhum provedor fazer tal obstrução mas ouvir boatos de pessoas aos arredores dizendo que é “proibido” e nem senha de administrador recebem…

Isso, nessa mesma.

Depende do provedor. Alguns deixam a senha do painel intacta, que pode ser conferida em uma etiqueta embaixo do equipamento. Outras, como a que tenho aqui, mudam a senha para que só eles possam configurar.

Então, não depende do usuário. O provedor lança a atualização pelo TR-069 que é, digamos assim, um protocolo de acesso remoto que os provedores têm para verificar e configurar ONTs sem precisar estar in situ.
Geralmente atualizam o firmware dos ONTs dos clientes de madrugada, lançam um batch de atualização e os ONTs de todos os clientes recebem e atualizam. O cliente, mesmo o mais técnico deles, nem fica sabendo.

Fazem isso porque o equipamento geralmente vem em regime de comodato (isto é, não é do cliente, é deles). Além disso, permitir que o cliente acesse como admin pode levar ao cliente instalar um firmware que vai brickar o aparelho, o que vai gerar um custo. Eu particularmente não concordo com essa política mas, é a política dos provedores.

O ONT é tanto um modem quanto roteador e access point. Sua interface de modem vai ser específica para atender o tipo de conexão de entrada do provedor (se é fibra passiva, se é coaxial, etc). Só o provedor pode substituir. O que dá pra fazer, como eu fiz aqui, é instalar um segundo roteador, um roteador seu, próprio, e criar uma subrede. Teu roteador vai comunicar com o ONT e você terá liberdade quase total de configurar o segundo roteador.

Exato.

Também exato.

• Se o roteador não suporta 5GHz, mas o dispositivo final suporta, então você só verá redes 5GHz da vizinhança.
  • Se o roteador não suporta 5GHz, e o dispositivo final também não, então só redes 2.4GHz aparecerão na lista.
  • Se o roteador suporta 5GHz mas o dispositivo final não, então aquele wi-fi estará aberto em vão, pois você não será capaz de vê-lo nem conectar à ele.
  • Agora, se tanto roteador quanto dispositivo final aceitam, então vai aparecer normalmente e você poderá conectar e usufruir de uma conexão mais estável e mais rápida.
1 Like

Como eu mencionei anteriormente, geralmente provedores já configuram o 5GHz no ato da instalação do ONT pro cliente. Se a instalação é recente (de cerca de 2 anos pra cá), é quase certeza. O provedor mineiro que contrato é bem regional e pequeno (atendendo sítios e chácaras do interior mineiro), e mesmo eles já têm 5GHz no equipamento.

1 Like

Você não vai trocar o equipamento da operadora, ele fica lá do jeito que está.
Você tem de comprar um roteador com as especificações que você precisa, e ligar um cabo de rede em uma das portas LAN do aparelho da operadora na porta WAN do seu equipamento e realizar a configuração da sua nova rede wi-fi.