Porque países como Índia e Rússia tem mais tecnologia e o Brasil não?

Não entendo porque o brasil é um pais tão rico e não vejo nenhuma empresa de tecnologia aqui no brasil, sendo que aqui tem tudo para dar certo.

Na índia estão construindo até foguete.

Na russia tem yandex, vk, t.me, vários sites que encaram o google

E no brasil não tem nem um site de busca ptbr, usa tudo dos EUA, não tem nada aqui, sendo que o pais já deveria ter muita coisa, pois passou 20 anos que tem internet aqui no brasil, pcs modernos, etc. e não acontece nada.

A época de tudo vir de fora e em inglês já passou, a russia tem buscador que pesquisa só em russo e o brasil deveria fazer o mesmo, sendo como superpotência emergente e não ficar só comprando tudo do exterior.

Sendo que deveria ter já buscador só ptbr, e não buscar em inglês e ficar traduzindo no google tradutor. deveria se inspirar na russia e não sabe se lá o que…

1 curtida

Provavelmente pelos pesados investimentos do governo em pesquisa e ciências nesses países.

8 curtidas

Acredito que o Brasil tenha sim muitas empresas nacionais tecnológicas, mas não muito para produtos para consumidor final.

De cabeça assim, temos o iFood por exemplo que a gente usa o produto final. Não deixa de ser uma empresa de tecnologia.

Mas temos também a Embraer e a Petrobrás que investem muito em pesquisa tecnológica pra aprimorar suas produções.

Mas sua questão é mais focada em produtos de internet, certo? Tem certos produtos que não faz sentido em ter uma versão BR sendo que já existe uma outra empresa que domina o setor. Na Rússia se não estou enganado, a internet é bem restrita pelo governo e ali faz sentido ter produtos nacionais, pois eles limitam o acesso a serviços de fora. O mesmo na China.

(perdão se falei alguma bobagem)

4 curtidas

além do que o @Felipe_Silva já falou

tem a questão da educação na Rússia, eles são muito fortes na área de exatas e há 100 anos mais ou menos começaram o trabalho de erradicar o analfabetismo em um território que é o dobro do nosso.

já a Índia tem problemas mais graves que o nosso, mas o que tem de educação, tem uma nata muito boa e consegue desenvolver muita coisa com investimento do governo, foguetes e submarino nuclear são uns bons exemplos deles.

no Brasil, nós temos, mas não temos investimentos e foco. a cada quatro anos recomeça de novo, e investimento de longo prazo são raridades.

@Monin essas duas empresas são as exceções no que eu vejo de investimento de longo prazo, a Embraer é mais que a Petrobras porque a Petrobras é petróleo em um mundo que o petróleo tem muita influencia.

1 curtida

Tem uma questão cultural também, nós somos mais alinhados com os EUA e Europa ocidental que os russos e indianos, então acabamos usando mais serviços americanos que eles.

3 curtidas

Aqui está longe, muito longe de ter tudo pra dar certo, vide inúmeras empresas estrangeiras que fecham suas filiais aqui.
O sistema tributário BR é absurdamente complexo e isso gera encargos gigantescos.

Longe de defender grandes empresas, mas o ambiente brasileiro é hostil para o empresário (seja ele do tamanho que for).

5 curtidas

isso é verdade, e acho que já temos até uma codependência

1 curtida

É que o sonho de (quase) todo mundo que estuda muito e se especializa na área de TI é cascar fora daqui, o cara pensa: Melhor eu ganhar uns R$15k/mês (sendo MUUITO otimista) no Brasil que equivale a uns USD2k na prática, ou sair daqui pra ganhar uns USD15k que equivalem a USD15k

Sem contar que poucos se arriscam a empreender demais aqui, você inicia um negocio com capital 100% do seu bolso mas ja com um sócio majoritário (estado).

E mais uma ainda que nossa moeda não vale nada então qualquer startup com uma ideia realmente inovadora logo iria surgir oferta de algum grande investidor de fora.

Ah… você tem noção do pais que tu vive? Como o governo incentiva e investe em educação e tecnologia? Pois é, esse é o exato motivo. Além disso, ninguém que tenha capacitação suficiente vai ficar no Brasil, ganhando 1/25 do que ganharia lá fora e ainda tendo o governo levando 27.5% de seu salário…

A gente tinha o Cade… que o Yahoo comprou.

Cara… isso só mostra a importância de aprender um segundo, terceiro idioma… inglês é super tranquilo de aprender… e te abre portas enormes… só de poder ler as coisas sem traduzir, poder procurar coisas que tu não acha… é libertador. Dá para aprender um idioma como o inglês em menos de um ano, eu diria que dá pra pegar o básico em 3 meses e com exercicio diário ficar autosuficiente pra muita coisa em 6 meses…
Outros dois idiomas que são interessantes de aprender quando jovem é o Chinês e Japonês. (pros chatos: eu sei que não é chinês, e é mandolin. Mas chinês é mais curto… mesmo que eu tenha de escrever essa linha extra. huehuehue)

Chinês tem muita coisa devido ao grande crescimento deles. Japonês sempre teve muita coisa.

Acho que a palavra que tu queria é complexo.
Mas sim, o sistema é extremamente hostil. Não só pra empresa, pra todo mundo.

1 curtida

Escreveu mais mesmo kkkkkkkk

Não é segredo que eu escrevo, envio e edito para ir completando ou corrigindo, ué. Isso é meio que um vicio que eu peguei da época que eu usava um FX-6300 com 8GB de RAM (Discourse ficava travando no Chrome e eu perdia o que tava escrevendo, nem nos cookies ficava. Hoje envio e fico ediitando pra adicionar.)

1 curtida

Alemão também é uma boa (exatas), francês também pra quem tá na area de humanas em geral, além de usarem o mesmo alfabeto e serem mais próximas do que conhecemos. Mas realmente vejo todo mundo falando que Chinês/Mandarin é o “idioma do futuro”.

Alemão é difícil demais, não tem nem base. O francês é bem mais fácil, tem o latim como base, tem muita coisa parecida

É nada. Até eu mesmo já aprendi algumas palavras como schadenfreude, schnapsidee, fremdschämen, schattenparker, etc. hahaha

Na verdade agora em 2024 faz 30 anos que há internet no brasil, a internet chegou aqui em 1994.

Você não vai acreditar no que eu vou dizer, mas 27,5% é pouco.
Na Alemanha a alíquota do imposto de renda pode chegar à 45%…

1 curtida

É não, pô… não é não. É como se todo mundo ralasse até começo de Maio para pagar impostos…

Isso, desgramado, dá idéia pro governo… hahaha
Edit: tu esqueceu da taxa de solidariedade de 5.5% que quem paga 45% também precisa pagar por completo… ou seja, praticamente mais da metade vai pro governo.

É como se tivesse que trabalhar até junho pra pagar impostos!!!

Quem ganha a quantia requerida geralmente nem precisa trabalhar… hahaha
O cara tem de ganhar mensalmente o salário minimo brasileiro atual de 8 anos. hahaha

Gostaria de aprender alemão e russo, pela sonoridade das palavras parece que estamos chingando ao falar :rofl: