VPN nunca esteve tão em alta, mas será que o usuário sabe mesmo pra que isso serve?
Em termos de desvio de tráfego ok, por exemplo para acessar algum site ou aplicativo que não está disponível no país.
Agora vejo muita gente usando isso meio que achando que é um firewall, mas o que a VPN faz é criptografar os dados trafegados entre cliente e servidor, porém esses dados passam pelos servidores da VPN.
Resumidamente falando, é como você usar um filtro de papel carbono, depois você entrega esse filtro pra sabe-se lá quem (empresa de VPN).
É similar a rede Thor que muita gente acha segura pois ela cria uma camada de tunelamento de tráfego, no entanto o que já teve de gente que foi presa por crimes na deep web não está escrito, pois a própria PF e Interpol tem provavelmente milhares de servidores, a pessoa cai se entregando de bandeja pra polícia.
Então ou meu entendimento que está errado ou muita gente usa VPN porque ouviu dizer mas nem sabe ao certo o que está fazendo, porque você usa VPN?
O resumo que responde a sua reflexão é a falta de conhecimento das pessoas sobre VPN, e paralelamente essas pessoas usam a VPN que ouviu falar por algum motivo aleatório
Eu estava estudando mais sobre o tema e o VPN é bem o que eu pensada, basicamente um Proxy criptografado, porém fica totalmente na confiança se aquele servidor VPN realmente não tem acesso aos dados.
Entre entregar meus dados pra operadora que tem milhões de clientes ou um servidor VPN com milhares onde os admin do servidor sabem que a pessoa que usa provavelmente quer sigilo, esse segundo tem muito mais “motivos” para analisar esses dados pra chantagear, vender os dados, etc.
Prefiro meus dados na mão da operadora mesmo, até porque em um caso de vazamento ou qualquer do tipo fica muito mais fácil saber de onde foi desviado e ter a quem recorrer judicialmente.
o problema dos dados com operadoras são que eles podem ser interceptados: o vazamento de Snowden mostrou isso, ou pode espionado por algum órgão do governo que pode está seguindo ordem judicial ou não; e vender, não dúvido que algumas possam vender
outro exemplo, são a infraestrutura de operadoras pequenas, pelo limite orçamentário que eles possuem para investimento e segurança é um dos tipos de investimento, a possibilidade de eles estarem sendo espionados é muito maior que de uma operadora grande pela razão dos equipamentos de rede deles serem de entradas e possuírem inúmeras falhas, e não duvido de ter até backdoor de forma intencional.
Não sei nos outros países, mas no Brasil a maioria que conheço usa VPN para usar internet das operadoras móveis grátis (tem milhares de aplicativos e opções em grupos do telegram), principalmente os adolescentes, vai no Play Store e instala o HKH VPN (mesmo sem crédito libera Internet).
PS: NÃO RECOMENDO O USO (é ilegal usufruir de um serviço que você não está pagando nada para usar a rede da operadora).
Não é recomendação, é justamente mostrar que a popularização do termo aqui no Brasil tem mais haver com essas questões ilícitas do que qualquer outra coisa, a maioria não sabe nem do que se trata a tecnologia, só entrar em algum grupo do telegram que verá (falando nisso coisa errada achasse aos montes no telegram)
A VPN de um antivírus por exemplo não poderia identificar um link inseguro e tentar amenizar essa contaminação da máquina?
Eu uso pra isso. Se não, paro de usar agora.