Por que o símbolo do GPS aparece, no meu smartphone, mesmo ele desligado?

Isso acontece sempre que o chip da TIM é ativado.

Acredito que a API do GPS verifica se o módulo está ligado de tempos em tempos. E quando isso acontece, acaba que a API chama o símbolo no processo.

É um maneira bem grosseira de dizer, mas é o máximo que pude fazer.

1 curtida

Você sabe se é possível a operadora ativar o GPS, sem o consentimento do usuário? A TIM, quase sempre, faz isso.

Isso já não sei dizer.
Eu sei que existe uma triangulação de sinal do smartphone, mas até onde isso é preciso está fora do meu conhecimento. :joy:

1 curtida

Esse sinal é da localização, quando ela é requisitada e está disponível o sinal e é ativado. O GPS é uma forma de oferecer o local aos apps, outra, como @Wardz_de_souzA comentou, é através das antenas de celular, existe a localização por WiFi também através dos provedores de acesso. O GPS pode estar desligado mas o local pode ainda estar disponível de outras formas.
Também depende de como a distribuição do Android lida com a permissão. Cada fabricante pode alterar a função do botão de localização para somente desligar o GPS, ou a localização geral.

1 curtida

No Android existem vários serviços que fazem uso da redes de localização (GPS e antenas móveis), até os aplicativos usam para saber a localização ou país de um usuário, um exemplo é a funcionalidade “Find My Device”.
Se você for em localização, terá um botão de três pontinhos e “Verificação”, aí terá uma opção que pode ativar a busca de redes Wi-Fi mesmo quando o Wi-Fi estiver desligado, o mesmo para o Bluetooth. Não lembro agora o local, mas tem uma opção igual para a localização do GPS/redes móveis.

Se não me engano, a partir do Android 6 ou 7 (talvez antes), no menu de localização já é possível ver quais aplicativos solicitaram a localização por último. No meu Android 7 mostra os 3 últimos apps que solicitaram a localização.

Quase sempre é possível que um aplicativo, sendo do sistema ou não, “peça” a localização ao sistema, e o sistema tente disponibilizar a localização ao aplicativo, então o ícone é exibido. Isso mesmo com a localização desativada, pois existem vários métodos de localização (GPS, redes móveis, identificação de redes wifi, identificação de dispositivos Bluetooth, fora outros satélites que muitas vezes os aparelhos também suportam) . Quando você está com o GPS desligado, geralmente é usado um método de localização baseado em redes móveis, via triangulação das antenas de telefonia, ou pela identificação do SIM card/rede móvel, para saber se você está no Brasil ou em outro país. Assim o aplicativo exibe informações relevantes à sua região/idioma.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.