Outra oportunidade perdida é algo que o Japão faz: ligar as TVs da área notificada no volume máximo quando um alerta é emitido. O Brasil usa basicamente o mesmo padrão de TV digital que os japoneses, mas a gente não importou esse recurso…
E fiquem com 20 segundos do tom de atenção para sua “apreciação” File:Emergency Alert System Attention Signal 20s.ogg - Simple English Wikipedia, the free encyclopedia
Mais uma vez o Brasil provando como as coisas aqui são burocráticas. Já está pronto desde dezembro de 2023 e não foi implantado ainda por causa de burocracia.
Falta fazer um teste-piloto. E, provavelmente mais importante, precisam treinar as Defesas Civis regionais pra usar.
Considerando a seriedade da situação, podiam logo pular logo pra um teste prático.
Estavam esperando estar próximo das eleições para angariar votos, esse é o verdadeiro motivo.
aquele sistema de mensagens que as operadoras usam para vendas e que deixam a tela ligada é usado pra esse fim? aqui em recife, recebemos mensagens via whatsapp, mesmo sem o cadastro prévio. algo do tipo funcionou por lá?
mudando um pouco de assunto, mas não poderia deixar de citar: mudanças climáticas pela ação humana não são assunto pra daqui a cem anos, como muita gente acha. infelizmente, devemos nos preparar pra eventos desse porte ou pior.
ah, o texto falou que o defesa civil usou o wpp. vi agora.
Não foi, amigo! Mas deveria, junto com o alerta de som similar ao exemplo citado pelo @thassius no artigo. Ao menos, teria um propósito muito mais útil e, ao meu ver, seria muito efetivo, visto que isso também funciona quando o telefone está no modo “não perturbe”.
Inclusive, eu tive que ativar restrição de tempo de tela para o app de serviços da operadora (a TIM, no meu caso), pois há momentos do dia que eu fico longe do telefone, e quando isso aparecia, a tela ficava horas ligada e consumindo bateria à toa. Houve dias que o aviso ficou na tela por mais de duas horas com o brilho praticamente no máximo, e drenou severamente a bateria. Hoje, com a configuração que fiz, esse tipo de aviso aparece por um minuto, e quando acaba o tempo dele, é fechado e nada mais aparece.
Se este recurso fosse usado para o propósito correto, com certeza eu não faria todo esse rolê.
Eu desinstalei o meu via adb. Acho que não funcionaria aqui.
O que é que tem a ver alhos com bugalhos?
Tem gente que tem ânsia pra meter política em tudo.
Não exatamente. Aquelas são mensagens do SIM enviadas pela própria operadora, mas ainda há as mensagens SMS Flash e, por fim, essas mensagens broadcasts, q tem mais prioridade.
O problema que essas são mensagens sem nenhuma prioridade. Se ocorre uma catástrofe de madrugada e seu celular está no silencioso, vc só veria quando acordasse. Outro problema é que elas não possuem prioridade na rede e devem ter delay para todos receberem.
No Brasil tínhamos um nível de mensagem Broadcast q era usada para informar a localização e DDD:
O funcionamento é similar a localização do DDDD, porém agora foi adicionado mais canais e mais prioridade, sendo a mensagem chegará com um som de alerta e em volume máximo.
o certo seria centralizar em um só local para fazer, mas do jeito que é bagunçado, cada região/estado/cidade vai criar um, isso se criar
Algumas Defesas Civis Brasil afora usam SMS pra alguns eventos, como chuva forte. Mas acredito que nada assim como houve no RS.
Mas SMS tem falhas, né. O sistema de broadcast deve ser mais confiável.
Sim, existe um sistema integrado para isso (inclusive dá pra consultar todos os alertas disparados na Anatel)
Mas o sistema usando cell broadcast é mais inclusivo: todos os celulares compatíveis na área com alerta vão receber, não é opcional como os alertas por SMS. E se você estiver viajando, não recebe alertas de outro lugar (por que os alertas por SMS são cadastrados por CEP.)
Acho que tem muito da necessidade. A verdade é que comparado com outros países, como o Japão, a gente vive poucas catástrofes naturais.
Se vc alerta a populacao em massa pegara estradas e vai congestionar tráfego e gerar mais caos. O correto é ter uma brigada preparada pra acoes rapidas se bem que em 1991 passei em SP por uma chuva que eu e minha vó ficamos no bairro que ela morava pelo pescoço de agua e foi algo de 25 minutos nem se quisesse daria pra sair com uma idosa levando um adolescente na epoca com perna quebrada eu.
As mensagens de classe zero eram pra ser usadas pra isso, avisar desastres e coisas do tipo, mas preferem usá-las no Bostil, digo, Brasil para ficar fazendo propaganda de planos… E pra piorar a tela fica ligada até você cancelar a mensagem, ótimo pra drenar a bateria e superaquecer o celular.
E pra piorar, as fabricantes costumam bloquear a função pra tirar essas mensagens, tendo a pessoa que apela pra usar sempre o modo offline ou então, ter que usar comandos adb ou root. Muito legal, né?