Potência (W), corrente (A) e tensão (V): o que significam as especificações nos cabos e carregadores?

1 curtida

Em relação a um cabo usb type-c to type-c, com potência de 100W e 20V/5A, caso seja utilizado em um carregador de 25W e 5V/3A, a quantidade de energia transferida pelo cabo estará condicionada ao limite de potência, corrente e tensão de saída do carregador?
Ou o correto seria utilizar um cabo type-c com tensão de 3A?

Nesse caso que você citou o limitador é o carregador. Agora por o que você citou o carregador só tem 15W.

Potência = tensão x corrente
P = 5V x 3A
P = 15W

Não digo que o ideal é utilizar um cabo que seja dentro da potencia que seu celular carrega ou que o carregador entrega, é dimensionamento correto. O cabo que uso no meu celular suporta mais do que ele pode receber, comprei maior dimensionado por a diferença de preço ser pequena, isso me possibilita entregar a potência máxima para uma quantidade maior de aparelhos caso eu faça uso.

O que não deve é comprar um cabo que suporta menos do que é entregue pelo carregador.

Que alegria ver escrito tensão e não voltagem.

2 curtidas

Em teoria, com USB-C o carregador deve detectar isso e limitar. Cabos acima de 60W precisam ter um chip (eMarker) para sinalizar que são capazes.

1 curtida

Ora, ora, ora… parece que temos um engenheiro elétrico (sarcasmo) aqui…

Pior q não sou, eu sou mecânico kkkkkkk
Mas sou técnico em mecatrônica, então entendo de mexer com força (se é q me entende).

Ps: curiosidade, o certo é engenheiro eletricista, pq elétrico é o q tem energia elétrica, logo, a pessoa não pode ser um engenheiro(a) elétrico(a). Quem me ensinou isso foi um engenheiro eletricista, eu falava errado mesmo kkkkkkk

Falha minha.
Só informei uma das tensões de saída que o carregador suporta. As outras são 9V/2A, 9V/2,77A, 12V/2,1A.

Agora entendi perfeitamente. Obrigado pela resposta, bro!

Carregador Samsung modelo EP-TA2008
Saída: 9.0V - 1.67A ou 5.0V - 2.0A

Quer dizer que esse carregador tem potência de 10w apenas?

9 multiplicado por 1,67 = 15,03

Arredondando, 15w de potência.

1 curtida