Posso usar memórias RAM diferentes da mesma marca?

Seguinte, eu tenho no meu pc uma memória ram d41 RGB da XPG(8GB), eu queria comprar outra memória dessa mas tá muito caro e só tenho dinheiro pra comprar uma mais barata, posso comprar uma outra memória ram da xpg, tipo uma d50 e etc, e depois poder usar junto com essa minha d41? tem problema?
me ajudem por favor.

pode sim, hoje em dia já não tem problema usar memorias diferentes

A única coisa que acontece é que elas correrão no clock e nos timings da mais lerda. Em alguns casos bem extremos, tu pode ter incompatibilidade apresentando sintomas que não fazem sentido… né Asgard? (os módulos passam por memtest86+ individualmente, bugam em par. 2x Kingston Fury Beast no mesmo PC, mesma velocidade e timings melhores, passam)

minha placa limita 2666, a minha que eu já tenho é 3000mhz, se eu comprar uma barata da xpg de 3200mhz, não vai ter problema pq só vai puxar 2666?

Vai rodar a 2666MHz sem problema (acho que deve ter xmp de 2666MHz)…

Tenho um kit 4x4GB DDR4 3000MHz da Corsair Vengeance LPX que roda a 2133MHz~2666MHz num Ryzen 5 1600 AF por causa do controlador da memória desse processador. No meu Ryzen 5 5500, elas rodam em 3600MHz sem problema na mesma placa mãe… (fora temperatura)

Eu chutaria que as chances de dar problema é 1 em 1000.

Parece que das placas lançadas na última década só os Ryzen de 1 geração que são problemáticos com memória ram e é comum dar alguma incompatibilidade.

No meu caso, eu tirei a prova e é o controlador de memória do 1600 AF mesmo. hahaha (4x4GB não funcionava nem na B450 com o 1600 AF, mas funciona com o 5500 na B350 do 1600 AF…)

No caso das Asgard, não lembro mais qual era o sistema, mas acho que era um 3900X com X470 ou coisa do genero.

1 curtida

Essa marca já me deu dor de cabeça exatamente pelas memórias serem diferentes, marcas diferentes, era algo que não deveria acontecer, mas aconteceu… R5, placa mãe msi… Tava dando tela azul direto.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.