Possível golpe? Serasa ligando para atualização cadastral

Explicando o caso, hoje mais cedo recebi uma ligação de São Paulo-SP para confirmar dados cadastrais em nome do Serasa. Eles já tinham os meus dados de endereço e telefone, e pediram confirmação apenas desses dados, não solicitando mais nenhuma outra informação. O detalhe é que como estou esperando um retorno de alguns currículos que mandei para SP, na ansiedade, confirmei os dados e só depois perguntei de onde era, e foi quando me informaram ser uma atualização do Serasa. O problema é que nunca tive qualquer relação com o Serasa.

Com os mega vazamentos de dados ocorridos no ano passado, posso ter caído em um golpe ou é apenas paranoia minha?

Possivel golpe? Não, é golpe sim… O pior que é um golpe bem conhecido por sinal…
É bom tu começar a prestar atenção em contas de bancos sendo abertas em teu nome, cobranças, telefones, empresas e etc… se tu der azar, a dor de cabeça real tá para começar.

Só para garantir, já vai na delegacia e faz B.O. sobre o golpe…

1 curtida

Dica número zero: nunca passe informações pessoais por telefone, ainda mais de uma ligação recebida. Nunca se sabe quem está do outro lado.

1 curtida

Pior que já escapei de outros golpes assim, mas dessa vez a ansiedade falou mais alto.

O estranho é que eles já tinham os dados de endereço e telefone (justamente os dois que coloquei nos currículos, junto com o e-mail), e não me pediram nenhum dado novo como algum documento. Mas vou seguir a dica do @Keaton e monitorar qualquer coisa suspeita.

1 curtida

E também faça B.O. … sério.
Isso pode servir de prova quando tu precisar. (se precisar, claro)

2 curtidas

Em adição ao que já foi dito, eu também ficaria de olho no Registrato do Bacen, lá você consegue consultar contas bancárias, chaves Pix, empréstimos e outras informações relacionadas que estejam registradas no seu nome…

1 curtida

O problema é que nunca tive qualquer relação com o Serasa.

Você não “precisa” ter relação com o Serasa. Ele tem suas informações se você faz parte do sistema bancário.

De qualquer forma, você pode ligar no atendimento do Serasa e perguntar. Mas eu nunca vi nenhum bureau de crédito ligar pra alguém e perguntar por informação pessoal.

1 curtida

Mas os dados pessoais são os que golpista mais tem.

Pode monitorar mesmo, daqui a pouco começa a fraudes

Passar dados por telefone, somente se você ligar, se receber a ligação, esquece, o máximo do máximo mesmo é confirmar os três primeiros dígitos do CPF para alguma cobrança que vc saiba que tem, se não, esquece

E se tu não tiver recebido uma ligação anterior… tinha um pessoal segurando o telefone… lembra?

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.