Em relação a um cabo usb type-c to type-c, com potência de 100W e 20V/5A, caso seja utilizado em um carregador de 25W e 5V/3A, a quantidade de energia transferida pelo cabo estará condicionada ao limite de potência, corrente e tensão de saída do carregador?
Ou o correto seria utilizar um cabo type-c com tensão de 3A?
Nesse caso que você citou o limitador é o carregador. Agora por o que você citou o carregador só tem 15W.
Potência = tensão x corrente
P = 5V x 3A
P = 15W
Não digo que o ideal é utilizar um cabo que seja dentro da potencia que seu celular carrega ou que o carregador entrega, é dimensionamento correto. O cabo que uso no meu celular suporta mais do que ele pode receber, comprei maior dimensionado por a diferença de preço ser pequena, isso me possibilita entregar a potência máxima para uma quantidade maior de aparelhos caso eu faça uso.
O que não deve é comprar um cabo que suporta menos do que é entregue pelo carregador.
Que alegria ver escrito tensão e não voltagem.
Em teoria, com USB-C o carregador deve detectar isso e limitar. Cabos acima de 60W precisam ter um chip (eMarker) para sinalizar que são capazes.
Ora, ora, ora… parece que temos um engenheiro elétrico (sarcasmo) aqui…
Pior q não sou, eu sou mecânico kkkkkkk
Mas sou técnico em mecatrônica, então entendo de mexer com força (se é q me entende).
Ps: curiosidade, o certo é engenheiro eletricista, pq elétrico é o q tem energia elétrica, logo, a pessoa não pode ser um engenheiro(a) elétrico(a). Quem me ensinou isso foi um engenheiro eletricista, eu falava errado mesmo kkkkkkk
Falha minha.
Só informei uma das tensões de saída que o carregador suporta. As outras são 9V/2A, 9V/2,77A, 12V/2,1A.
Agora entendi perfeitamente. Obrigado pela resposta, bro!
Carregador Samsung modelo EP-TA2008
Saída: 9.0V - 1.67A ou 5.0V - 2.0A
Quer dizer que esse carregador tem potência de 10w apenas?
9 multiplicado por 1,67 = 15,03
Arredondando, 15w de potência.
Tenho uma TV Box com fonte 5V 2A, porém essa fonte queimou. Posso usar uma fonte 12V 1A ?
Não pode, vai fritar a TVbox.
Então já era! Eu tentei ligar ela com uma fonte aparentemente idêntica e ela não ligou, só depois que fui olhar a configuração e é 12V, 1A. Depois testei com uma fonte padrão da TVbox e a mesma não liga mais!
só ascende um led vermelho atrás.
Sou bem leigo em relação à tudo isso. Pelo que entendi, não se deve usar um carregador com tensão de saída acima do suportado pelo gadget que irá receber. Por exemplo, não devo utilizar um carregador com tensão de saída de 9V num dispositivo recebe 5V. Minha dúvida fica em relação à corrente. Posso utilizar um carregador com a mesma tensão do dispositivo (5V), porém com corrente de saída acima (2,3A para 1A)?
Se entendi bem, nesse caso, irá carregar, porém com corrente limitada pelo dispositivo a ser carregado (1A). É isso? Causaria algum problema ao dispositivo?
Obrigado!
Não é para dar nenhum problema.
Quem dita quanto quer de amperagem é o dispositivo que recebe a energia. Então quando você conecta num dispositivo que consome menos amperagem do que a fonte consegue fornecer, então ela vai ficar mais “ociosa” e só vai entregar a amperagem que o dispositivo está querendo.