Por que o MacBook Air de 16GB e não de 8GB

Olá, pessoal!

Estou querendo migrar de computador pra uma máquina mais leve e cogito a compra de um MacBook Air. A minha dúvida é: 8GB não são mais suficientes para tarefas relativamente básicas?

Explico: estou começando meu doutorado e vou precisar de uma máquina que dure, pelo menos, ate 2025/2026. O uso principal será com processamento de texto, planilhas e, no máximo, algum software de análise de conteúdo. A diferença de preço entre computadores com 8GB e 16GB é assustadora. Queria entender se, na frente, vai ser tão gargalo assim.

Abraços!

Porque se tu quiser e/ou precisar de mais RAM, tu não consegue colocar. Então, como diz o ditado, melhor previnir que ter de comprar outro… não pera. era algo do genero.

1 curtida

Primeira pergunta basica é quantos gb tem teu computador atual, e tu acha que ele dura até 2026 com bom desempenho?

1 curtida

Eu tenho um Nitro 5 com 8GB de RAM. Não fiz upgrade e tem me atendido bem. Acho que até duraria até 2026, mas precisar de algo portátil e com muita bateria tem sido um fator decisivo (e não tô muito com vontade de investir nos ultrafinos Windows).

Tenho um M1 256/8g cara eu trabalho aplicacoes pesadas com desenvolvimento em java (Intelij IDEA) vscode , Docker (rodando banco de dados e alguns testes) UML, segundo monitor em 4k, spotify, paginas web, manuais, e um monte de coisa rodando e o de 8gb da conta de boas.

4 curtidas

Abre todos os programas que costuma usar no dia a dia e olha o consumo de ram do teu computador, de preferencia durante alguma vídeo chamada, provavelmente vai tá perto dos 8gb já.

Aqui meu consumo no momento, e tó só navegando na internet com alguns programas básicos abertos, como whatsapp, telegram, spotify, e mais algumas coisas que iniciam com o windows e deixo rodando. (eu tenho um desktop, por isso dessa monstruosidade de ram)

image

1 curtida

Mas o gerenciamento de RAM do Windows e do MacOS são comparáveis?
Porque o Windows basicamente gasta mais quanto mais tem.
Se você tem 8GB, ele vai gastar 5GB já ao iniciar o sistema. Se tiver 16GB, provavelmente vai gastar mais ainda. Mas ainda assim é possível usar (com paciência) em uma máquina com 4GB de RAM (que vai ter em torno de 3GB ocupado logo ao iniciar o sistema).

2 curtidas

Tenho um MacBook Pro de 8GB e até o momento não tive problemas de RAM. Uso softwares pesados (DBeaver, Visual Studio), Discord, Teams e Slack sempre abertos. Participo de reunião, gravo reunião e tô sempre com muitas abas abertas e com o Spotify.
Optei pelo de 8GB pelo preço, e por ter migrado de um LG Gram (modelo 2017) com 8GB que me atendia muito bem fazendo exatamente as mesmas tarefas.

1 curtida

Nesse momento tô com um uso perto do que costumo fazer. Tá dando 86% da memória usada. Não sei como o macOS gerencia a ram.

Tem a parte do cache que o windows faz, mas aqui estou ignorando ele, to só olhando para o consumo dos programas, e isso acho que não faz muita diferença qual o SO, não vejo como o chrome vai usar menos ram pq o computador tem menos ram pra usar, o que vai acontecer é ele manda pra swap parte do que deveria estar em ram física.

Claro que swap em um notebook com nvme tu pouco sente o uso dela, mas está transferindo o trabalho da ram para o ssd e não sei o quanto isso é recomendável de se fazer a longo prazo.

e quanto de swap?
no caso tu pega o “confirmado” e subtrai o “em uso” e vai descobrir quantos GBs de swap está usando. Pela imagem que postei antes eu estou usando quase 2 GB (não pergunte pq o windows faz isso mesmo tendo muita ram livre)

Tá assim a informacão. Não entendi muito bem como era o cálculo. :sweat_smile:

no caso tu tá usando 11,7 GB de RAM, sendo 5,6 GB em RAM física e 6,1 GB em swap, quem tá segurando as pontas no teu computador é a swap, funciona, mas eu diria que tu já está perto do limite que esse computador roda bem.

Provavelmente o Mac gerencie a RAM melhor e ainda vai rodar bem por um bom tempo, mas de saída tu já vai tá usando toda a ram dele e dependendo do ssd e acho que mais pro meio da vida útil desse notebook vai ter fazer falta mais ram, já que ao meu ver ele tem processador pra ir além de 2026.

1 curtida

Obrigado pela explicação! Eu vou considerar isso!

se nesse período você for usar do jeito que está falando, 8GB é mais do que suficiente para o seu perfil, para tarefas básicas que você mencionou deve durar bem mais do que 2026.

O problema que pode ter, é se os programas de analise de conteúdo que você usa, tem para o macOS, ou se tem algo parecido para não te deixar na mão.

tirando isso, para texto, planilhas e software que você vai usar, pode comprar tranquilo o de 8GB sem preocupação.

1 curtida

Tenho o M1 de 8GB e zero problema. Utilizo para coisas básicas e programação em Python. Sobre ver a questão do gerenciador de tarefas e ver quantos GB consome, assim, ± faz sentido. O Mac, por exemplo, se tiver 16GB, o sistema já vai reservar uma maior % dessa RAM, mesmo não usando, pois é a maneira que o sistema gerencia. Mesma forma outros programas pode fazer o mesmo. Em geral a maneira que o MacOS/iOS lida com garbage collection é diferente, utilizam de Automatic Reference Counting - Wikipedia

1 curtida

Comprei recente o Macbook Air M1 de 8GB e atende bem. Só fique atento em relação ao dongle que for comprar. Estou tendo problemas ao conectar o monitor externo via HDMI.

A gambiarra que precisei fazer:

1 curtida

Tecnicamente falando, em que o papel alumínio ajuda no cabeamento?

1 curtida

deve ser como isolamento para interferência, porque alumínio é usado para proteger furtos de chaves de carro via rádio

1 curtida

Provavelmente o cabo não tenha uma boa blindagem de fabrica e está recebendo muita interferência e falhando o sinal, o papel alumínio serve como blindagem para o sinal do cabo não ter interferência externa.

2 curtidas

Pensando a longo prazo (e até mesmo na revenda a longo prazo) eu iria de 16gb ram, mesmo que hoje 8gb te atenda.

2 curtidas