Possível golpe? Serasa ligando para atualização cadastral

Explicando o caso, hoje mais cedo recebi uma ligação de São Paulo-SP para confirmar dados cadastrais em nome do Serasa. Eles já tinham os meus dados de endereço e telefone, e pediram confirmação apenas desses dados, não solicitando mais nenhuma outra informação. O detalhe é que como estou esperando um retorno de alguns currículos que mandei para SP, na ansiedade, confirmei os dados e só depois perguntei de onde era, e foi quando me informaram ser uma atualização do Serasa. O problema é que nunca tive qualquer relação com o Serasa.

Com os mega vazamentos de dados ocorridos no ano passado, posso ter caído em um golpe ou é apenas paranoia minha?

Possivel golpe? Não, é golpe sim… O pior que é um golpe bem conhecido por sinal…
É bom tu começar a prestar atenção em contas de bancos sendo abertas em teu nome, cobranças, telefones, empresas e etc… se tu der azar, a dor de cabeça real tá para começar.

Só para garantir, já vai na delegacia e faz B.O. sobre o golpe…

Dica número zero: nunca passe informações pessoais por telefone, ainda mais de uma ligação recebida. Nunca se sabe quem está do outro lado.

Pior que já escapei de outros golpes assim, mas dessa vez a ansiedade falou mais alto.

O estranho é que eles já tinham os dados de endereço e telefone (justamente os dois que coloquei nos currículos, junto com o e-mail), e não me pediram nenhum dado novo como algum documento. Mas vou seguir a dica do @Keaton e monitorar qualquer coisa suspeita.

E também faça B.O. … sério.
Isso pode servir de prova quando tu precisar. (se precisar, claro)

1 curtida

Em adição ao que já foi dito, eu também ficaria de olho no Registrato do Bacen, lá você consegue consultar contas bancárias, chaves Pix, empréstimos e outras informações relacionadas que estejam registradas no seu nome…

O problema é que nunca tive qualquer relação com o Serasa.

Você não “precisa” ter relação com o Serasa. Ele tem suas informações se você faz parte do sistema bancário.

De qualquer forma, você pode ligar no atendimento do Serasa e perguntar. Mas eu nunca vi nenhum bureau de crédito ligar pra alguém e perguntar por informação pessoal.

Mas os dados pessoais são os que golpista mais tem.

Pode monitorar mesmo, daqui a pouco começa a fraudes

Passar dados por telefone, somente se você ligar, se receber a ligação, esquece, o máximo do máximo mesmo é confirmar os três primeiros dígitos do CPF para alguma cobrança que vc saiba que tem, se não, esquece

E se tu não tiver recebido uma ligação anterior… tinha um pessoal segurando o telefone… lembra?

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.