Posso deixar carregadores/fontes conectadas 24h/7d na tomada?

Já sabemos que o ideal é carregar a bateria “aos poucos”, não chegando a 0 nem a 100%.

Mas e as fontes/carregadores/adaptadores de parede, tanto de notebook quanto de smartphones, podemos deixar conectadas na tomada o tempo todo, sem utilizar, sem nenhum prejuízo? Eu lembro de já ter lido em alguma dessas fontes que não era recomendado ficar mais de 24h sem uso. Isso ainda é aplicável? E elas consomem energia, mesmo que pouco?

3 curtidas

Sem uso? Na tomada? Acho que não, o meu carregador tá na tomada desde 2015… as vezes passando dias sem uso. (Se isso fosse real, não existiriam tomadas com carregador USB)

Carregador de tomada não era para consumir. Ao menos o meu da Lenovo e o do Xiaomi só começam à usar energia depois que tu conecta alguma coisa nele. (pelo que lembro, o circuito fica aberto até tu conectar alguma coisa para carregar)

3 curtidas

Até onde sei, somente carregadores muito antigos gastam energia quando não estão sendo utilizados. Os mais recentes são todos inteligentes o suficiente para se desligarem quando não estão sendo utilizados, exceto, talvez, pelo consumo de um pequeno LED (comum em carregadores de notebooks)…

4 curtidas

Gasta sim, é pouco mas gasta.

Eu pesquisei e alguns sites falam “Um carregador de celular consome, em média, 0,26 watt quando não está sendo usado.”. Nenhum dos sites apresentou uma fonte disso, mas se tá na internet é verdade.

Como o valor do kwH está R$1,04 em São Paulo (fonte: NG Solar), um carregador que fica 16 horas por dia na tomada sem uso irá gastar aproximadamente R$1,56 por ano.

Não sei se essa conta está correta, fiquem a vontade para me corrigirem ou apresentarem fontes confiáveis.

2 curtidas

Bem lembrado. Se for deixar um carregador na tomada sem uso, deixe um original.
O pirata, além de consumir mais energia tem mais risco de colocar fogo na sua casa.

4 curtidas

Sei lá, meu medidor de consumo é doido então. Aqui ele indica zero w.

2 curtidas

Tá, mas o que se entende por original? Apenas o que veio com os aparelhos? Porque hoje já existe carregadores muito “mais inteligentes” como os da Baseus, Ugreen e similares.

3 curtidas

Isso, acho que seria melhor usar a palavra “qualidade” em vez de original.

3 curtidas

Cadê o pessoal da engenharia elétrica pra poder fazer uma prova disso e/ou dar umas explicações melhores? :joy:

[não sou engenheiro elétricista] Mas talvez seja pq a corrente seja baixa demais? Como uma balança que pesa de 10g a 10kg, se vc colocar algo mais leve ela vai marcar 0.

Talvez o medidor do Keaton não consiga olhar pra valores tão baixos.

2 curtidas

Se ele foi feito para medir até 10A é bem comum ele não registrar a corrente na casa dos mA, assim como aqueles medidores na casa dos 100A vão ter problema com correntes de 1A.

Recomendo usar um multimetro para medir a corrente do carregador de celular em vazio (se sobrar tempo amanhã eu vejo se o meu multimetro mede corrente alternada).

1 curtida

Tu fala da precisão da balança? Até onde eu lembro, a precisão da corrente desse é 0.01A… vou até procurar ele depois. (tá na gaveta de gadgets “não usados”)

Esse meio que mede. Eu tenho quase certeza que ele tem duas casas decimais na corrente.

Você precisa de um (alicate) amperímetro ou um kill-a-watt (o meu é um genérico). Multimetro, até onde eu lembro, não dá pra fazer isso.
Edit: caduquei, dá sim pra fazer isso… hahaha mas mesmo assim, alicate é melhor.

1 curtida

Alicate amperimetro é infinitamente maus seguro e facil de usar, mas para esses casos assim de corrente bem baixa eu ainda prefiro o multimetro, apesar de da trabalho monta o circuito.

1 curtida

Meu toc não permite eu deixar o carregador na tomada kkk

2 curtidas

Não é a minha área também, mas eu chuto que o maior risco de deixar o carregador/fonte conectado na tomada mesmo sem uso é em caso de dar um pico de energia e queimar o carregador/fonte.
Fora isso, o gasto de energia deve ser negligente.
Outra coisa pra prestar atençao é se está esquentando quando conectado na tomada mas sem uso, porque se estiver significa que tem algum problema ou é de baixa qualidade (além de estar despediçando energia, porque precisa gastar energia pra gerar esse calor).

1 curtida


Se as imagens não aparecerem: ctrl+f5.

Curiosidade. alguém sabe de um plug de tomada 20A que não tenha aquele afundado das tomadas 20A atuais?

Nunca tiro da tomada, e tá funcionando até hoje, se gasta ou não, nunca dei bola pra isso.

2 curtidas

Gastar energia, isso tenho certeza que gasta, nem que seja um valor extremamente ínfimo para manter a energia do led do carregador ou para manter a energia continua depois do carregador que antes era alternada.

@xavier os meu vive na tomada, tanto celular e note, pode dizer que faz parte da tomada.

O problema mesmo é o que @centauro falou de queimar e esquentar, mas esquentar só quando está carregando, sem carregar, o carregador chegar ser frio

2 curtidas

Uh… meus carregadores não tem led… e aparentemente só fecham circuito com alguma coisa carregando. Vide imagens acima. :V

1 curtida

Notebook tem, e antigamente já vi uns de celular ter, hoje em dia nunca mais

1 curtida