Porque as fintechs e bancos digitais (Nubank/C6/Neon/Inter) não adotaram Apple Pay/Google Pay?

Até hoje me pergunto tanta porque tanta burocracia para implantar algo que facilitaria absurdamente a vida do cliente.

Mas na visão do banco, quais são os entraves de ainda não terem implantado Google Pay e Apple Pay? Não é viavelmente econômico? esses serviços cobram alguma taxa de adesão ou movimentação por compra? ou simplesmente as fintechs e os bancos digitais querem tratar seu cliente como ponte de marketing gratuito estendendo seus cartões coloridos nas maquininhas?

1 curtida

Neon e Inter funcionam no Samsung e Google Pay.

1 curtida

Oi, @Athosbr99!
Me corrija se estiver errado, tá?
Mas a forma de pagamento da samsung não é meio gambiarra?
Apenas vejo samsung como meio de pagamento usando o MST (imitar a tarjeta)
E de novo, não entendo pq não existe uma adoção, quais as dificuldades?
MST é uma tecnologia prioritária da samsung?

Está errado. Samsung Pay suporta tanto NFC quanto MST, com exceção dos cartões Ticket.

O que existe é uma versão do Samsung Pay que só tem MST pra quem não tem NFC.

1 curtida

Respondendo a pergunta do tópico, infelizmente ninguém sabe exceto os funcionarios dos bancos mencionados.

Para o Nubank em especifico, a teoria é que é uma decisão comercial deles de não colocar os cartões nas carteiras digitais.

3 curtidas

Tudo leva a crer que são posições comerciais mesmo.
Mas, é muito estranho sempre nas redes sociais o time de mídias sempre colocando expectativa na galera.

O PIX, uma tecnologia que vem para facilitar no dia-a-dia, porque não usar NFC/MST para agregar mais valor?

Eis o pq que creio que tudo é numa visão de marketing, produtos 0800, custo zero, mas o produto mesmo é você, logo, tem a “obrigação” de mostrar seu cartão ao publico, saca?

Por que custa um valor que eles não querem pagar…
A Samsung, sabidamente, da margem para negociação desse valor, Google menos, Apple nem abre conversa…

4 curtidas

Lembrando que nenhuma fintech cobra anuidade, então dividir a receita das transações pode ser um baita tiro no pé se muita gente começar a usar.

4 curtidas

Então quem pode oferecer isso é quem tem bala na agulha? hahaha
Ué, e o Next?
A base não é tão grande, tirando o Bradesco por trás, claro!

Também chuto na questão das taxas.
Mas não custaria adicionar a opção nos próprios aplicativos. O Santander tem opção de NFC com o Way por exemplo

1 curtida

A Apple cobra 0,15% por transação pelo Apple Pay. Samsung não sei a taxa, mas é negociável - alguns bancos são isentos (no momento pensam mais em crescer a base). Google deve cobrar também. Então, se for chutar, pelo fato de esses bancos não cobrarem anuidade, não devem achar que esse custo a mais vá compensar na estratégia de seus produtos

3 curtidas

No caso da Apple, custo. Ela cobra uma taxa da operadora do cartão. O Google Pay (quer seus dados) e Samsung Pay (quer que você compre celular dela) são gratuitos, até por isso alguns desses bancos estão presentes nos dois serviços.

1 curtida

Não acho que seja uma comparação justa. Pix não é uma simples tecnologia, é como o governo estabeleceu que as transações financeiras vão funcionar. A partir de um determinado numero de clientes (não lembro quantos) se torna obrigatório utilizar o Pix ainda esse ano.

As carteiras digitais são uma mera comodidade. Eu utilizo e acho importante ter, tanto que passei a utilizar o Nubank menos por isso, mas nem todo mundo pensa assim

2 curtidas

Não cobram anuidade ou taxa de manutenção obrigatoriamente, mas Nubank e C6 possuem programas pagos de pontuação.

Quinhentos mil.

As duas coisas. Os bancos precisam repassar uma comissão de cada transação para a empresa por trás da carteira digital (Apple, Google ou Samsung). No caso de um certo banco colorido aí, os boatos são que eles não tem interesse em aderir por conta do marketing — já que eles cresceram na base do marketing popular e esconder isso atrás da estrutura de outra empresa pode não ser tão vantajoso.

2 curtidas

Então quem pode oferecer isso é quem tem bala na agulha? hahaha

Faz sentido né? Eles têm maior escala e um produto mais lucrativo. Sem repassar como custo extra para o cliente, é mais fácil para um bancão que o NuBank.

Ué, e o Next?
A base não é tão grande, tirando o Bradesco por trás, claro!

Quando o Next foi lançado, era um departamento do Bradesco. Os funcionários e os sistemas eram do Bradesco com uma camada em cima, está mais para um segmento do banco que uma fintech de fato.

1 curtida

Pode ser um caminho, fornecer como vantagem para quem tem programa de pontos. Mas isso não é simples, tem todo o custo técnico de integração e precisa ser uma decisão bem pensada para a estratégia do produto.

Na prática, acho que eles não perdem clientes por isso, estão crescendo muito bem ainda. Talvez simplesmente não seja a hora de adicionar um intermediário…

1 curtida

Acho que ai é o problema do ovo e da galinha, não fazem porque tem poucos celulares com o recurso e tem poucos celulares com o recurso porque tem pouco uso.
Só ver que a Samsung tem um sistema de pagamento mas mesmo assim embarca NFC em poucos celulares, hoje acho que só os acima de 2,5k ou 3k.

2 curtidas

Não acho uma boa ideia. Diversos bancos oferecem opções gratuitas com cartões que são suportados nesses serviços, quem realmente quer usar isso já utiliza algum cartão que suporta. Eu não acho que alguém assinaria o Nubank Rewards só pra usar no Apple Pay.

1 curtida