Por que temos poucas operadoras de celular no Brasil?

Originally published at: Por que temos poucas operadoras de celular no Brasil? – Telecomunicações – Tecnoblog

Quebrando mitos: entenda as limitações para novas operadoras móveis e saiba a diferença entre o Brasil e o exterior

4 curtidas

Achei que a matéria iria aprofundar no assunto de porque as operadoras virtuais não são populares aqui e se seria possível trazer uma grande operadora de fora dessa forma…

2 curtidas

Lembrando que quase tivemos uma MNVO de respeito: a Virgin Mobile. :joy:

2 curtidas

Se o braço móvel da Oi for vendido, ela pode retornar no futuro como operadora virtual pra poder oferecer combos.

2 curtidas

O legal é comparar com as operadoras de internet via fibra. O BR é o país que mais tem empresas, se não me engano, passam de 10 mil.

1 curtida

Não tem como mesmo. Pra resolver esse problema seria legal que a banda fosse dividida em 5 como é hoje. Porém 2 seriam compartilhadas. Ou seja, em uma cidade teria uma organização formada por pequenos pra dividir a banda. Ai uma pessoa pode entrar com a torre e alugar pra pequenas operadoras, outro com a venda, outro com suporte e assim vai.
Teria uma troca mutua obrigatória, uma operadora poderia construir uma torre e quando o cliente sair daquela área, a operadora pagaria uma taxa de interconexão pra essa organização.

Ou seja, o mercado brasileiro de telecomunicações não é diferente dos demais países.
Eu não vejo nenhum diferencial nos planos das operadoras virtuais. Na minha opinião, são piores do que os das operadoras não virtuais.

3 curtidas

Não são populares porque seus planos são piores do que o das operadoras fixas.

Galera não entende isso… é a limitação física que impede ter mais operadoras, não a Anatel. A agência só organiza pra não virar bagunça.

7 curtidas

Ai teria que ser uma matéria nova enorme como esta. Uma aula! Eu adoraria ler

1 curtida

Problema no Brasil se chama Anatel que é o tribunal que defende as operadoras e não o consumidor.

1 curtida

Gostei da explicação, mas ainda quero saber os prós e contras das operadoras virtuais.

1 curtida

Anseio pelo dia que teremos uma operadora virtual de verdade, e não um proxy da Surf… Já imaginou termos uma operadora tipo o ProjectFi, unindo sinal de mais de uma operadora…

1 curtida

Essa é a grande diferença que muitos não se atentam em comparar “as diversas” lá fora e as “pouca” concorrência local. Por ser uma infra bem cara, além de necessitar de cobertura nacional a fim de atrais clientes, acaba sendo indispensável a capilaridade na mão de poucas empresas. E não é um grande problema…precisamos sim diminuir as incidências de tributos (ICMS e contribuição de fundos) e permitir uma maior flexibilidade no compartilhamento de infra entre as teles, principalmente em pequenos municípios, o que por si só vai diminuir muito os custos da operação.

1 curtida

Não defendendo a Anatel… odeio ela tbm, mas se leu a notícia, verá que nosso cenário não é tão diferente do exterior. O problema é no espectro de frequência mesmo.

E inclusive, temos boas velocidades e um dos melhores preços da internet móvel no mundo. O problema mesmo é o salário dos brasileiros.

Era também o que eu queria saber. Hoje só temos péssimas opções, inclusive com o Banco Inter, que mal entrou e já chegou péssimo.

Eu acho que motivo é que, além dos preços altos, nenhuma oferece nenhum diferencial.

Veja só o Project Fi do Google nos EUA. Ele não tem os melhores preços, mas oferece muitas funções excelentes.

Além de permitir conexão com duas operadoras (selecionando a melhor), ainda é completamente virtual e te permite fazer ligações com o seu número usando o Hangouts de quaisquer PC, por exemplo (similar ao que o antigo Vivo TU Go fazia).

1 curtida

Tenho plano da verizon nos EUA as limitações de franquia não são aplicadas como aqui, muitas vezes esta redução é reduzir qualidade de Netflix, YouTube, mais nunca vi cortar a internet, exemplo em SP aonde moro na maioria do tempo aqui só tem a netvirtua estorou os 400gb da franquia reduzem a velocidade total de 240 megas para míseros 10 megas em tudo.
Sim eu ainda acho que Anatel enquanto tiver gente lá dentro que limpa a barra das operadoras nada vai mudar.
Nem 15% das multas aplicadas são pagas pelas operadoras no Brasil sim não temos muitas operadoras virtuais mais venhamos para estas entrarem e competir com que já tem o monopólio fica difícil algumas tentam mais saem fora do mercado inclusive a Porto Seguro só viu prejuízo.

Se a operadora baixa sua velocidade, propositadamente, você tem meios de mudar isso. Não é certo reclamar, reclamar e não fazer nada.

Concordo com você! Já acessei o site da Claro de todos os países que ela funciona e não vi diferença nos serviços e preços. Na verdade, existe uma leve diferença em alguns planos, mas nada de surpreendente.
Também já vi os planos de banda larga do Google fi e não vi nada de mais neles. Tão iguais quanto dos planos daqui. Ainda bem!!

Vou reclamar pra quem se aqui na minha região só tem a netvirtua em SP ah sim tem a vivo com 4 megas.
E está no contrato que estorou o pacote eles reduzem para a velocidade mais baixa da região.
Já reclamei falaram pra trocar de operadora (eles sabem que não tem opção óbvio).