Porquê um iPhone é tão caro? (ou, será mesmo)?

Vejo muita gente falando que IPhone é caro e porque é “marca” :woozy_face: ou porque é “mais valorizado” ou até mesmo porque é o “melhor :woozy_face: de :woozy_face: todos” porém, afirmar que algo é o melhor se baseando apenas no preço não quer dizer nada até porque quando olhamos para os preços desse mesmo smartphone em outros países os valores mudam demais, outras pessoas se utilizam de falácias de “apelo à popularidade,” e acreditem se quiser já ouvi até mesmo gente falando que o IPhone é o smartphone mais usado no mundo e que é o mais vendido no Brasil e etc…

Outra coisa que ouço são pessoas jogando toda a razão disso em impostos, mas se considerarmos que todas as outras empresas também pagam os mesmos impostos e não vendem tão caro assim esse argumento fica bem parcial…

É verdade que Apple vende seus Iphones na mesma cotação do dolar? Porque se for temos aí um mega indicativo do preço final sair caro…

Fabricação de iPhone é mais cara que de outros? Bem, quando se considera que são fabricdos com mão de obra chinesa barata fica difícil sustentar que a fabricação é mais cara…

Status ou marca? Então porquê em países desenvolvidos o mesmo preço altíssimo não ocorre?

Enfim, podem haver equívocos mas, o que faz o preço desse smartphone ser tão elevado em comparação aos outros aqui no Brasil e alguns outros países enquanto que em países desenvolvidos isso aparentemente não ocorre??

Unidade monetária? Produto realmente vale tal custo? Regulamentações? Concorrência?

O que mais influencia no preço final?

Nunca usei Iphone. Na época em que foi lançado, sabia que aquele era um produto pra poucos.

Meu primeiro smartphone foi um Galaxy Y TV (Android 2.3) que usei por uns 5 anos, ano passado ele parou de funcionar quando troquei a bateria por uma inadequada, provavelmente isso o matou. Hoje uso um baratinho da Sam que já está comigo há 4 anos.

O que você disse sobre status está correto, mas também vale destacar que a Apple cria seus produtos como um todo, hardware e software são complementares, é diferente dos Androids que são diversos em questão de construção.

Mas nem tudo que brilha é joia: o brasileiro quer sempre ganhar em cima de uma marca como no caso da Apple, o lojista aprendeu a vender maçã à preço de ouro e o tolo do freguês entra na onda pra se sentir diferente/inteligente.

1 curtida

Apple só fabrica produto de luxo. E essa ultima palavra já deveria dar uma primeira idéia do porque é caro. É como Dolce&Gabbana, Ferrari e etc. Tudo marca de luxo, vendem a mesma coisa que diversas outras marcas porém de luxo, com um preço mais alto pois “só eles fabricam tal coisa” e o que os outros fabricam não tem o mesmo status deles.

Eles não se importam se o produto deles é tão popular quanto um Samsung, alias, eles nem querem que seja. O diferencial dele é ser um objeto de desejo para as pessoas e não algo que vende que nem pãozinho. É mais “status” e sindrome de estocolmo mesmo.

Não vejo motivo em financiar um smartphone em parcelas à perder de vista se apenas uma dessas parcelas me compra um smartphone razoável por três anos.

O preço de lançamento é praticamente o mesmo entre os tipos de linha Android e o iPhone (pelo menos lá fora). A diferença que vejo (hoje em dia) é que o celular da Apple não cai de preço depois de dois meses de lançado.

1 curtida

Meus parabéns, guerreiro!
Não sei se isso é masoquismo ou só pobreza mesmo, pois o Galaxy Y é um celular que era ruim mesmo quando era novo. Eu mesmo demorei a comprar um smartphone pois os primeiros smartphones eram ruins ou muito caros.

3 curtidas

Desconsiderando Brasil, em países desenvolvidos isso também ocorre??

Eu ouvi dizer que a Apple vende os smartphones dela na mesma cotação do dolar mas não sei se é verdade, quando vejo os preços de um IPhone em países desenvolvidos soa como uma prova a favor dessa história do dolar ser verdadeira…

Mas em outros países os produtos dela também são tidos como de luxo??

Mas isso se refere somente ao Brasil ou em outros país isso também é realidade?

Ou seja quer dizer que lá fora não dá pra ficar bancando o “Scrapler” (não sei se esse seria o termo correto) de iPhone querendo comprar pra revender pois o preço é muito menor quando comparado ao brasileiro então, lá fora ele não tem esse apelo de preço? Certo??

A questão que fica é: O que faz esse celular ser tão caro aqui no Brasil??

E assim como vocês eu também não acredito que ele seja tão bom assim a ponto de justificar tanto custo…

Eu estou tentando descobrir por que calhas d’água ele é tão caro aqui no Brasil e em países desenvolvidos o custo tem uma diferença exorbitante, (se isso está na desvalorização do real ou outro fator), estou farto de ser envolvido em debates chulos com pessoas (até amigos) que sismam que iPhone é melhor em quade tudo e sempre fazem o apelo de valor, falam que android é ruim porque se fosse bom não iria desvalorizar tão rápido perante iphone e etc…

Aparentemente no Facebook tem gente que troca um GalaxyS23Ultra em um Iphone 12 ou alguma troca dessa, e o argumento da galera é quase sempre essa historinha de marketplace como se marketplace fosse indicativo de qualidade tecnológica, (pelo menos no mundo imaginário da cabeça deles é)…

Da última vez peguei um Motorola empresatado pra conseguir tirar uma foto em RAW pois queria treinar edição e aí na hora de enviar pelo Bluetooth sismaram que era pra eu enviar por WhatsApp e aí eu disse que WhatsApp iria detonar a qualidade por se tratar de uma foto RAW e eles simplesmente sismaram que o WhatsApp iria detinar qualidade pelo fato de eu isar android e que se fosse iPhone isso não ocorreria (Detalhe, a foto também havia ultrapassado o máximo de mb que o WhatsApp pode enviar), espero um dia poder ter um top de linha ou da Samsung ou da OnePlus e aí ter uma prova viva de que Tanto iPhone quando Android (quando comparados corretamente, Top de linha com Top de linha) entregam sempre resultados próximos se diferenciando seja em algo aqui ou alí…

Ah, e até hoje não sei como se faz pra enviar algo de um IPhone para um Android via Bluetooth, o iPhone de uma amiga não reconhece a tv smart da mesma…

Outras situações que já me meteram só pra querer dar uma de que 'iphone ou apple 🥴 é 🥴 melhor'

Outra coisa estúlpida é quererem comparar desempenho de meu celular com qualquer iPhone acima do 9 aleatório que aparece e falar que meu celular trava sendo que em meu celular eu preciso deixar o app de economia de dados sempre ligado pra preservar o máximo de dados móveis possível, o recurso do tradutor em segundo plano também fica ativo, eu também tinha que deixar o app da tim com sua janela suspensa sempre em atividade pois conseguia internet através dele, e o app de gravação de tela que eu deixava o botão suspenso na tela para caso precisasse fosse mais prático, e ainda estava com a memória cheia, enfim TUDO ISSO SÃO NECESSIDADES MINHAS E VÃO PESAR NA RAM, aí essa galera quer comparar o desempenho de meu celular QUE PRECISA FICAR RODANDO VÁRIOS APPS EM 2⁰ PLANO POIS EU PRECISO DELES com um iPhone aleatório de uma gurizada que não fazem quase nada além de ficar em instagram a maior parte do tempo que usam o celular???

Houve também outra vez que uma menina pegou o iPhone dela mesma e quis comparar a câmera dele com um TABLET SAMSUNG, comparar câmera de smartphone com câmera de tablet??? Não faz o menor sentido… aí expliquei que nunca que uma câmera de tablet vai ser melhor que uma de smartphone pois o foco do tablet não é esse, saquei a câmera do meu celular e não notei diferença exorbitante para o dela porém a outra menina continuou rasgando seda do iPhone.

Enfim, comparações ridiculas e totalmente desproporcionais…

Uma professora de um curso uma vez afirmou que “as :woozy_face: tecnologias :woozy_face: de apps e etc… são feitas pro iphone e que android é só copia,” preferi fingir que nem ouvi aquilo…

Outro professor disse que “os filmes da marvel são feitos em softwares de edição que só rodam em MAC” eu fiquei tipo?? :face_with_raised_eyebrow: “É mais fácil achar algo que não rode no mac e rode no Windows do que o contrário…”

Uma galera que não entende nem um terço de fotografia saindo a dizer que a câmera do iPhone é melhor, uma vez uma dessas disse que precisava de um iPhone pra fotografar uma festa e aí quando voltou viu as fotos um pouco escuras e aí foi murmurar com a amiga dizendo “as cameras de iPhone tão ficando ruins né”? Eu simplesmente perguntei “mas você aumentou o brilho”? E ela ficou sem ter o que responder ou seja, não sabem nem mexer nos recursos e querem ter moral pra dizer qual câmera é melhor???

Recentemente encontrei em um site, um software que promete liberar mais funções em cameras canom específicas, ou seja entram várias questões a respeito do que é hardware (qualidade da câmera real) ou o que apenas é software, (função feita por api que qualquer dispositivo será capaz de fazer bastando ter a api para tal)…

E o “Nokia Banana Phone”?? É bom ou não?? :laughing: :smile_cat:

Sim… Já viu que a Apple não se importa em lançar produtos baratos, né? Até mesmo o suporte do monitor da Apple custava 999 dólares e era uma porcaria, tem suporte de 120 dólares bem superior… acho que as rodinhas do Mac que nem trava tinham eram 699 e tem kit de rodinha de gel por 200 reais com trava… (os Macs ficavam andando com as rodinhas originais…)

Alias, até meu ELG F80N é mais útil que aquele suporte da Apple. hahaha

Ah sim, a infame flanelinha da Apple (polishing cloth) saia por 19 dólares e é praticamente a mesma m que aquele paninho que as óticas dão… (alias, o paninho grátis das óticas é maior…)

Não que hoje ainda esteja na mesma situação, mas mostra que a Apple se posiciona de jeito diferente em países diferentes.

Um cenário um pouco mais atual.

1 curtida

Eu não sei se eu classificaria como luxo. Premium, certamente.

Não.
iPhone é, nos EUA, o celular mais comum, por exemplo. Dito isso, eu tenho a impressão que no Brasil a Apple se apoia um pouco mais nessa noção de que é coisa chique.

scalper

Só pra dar um ponto de comparação, o S23 Ultra 512GB custa 1199 dólares, o mesmo de um iPhone 14 Pro Max de 256GB.
A Samsung tem benefícios fiscais no Brasil por que fabrica na Zona Franca, o iPhone é importado até aonde eu lembro.

Falando de iPhone, é simples. A Apple posicionou o seu smartphone como artigo de luxo para o mercado brasileiro. Ela entende como ninguém os anseios de uma sociedade de terceiro mundo como a brasileira, ávida por status e ostentação, como poucas no mundo. Eu particularmente não considero iPhone um item de luxo. Luxo remete à exclusividade. E que exclusividade é essa onde vc entra em qualquer favela , transporte público, periferias e afins e vc se depara com o produto em questão nas mãos das pessoas? Ter um iPhone 11 hj em dia, por exemplo, é uma dos critérios que uso pra identificar o brasileiro médio com síndrome de falso rico. O que eu vejo esse aparelho nas mãos da geral hahah. Então , não. Dentro do conceito real de luxo, iPhone atualmente não se enquadra mais.

1 curtida

O Brasil é um país que a população aceita pagar caro em certos produtos e por isso as fabricantes aumentam as suas margens de lucro aqui e escondem esse lucro atrás do discurso dos impostos.

iPhone é um exemplo perfeito disso, pra que vender barato se tem cliente comprando caro?

Mesmo tirando os cerca de 40% de imposto do iPhone, ele segue mais caro do que nos EUA.

Quanto aos defensores ferrenhos de iPhone que não conseguem demonstrar que aquele aparelho trás algum lucro financeiro a pessoa no dia a dia, melhor se afastar de gente assim, essa mentalidade de falso rico só faz mal.

6 curtidas

É caro por que tem besta que compra, aí maximizam a margem de lucro.

Vamos vender um cabo USB a 200 reais? Bora! (não é raro ver o cabo romper kkk)
Uma flanela de 200 reais? Bora, por que não?

Os aparelhos são bons, bem construídos. Mas não valem o preço que cobram.

1 curtida

Acho que falar que produto de luxo é muito complicado. Não são produtos de luxo.

Falar que são produtos high-end, talvez? Mas essa atribuição de produto de luxo - pelo menos na linha de smartphones, não rola, não. Ela pode até ser mais voltada aos públicos A e B, mas ‘LUXO’ não é, não.

Aqui no Brasil, eu acho que esse atributo foi muito mais orgânico do que vindo da marca. Mas AQUI sim, eu diria que as pessoas vêem como produto de luxo (diria que é um produto pra rico - sendo duas coisas diferentes).

Um Ultraboost da Adidas é um tênis pra rico (custa 1300 reais - é um produto de luxo?)

@Banana_Phone Pobreza mesmo, e esse modelo até chamava atenção dos amigos por causa da TV.

@3d8 Se no Brasil o povo baba por algo que deveria ser essencial, imagina outros produtos?!

caro ele é, mas têm detalhes

o iPhone 14 pro custa 999 dólares no site da Apple EUA, e custa 464 dólares para a Apple fazer ele, isso em hardware, fora o IOS, logística, publicidade e dividir custo e lucro na cadeia produtiva quando é vendida pelo varejo.

no Brasil, custa 9499 reais, penso que aqui que 40% seja Apple, 40% custo Brasil e 20% seja pelo status.

melhor que os Androids, ai tem que fazer a comparação certa, 14 pro Max vs S23 Ultra, o que iPhone é melhor: qualidade de construção e de material, processador, vidro da tela (não a tela toda) e o IOS (aqui tem uma ressalva pela características do IOS, já que IOS e Android não são iguais a não ser que é direcionado para smartphone). Tirando isso, o resto do Iphone está muito longe do S23 ultra.

A Apple também têm benefícios fiscais, ela continua fabricando em Jundiaí, agora não sei se são os mesmos benéficos da Samsung

Sim, mas a Apple não fabrica todos os modelos aqui, AFAIK.

1 curtida

mas da beneficio, isso que importa.

a Land Rover mesmo, para não perder os benefícios quando tava indo mal, tinha que produzir somente 6 carros por dia para manter

isso daqui era para o @3d8

É mais luxo, sim. Só não tem todas as pedrinhas preciosas que algumas marcas colocam nos iPhones pra encarecer ainda mais. (tudo bem que a Apple até trabalha pra trazer recursos inovadores de outros telefones e diz que é dela… mas enfim)

Ao meu ver, é mais um premium de luxo. Mas ainda sim luxo. hahaha

Aqui no BR ela se posiciona como marca de luxo mesmo. Vide outros produtos q diriam q passam da parte “premium” no preço.

Não do ponto de vista mercadológico. Seria de luxo se abordasse bem a questão de exclusividade, ou seja, vender em pontos estratégicos e definir bem o público alvo. A Apple definitivamente não faz isso. Tu pode comprar um iPhone em 24x nas Casas Bahia ou no camelódromo da tua cidade. É um produto caro, não de luxo. Mas, enfim.

Agoraaa… o público vê como luxo mesmo, por isso esse negócio de ostentação e coisarada, que é tosco pra caramba. Menina aqui da empresa foi assaltada esses dias, teve a cara de pau de pedir 4k de adiantamento parcelado pro chefe dela pra pegar um iPhone. Não tem dinheiro, mas a foto de perfil no Whats mostra a maçãzinha. kkkkk Vai entender a tara - e a falta de limites - dessa galera.

1 curtida