Por que os bancos dividem seus serviços em vários domínios diferentes?

Fiz uma compra da china recentemente e acabei sendo taxado. Ao entrar na página Minhas Importações, no site dos Correios, a página do boleto abre no dominio meiosdepagamentobradesco.com.br.

Fico impressionado em como os bancos não se preocupam em passar segurança e credibilidade ao cliente. Principalmente o Bradesco que poderia usar seu próprio dominio “.bradesco” (sem .com.br) para hospedar tudo relacionado a empresa.

Pesquisando por Bradesco, encontrei diversos sites como “bradescoseguranca.com.br”, “bradescoseguros.com.br”, “bradescard.com.br”, “bradescosaude.com.br” e etc.

Por que não centralizar tudo em um único domínio? Com tantos golpes pela internet, até o site verdadeiro parece falso.

1 curtida

Acho que tu generalizou o problema, ele parece ser com o Bradesco em especifico e não com todos os bancos.

1 curtida

Tá, confesso que por ter conta no Bradesco (apesar de pouco usar), pesquisei mais sobre ele, mas é algo que acontece com outros bancos também.

Itaú: “itausaude.com.br”, “itauautoeresidencia.com.br”, “credlineitau.com.br”, “itaumeunegocio.com.br”, “itaucorretora.com.br”, “itauassetmanagement.com.br”, “traineefeitocomvoce.com.br”, “bikeitau.com.br”…

Santander: “santadernet.com.br”, “becas-santander.com”, “santanderfinanciamentos.com.br”, “santanderimoveis.com.br”, “santandernegocioseempresas.com.br”, “santandercorretora.com.br”, “santanderassetmanagement.com.br”…

Sei que a maioria são braços diferentes da empresa, que trabalham com o lado empresarial, imóveis, bolsas de estudo, e outras operações do banco. Mas a grande maioria poderia ser substituida por um subdominio do site principal. Ou não?

1 curtida

Poder até pode, mas como tu mesmo falou, são braços das empresas, muitos deles devem operar de forma independente, já que o serviço nem é financeiro, com equipes próprias, colocar tudo no mesmo dominio obriga a ter uma integração entre as equipes.

As separações em dominios diferentes tambem pode ser pq são sistemas totalmente diferentes rodando, por exemplo esse gerador de boletos do Bradesco, não devem querer isso rodando junto ao núcleo do Banco em caso de alguma falha de segurança.

1 curtida

Até as bigtechs fazem isso, Google; MS; Amazon. Como o Felipe disse, são equipes diferentes, além de minimizar o dano caso de uma merda no domínio principal.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.