Posso usar nobreak num Mac Mini M1?

Recentemente adquiri um Mac Mini M1 e para garantir que não perderei meu trabalho para as constantes quedas/piscadas de luz também comprei um nobreak.

Ao ler o manual do Intelbras XNB 720va 120v Mono consta que não é para usa-lo em computadores com fonte PFC ativo.

Pelo o que eu andei lendo na web, basicamente qualquer computador moderno deve ter uma fonte do tipo, incluíndo os Macs, mesmo que a Apple não informe isso.

Ai fico com algumas dúvidas:

  1. Posso ou não usar o Mac Mini nesse nobreak que comprei?
  2. Se não, existe então um tipo de nobreak específico que devo comprar?
2 curtidas

Infelizmente tu fez uma péssima compra, se der para devolver, devolva.
Esse Intelbras XNB 720va 120v Mono é um nobreak barato e de baixo custo. É um nobreak com senoidal por aproximação, aka semi-senoidal (semi-senoidal nem devia mais estar à venda). Tu precisa de um senoidal puro pra computadores e coisas com fonte estabilizadas.

Tecnicamente falando, tu pode até usar… mas vai forçar mais e acabar prejudicando a fonte… ou seja, não é recomendado.

8 curtidas

Usei um SMS Net 4+ desse senoidal por aproximação (onda quadrada) por 5 anos em uma fonte com PFC ativo e não tive nenhum problema. Também tinha muito esse problema de “piscadas” aqui e coloquei apenas pra me salvar nessas situações. Sempre que tinha uma queda completa eu desligava o PC pra não forçar a fonte com esse nobreak barato.

Um nobreak bom de verdade custa tão caro que sairia mais barato trocar minha fonte em caso de defeito. Só parei de usar porque do ano passado pra cá a frequência das quedas de luz caiu muito (acho que foram só 2 quedas no ano inteiro).

Se quiser um nobreak bom de verdade:

3 curtidas

O problema é que uma fonte com defeito nem sempre para de funcionar “queima”, ela pode continuar funcionando por anos, prejudicando outros hardwares e quando tu percebe… dando um problema inexplicavel aqui, outro problema inexplicavel ali… essas coisas que desaparecem quando tu reinicia o computador.

Ps.: Esse nobreak que tu mostrou é overkill pra um M1… dá pra manter o M1 ligado por meio mês. hahahaha

Bem, essa foi a minha experiência. Não estou dizendo que não dará problemas (o próprio fabricante não recomenda).
Como esse nobreak só alimenta o PC quando tem queda da energia e eu nunca deixei por mais de 3 minutos (tempo pra salvar tudo e desligar), acho que não causou nenhum dano. Até agora nenhum dos componentes teve problema.

Pois é. Acho que nem fabricam esses modelos de dupla conversão com menos de 1000VA.

1 curtida

Achei esse, mas não sei se é confiável pela marca. (Já tive muita coisa boa da Intelbras, mas também já tive vontade jogar muita coisa da mesma marca na parede…)

Não recomendo

tu precisa de um Nobreak Senoidal (também chamado de onda pura), qualquer coisa chamado de semi-senoidal ou onda modificada é só um nome bonito pras ondas quadradas, que fazem mal pras fontes chaveadas, especialmente as com PFC.

Se puder devolver esse nobreak e pegar outro seria o ideal.
Se não puder devolver e for usar ele só para da tempo de desligar o computador (ou seja, não seguir trabalhando), não deve gerar um desgaste considerável no computador, mas presta atenção em uma coisa, se ele fica fazendo aqueles teck (relé chaveando/batendo) característicos dos estabilizadores, ele não presta pra ser usado no computador (não sei se os nobreak atuais ainda tem essa péssima característica), ai deixa ele pra ser usado só para o roteador de internet.

5 curtidas

Tinha um desse que usava pra evitar quedas no PS4, quando morei no interior do Goiás ficava estralando. Será que danificava o PS4 também? Quando voltei pra Brasília, acabei esquecendo ele lá… :disappointed: Aqui no DF não dava esses “teck teck” sempre, só de vez em quando. Já lá era direto.

Valeu pela ajuda pessoal, vou devolver o Intelbras. Andei pesquisando e pelo visto os nobreaks com onda senoidal pura/perfeita são meio caros, encontrei o Ragtech Easy Pro 4162 por R$649.

Não conheço a marca, mas parece que o produto é de qualidade. Alguém conhece outras indicações até esse preço e de 700VA ou mais?

Pelo preço é outro semi-senoidal.

Edit: fui olhar e não, esse ai é um senoidal puro. Tá uma pechincha.

Lembrei de uma coisa. Tu tem de ter em mente que um nobreak dura uns 2~3 anos e depois tu tem de trocar as baterias… o meu semi-senoidal tá parado porque as baterias saem mais caros que o produto. hahaha sad

Mas enfim, Ragtech é uma marca com boa reputação pelo que lembro. Mas pesquisa também a disponibilidade de bateria e assistencia no Brasil.

2 curtidas

Tô sabendo, já tive nobreak à uns anos e ele morreu por causa disso.

Eu nunca vi essa marca até hoje, mas parece ser boa e a única com preço acessível.

Pelo que vi tem bastante assistência, e a bateria deve sair uns R$300 ou mais. Mas é a vida né.

Como tu nunca viu essa marca? Dependendo de onde tu vai, tu tropeça nessa marca. Se não me engano, o Carrefour vende régua dessa marca.

A do meu, que paguei 275 reais, custa 430. hahaha

2 curtidas

Eu vi esse, mas fiquei com um pé atrás por conta dele ter integrado um estabilizador junto da função de nobreak, ou seja, colocam algo que deixa o produto mais caro e pior.

1 curtida

Ué, não é assim com todos os nobreaks?

Aproveitando o ensejo, gostaria de uma recomendação de Nobreak que aguente pelo menos umas 3 horas uma TV e um modem (Vivo Box) ligados.

Ultimamente tá tendo umas quedas de energia longas aqui na minha região, e é um saco ficar sem ver nada e ter que depender de Internet móvel pra continuar conectado. :joy:

Os de entrada acho que sim, os mais profissionais não (ou pelo menos nunca ouvi os da onde eu trabalhava fazerem o barulho de relé).
Mas é um péssimo projeto, fonte com PFC ativo odeia que fiquem tentando estabilizar a energia pra ela através de comutação nas entradas do trafo, ele deveria se limitar a só comuta pra bateria quando falta luz, seria mais barato e melhor.

tem de achar um com entrada pra bateria externa, ou modificar um para isso (tem batente vídeo no youtube do pessoal colocando bateria externa nos nobreak domésticos).

Eu só focaria em manter a internet funcionando e assistir coisas no celular (ou arrumar um tablet baratinho pra isso), ai a maioria dos nobreak que tem por ai devem manter o roteador 3 ou 4 horas ligado sem problema.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.