Por que o MacBook Air de 16GB e não de 8GB

Olá, pessoal!

Estou querendo migrar de computador pra uma máquina mais leve e cogito a compra de um MacBook Air. A minha dúvida é: 8GB não são mais suficientes para tarefas relativamente básicas?

Explico: estou começando meu doutorado e vou precisar de uma máquina que dure, pelo menos, ate 2025/2026. O uso principal será com processamento de texto, planilhas e, no máximo, algum software de análise de conteúdo. A diferença de preço entre computadores com 8GB e 16GB é assustadora. Queria entender se, na frente, vai ser tão gargalo assim.

Abraços!

Porque se tu quiser e/ou precisar de mais RAM, tu não consegue colocar. Então, como diz o ditado, melhor previnir que ter de comprar outro… não pera. era algo do genero.

1 curtida

Primeira pergunta basica é quantos gb tem teu computador atual, e tu acha que ele dura até 2026 com bom desempenho?

1 curtida

Eu tenho um Nitro 5 com 8GB de RAM. Não fiz upgrade e tem me atendido bem. Acho que até duraria até 2026, mas precisar de algo portátil e com muita bateria tem sido um fator decisivo (e não tô muito com vontade de investir nos ultrafinos Windows).

Tenho um M1 256/8g cara eu trabalho aplicacoes pesadas com desenvolvimento em java (Intelij IDEA) vscode , Docker (rodando banco de dados e alguns testes) UML, segundo monitor em 4k, spotify, paginas web, manuais, e um monte de coisa rodando e o de 8gb da conta de boas.

4 curtidas

Abre todos os programas que costuma usar no dia a dia e olha o consumo de ram do teu computador, de preferencia durante alguma vídeo chamada, provavelmente vai tá perto dos 8gb já.

Aqui meu consumo no momento, e tó só navegando na internet com alguns programas básicos abertos, como whatsapp, telegram, spotify, e mais algumas coisas que iniciam com o windows e deixo rodando. (eu tenho um desktop, por isso dessa monstruosidade de ram)

image

1 curtida

Mas o gerenciamento de RAM do Windows e do MacOS são comparáveis?