Posso usar a mesma chave do Pìx em contas diferentes?

Dúvida do título que não achei de forma clara em lugar nenhum. Por exemplo, cadastro meu CPF como chave no Neon, posso cadastrar essa mesma chave no Nubank?

E, caso eu receba um Pix de alguém com essa chave, pra qual banco iria o valor?

As chaves são de cadastro para uma única conta.
Se o seu CPF estiver cadastrado na conta do Nubank, você não vai poder cadastrar o mesmo número pra uma conta no Neon ao mesmo tempo.
Você pode transferir o CPF de um pra outro, mas não pode ter nos dois ao mesmo tempo.

5 curtidas

Centauro está corretíssimo. É importante adicionar que cada conta transacional de pessoa física pode ter até 5 chaves registradas. As chaves são cpf, e-mail, telefone e uma chave alfanumérica aleatória.

Como falei em outro tópico aqui sobre o assunto, minha estratégia vai ser deixar meus dados pessoais (CPF, e-mail principal e telefone) cadastrados na minha conta principal mas usar um e-mail personalizado para pix em cada uma das contas que tenho para poder passar facilmente e de maneira segura.

Outro ponto importante é que existe um método de requisição de chaves. Então se alguém cadastrou seu e-mail em outra conta, você pode requisitar ele e a pessoa terá alguns dias para provar a titularidade da chave ou ela vai para o dono original que está requisitando aquela chave. Minha sugestão é cadastrar o quanto antes abrir os seus dados pessoais na sua conta principal, depois você decide de faz portabilidade deles ou não.

1 curtida

Tirando o CPF, as chaves de email e telefone passam por processo de validação, ou seja, tu tem de confirmar que tem acesso a ele, então não teria como outra pessoa cadastrar o teu e-mail.

Não vejo motivo para passar pelo transtorno de portabilidade das chaves, só esperar e cadastras nas contas que tu tem certeza que vai usar.

Sempre tem como, galera consegue acesso ao WhatsApp pedindo a chave de validação que chega no SMS então isso pode existir. Talvez não no nosso nível de “Entusiastas de tecnologia” mas no nível de “Meu tio no whatsapp” com certeza rolará

Uma coisa que pensei agora… As chaves de telefone e email vão ser atreladas aos endereços reais?

Por exemplo, se eu mudar meu número de telefone, minha chave do pix mudaria ou perderia acesso a ela?

Nesse caso o ideal é você desassociar essa chave, e associar a nova. Se não desassociar, o(a) próximo(a) dono do número vai poder requisitar essa chave, ai você terá alguns dias para provar que ainda tem acesso aquele número, se não provar o banco da a chave para quem provou.

Sim, se tu mudar de telefone tem de excluir a chave e criar uma nova, assim evita aborrecimentos futuros.
Mas quem muda de telefone com frequência hoje em dia?

Mudar por vontade própria é raro, mas tem as linhas que são canceladas por falta de pagamento e afins.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.