Positivo Duo C464C é notebook 2-em-1 com tecla Netflix

Tecnicamente falando, até dá pra fazer rodar de uma forma menos carroça com o Windows10debloater https://github.com/Sycnex/Windows10Debloater
Mas sinceramente não é isso que a gente deveria fazer num computador NOVO, né…

Tu fala em piratear o Windows. Existem mil maneiras de adocar a pilula, mas a verdade é que isso ainda é pirataria.

1 curtida

Não mencionei direta ou indiretamente a pirataria, falei que dá para instalar gratuitamente o Windows por um período temporal legalmente! Jamais incentivo métodos ilegais!

Você não precisa de uma chave pra poder usar o Windows 10.
Você pode usar indefinidamente sem chave, a únicas “limitações” (até onde eu saiba) é que fica um texto no canto inferior direito pedindo pra você ativar o Windows e você não pode mudar o fundo de tela.

Entendi! Lá no comentário anterior, apenas falei que daria baixar gratuitamente o Windows por tempo limitado e assim expirado teria que pagar para tê-lo no notebook ou PC! Nada de pirataria instiguei, como entendeu o @Keaton!

“Trial extendido”. huehuehue

btw… se o notebook vem com o Windows instalado, não teria sentido ter de baixar o trial. (alias, se não estou errado… o key dele fica no uefi)

Se o notebook não viesse com Windows instalado, ele poderia ser mais barato no preço final, pois a licença básica do SO custa mais de 700 reais!!!

Uh… não é assim que funciona quando vem pré instalado… dá uma lida em licenseamento O&M da Microsoft. (ou OEM mesmo)

1 curtida

Ok. Assim: penso que os notebooks e PCs não viessem com nenhum SO pré-instalado ou com Linux/outra distro instalado para, supostamente, reduzir seu preço aos consumidores!

Querer reduzir custos com Linux é não enxergar longe (tradução: não funciona muito bem)… o povo brasileiro, em sua maioria, é acostumada com o Windows e não tem o menor interesse de aprender Linux. Esses custos não desaparecem, eles são transferidos para o consumidor.

Vem com Linux? Se a pessoa se adaptar, beleza. Se não, ela provavelmente terá de gastar tempo e/ou dinheiro para instalar o Windows que nem sempre será original ou terá os drivers já pré configurados bunitinho. Lembre-se, nem todo mundo manja de instalar sistema operacionais, instalar drivers e configurar tudo corretamente. A maioria é “técodéreau” que só sabe “formata e instala windows”. Além disso, se vier com o Windows, a empresa que vendeu provavelmente fornecerá suporte por telefone/email pro sistema. Enquanto se não ouver uma versão do dispositivo com Windows, eles não são necessáriamente obrigados a ajudar. Mesma coisa pro Windows piratão, pelo que lembro, a Microsoft não ajuda no caso do Windows ser pirata.

Um produto tem de sair funcionando logo da caixa, nada de fazer as pessoas ficarem se matando de configurar e etc… Tu tem a menor noção de quanto tempo levaria pra instalar o Windows numa bomba como essa (Celeron dual core e 2GB de RAM)? Passa fácil das 2 horas… ai vem os updates… e cada um mais duas horas…

“Ah!!! Instala o Windows 7!!”… claro, o Windows 7 pode até ser instalado, porém não há mais suporte, não há drivers e se ouver alguma tecnologia nova… dançou. Não funcionará.

Lembrando que o Windows 10 Home 64bit deve estar cerca de 700 e o OEM menos de 100…

Para máquinas antigas, instalar Windows pode ser tamanha dor de cabeça porque sem SSD(somente HD) vai bugar! Por isso tem investir nas distros linux leves para poder rodar corretamente, assim consumindo pouquíssima RAM! Concordo contigo sobre Windows 7 de estar desfasado, ainda mais de estar muito menos seguro!

Não vai bugar. Vai demorar… o que é bem diferente. Já instalei Windows 10 x64 num Pentium E5200, 2x2GB DDR667… sendo que o HD era IDE. Imagina a carroça…

1 curtida

É isso mesmo! Bugs poderão haver ao longo do uso! Se instalasse linux ou uma distro bem leve, talvez não iria demorar a instalação! A sociedade tem de aprender os grandes benefícios do Linux porque, de fato, pensa nos mais pobres – justificativa dada por mim devido à sobrevida dada aos equipamentos considerados obsoletos por este SO!

O HD IDE que eu usei tinha leitura de 10MBps e escrita de 3MBps… iria demorar pra instalar qualquer coisa. Linux até ajuda com hardware antigo, mas não faz mágica quando o hardware é defasado demais.

Leve em conta que muitas distros até são mais leves que o Windows (mas nem todas), mas não são o santo graal do hardware obsoleto… Elas podem dar uma sobrevida a computador antigo? Certamente. Mas se o hardware for lento o suficiente, como um Celeron N3350, 2/4GB RAM single channel e HD, Linux nem o resolve bem… (também leve em conta que essa praga do C464C da Positivo provavelmente é toda soldada na placa, não havendo possibilidade alguma de expansão por slot DDR/SATA…)

Mas a questão aqui não é sobre hardware obsoleto… e sim computador NOVO, CARO, com hardware já ridiculamente defasado até mesmo para linha de entrada.

Pra tu ter noção o quão fora da casinha está esse Positivo… Tu consegue montar um computador barato que serve homeoffice básico*/Internet/Facebook pelo mesmo preço.

O computador que eu consigo montar por esse preço é um Celeron J4105(soldado na placa mãe) ou Pentium J5005/J5040/G6400 (com placa mãe simples), 4GB ou 8GB em DUAL channel, um 120GB SSD, um case simples e um monitor Samsung de 15". Bonus: se fosse com os da série J que eu listei, o PC consumiria tão pouca energia que até a fonte genérica de um case deveria aguentar… (não que eu recomende usar fonte genérica, mas…)

Mas não, o pessoal insiste em lançar essas bombas de Celeron N3350 (deve ser o caso desse Positivo) da vida porque o chip é super barato (e super lento)…

*(sem planilhas enormes ou coisa que requira MUITO processamento, claro)

1 curtida

Realmente, a Positivo precisa melhorar nos PCs e notebooks! Oferecer processadores intel 10ª geração, Wi-Fi 5/6 e Bluetooth 5.0/5.1! Fico triste por essas derrapagens da empresa – tanto no preço, quanto na tecnologia obsoleta embarcada! Sobre distro Linux: a depender da versão, poucos MBs são consumidos pela RAM!

Mesmo que o sistema gaste pouca memória RAM e capacidade de processamento, qualquer programa recente vai gastar um tanto considerável, então Linux quando falam que Linux ajuda a dar uma sobrevida, de fato, ajuda. Mas o que você pode fazer com um hardware defasado continua extremamente limitado porque os outros programas (que não o sistema operacional) não são necessariamente preocupados em otimizar para hardware defasado.

2 curtidas

Verdade! Seria interessante ao dono do Linux investir em seus apps próprios dedicados aos equipamentos antiquados!!

Não é bem assim que funciona no Linux (nem no mundo, apesar de existirem algumas distros dedicadas à computadores mais antigos, incluindo 386s), mas isso já tá virando um completo offtopic… hahaha

Verdade; a suposta causa do off topic deve-se à máquina fraca com Windows 10 – na minha opinião.

Eu tive um Chromebook 3 da Samsung com Celeron N3060 + 4GB de RAM. Não rodava tão legal. Um positivo com o mesmo hardware desse Chromebook, mas com SSD no lugar do eMMC o Lubuntu 20.04 rodou BEM melhor.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.